conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Mulher

Obras de arte valorizam a estética e a decoração da casa; saiba como usá-las

Publicado

As obras de arte são capazes de imprimir nos cômodos os gostos e a personalidade dos moradores, além de contribuírem de forma positiva na decoração da casa
. Entretanto, para valorizá-las corretamente e sem prejudicar a estética dos ambientes, é necessário acertar na iluminação e na disposição de telas e esculturas. 


Incluir obras de arte na decoração ajuda a trazer mais vida e cultura ao ambiente; mas você sabe como fazer isso?
Julia Ribeiro

Incluir obras de arte na decoração ajuda a trazer mais vida e cultura ao ambiente; mas você sabe como fazer isso?

Para começar e definir quais obras de arte
serão utilizadas no lar, recomenda-se analisar o perfil de cada um e o estilo que mais gostam. “No caso de pessoas mais sérias e apreciadoras de tons mais neutros, precisa ser algo tradicional e mais clássico. Para quem gosta de cores, vale apostar em art naif, street art ou colagens. O mais importante é que elas tragam satisfação”, explica a arquiteta Cris Paola. 

Por outro lado, se a intenção é começar uma coleção de arte, a também arquiteta Denise Barretto aconselha escolher trabalhos que tenham o papel como suporte. “Investir em obras como gravuras ou fotos seria ideal para o início. Pouco a pouco, você pode experimentar peças mais ousadas e de maior custo”, diz. 

Como dever ser a disposição das peças?


Arquitetas explicam como as obras de arte devem ser colocadas nos ambientes; confira a explicação e aprenda o jeito certo
Raphael Briest

Arquitetas explicam como as obras de arte devem ser colocadas nos ambientes; confira a explicação e aprenda o jeito certo

A dica das especialistas para usar as obras de arte na decoração
é eleger apenas uma parede para expor os quadros e, assim, valorizá-los. Além disso, é importante adotar composições variadas e telas de diferentes tamanhos.

Segundo Denise, tudo é válido nessas composições, indo desde temas que conversam a até choques estéticos. “Um pouco de sensibilidade é necessária na hora de dispô-los e, se surgir alguma insegurança, deve ser feita com a curadoria de uma pessoa mais familiarizada com o tema”, aconselha.

Usar um só  tipo de moldura
é uma maneira de criar a sensação de unidade em gallery walls
. As arquitetas explicam que modelos estreitos e com design mais clean, em madeiras claras, nos tons de peroba ou freijó, além das brancas e pretas com acabamento fosco, são indicadas para um visual contemporâneo. 

Se o desejo for usar apenas um quadro, o hall de entrada, as salas de jantar e de estar, corredores e patamares das escadas podem ser pontos de destaque. No caso das esculturas, colocá-las sobre uma base é uma forma de valorizar a peça e garantir que ela funcione como ponto focal no ambiente. 

“Pode ser em cima de um pedestal ou mesa. É importante ter um ponto de luz com foco para sua valorização”, ensina Cris. Para destacá-las ainda mais, vale posicioná-las em corredores que integram os cômodos.

Iluminação e temperatura são pontos importantes e não devem ser esquecidos


Ao escolher as obras de arte que irão compor os ambientes, a iluminação e a temperatura não devem ser esquecidas
Raphael Briest

Ao escolher as obras de arte que irão compor os ambientes, a iluminação e a temperatura não devem ser esquecidas

Após a definição do local em que as peças vão ser colocadas, o próximo passo é decidir a iluminação adequada. Para isso, há duas opções disponíveis. Uma é usar luminárias com foco na obra. A outra alternativa é colocar uma luz difusora no ambiente para evitar que sombras modifiquem a percepção da tela.

Já em relação à temperatura, Denise explica que os próprios moradores podem servir como termômetro. “Se ela estiver agradável à nossa percepção, vai funcionar. Mas, obras super valiosas devem permanecer em redomas climáticas, a fim de que a umidade e o calor excessivo não provoquem alterações sobre tela, papel e afins”, esclarece a arquiteta.

Obras de arte também podem ser interessantes para o quarto das crianças 


As obras de arte também pode ser posicionadas nos quarto das crianças para estimular o contato com a cultura; veja
Tony Duque

As obras de arte também pode ser posicionadas nos quarto das crianças para estimular o contato com a cultura; veja

Além dos ambientes sociais, os quartos dos filhos também podem ser decorados com quadros
e outros itens. De acordo com a galerista e marchand Livia Doblas, ter obras nesse espaço promove um contato produtivo da criançada com o mundo cultural.

E, para quem deseja seguir esse conceito, a profissional separa cinco dicas: 

1. Aposte em cores e humor

O colorido e o humor nas obras prendem a atenção, distraem e acalmam a criança. Na primeira infância, pode ser tão marcante quanto um brinquedo preferido, já que os pequenos criam um vínculo afetivo. 

2. Posicione a obra em um local que permita a interação da criança

No caso de bebês, a recomendação é posicionar as peças em locais que eles consigam ver parte delas do berço e, no caso dos pequenos, que seja possível avistar da cama. O ideal é que o campo visual seja preenchido com algo que os distraia e transmita uma presença acolhedora. Os tamanhos, as cores e os estilos podem ser a gosto dos pais. 

3. Invista também em esculturas


As esculturas, assim como as obras de arte, também contribuem para promover o contato dos pequenos com a arte
Tony Duque

As esculturas, assim como as obras de arte, também contribuem para promover o contato dos pequenos com a arte

Além de investir nos quadros, existe a possibilidade de adotar as esculturas, que podem ser manipuláveis e, além disso, contribuem para estimular mais o sentido do tato. Elas se aproximam mais de um “boneco” para criança. É importante lembrar que, dependendo da idade do pequeno, a peça não poderá ter pontas que machuquem ou itens que possam se soltar e serem engolidos.

Na arte contemporânea, é possível encontrar os mais diversos materiais para esculturas. Algumas remetem até mesmo à brincadeiras que eram feitas com frequência antigamente, como amarelinha, telefone sem fio e ciranda.

5. Aproxime-os da arte

Geralmente, as crianças adoram ter um pedaço de papel em branco e uma caixa de lápis de cor para poder desenhar. Diante disso, uma boa alternativa é manter um espaço em que elas possam deixar a criatividade rolar solta
. Dá para emoldurar também algum desenho feito pelos pequenos e deixar ao lado das pinturas e outras obras de arte
.

Comentários Facebook

Mulher

Evento reúne trabalho de pequenas produtoras no Campo Belo

Publicado

por


source
Feira das Deusas reúne mulheres expositoras noPorto Espaço Lounge
Divulgação

Feira das Deusas reúne mulheres expositoras noPorto Espaço Lounge


Visando apoiar as pequenas produções e fomentar a economia criativa, a Feira das Deusas, que acontece amanhã no Campo Belo, traz ao público o trabalho de pequenas produtoras, como artesanato, moda, costura, aromaterapia, papelaria e entre outros. A programação inclui flash tattoo e alimentação, com opções variadas de drinks e petiscos. O evento permite entrada de animais de estimação e terá uma área de lazer para crianças. 

“A feira é idealizada por uma mãe empreendedora que buscava espaços mais justos e acessíveis para criar esse encontro”, diz Mariana Hannickel, a fundadora da Feira das Deusas. O evento foi criado há dois anos, com mais de 130 colaboradoras. 

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 8 de abril de 2022

Publicado

por


source
O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente

ÁRIES

Você pode expressar sentimentos e ideias com mais equilíbrio. Procure abrir seu coração: vale ouvir mais, pensar diferente, buscar novos pontos de vista. É importante compreender os sentimentos e as necessidades dos outros também. A Lua segue em Câncer, em harmonia com Urano: bom para fugir da rotina e promover inovações. Vale movimentar as energias em casa, mudar os móveis de lugar, por exemplo. Fica mais fácil adequar-se às circunstancias. Vale também abrir a mente para novas percepções e aprendizados.

TOURO

A sensibilidade ganha destaque com a Lua em Câncer, que na parte da tarde se combina com Urano. Continue aberto para introduzir mudanças práticas em sua vida. Caso queira expandir seus rendimentos, um novo curso, novas técnicas e tecnologias continuam favorecidas. Aproveite também para dar mais atenção a quem ama, num clima de intimidade. Lembre-se que a sedução e a conquista devem vir acompanhadas de responsabilidade. Esteja consciente de que as melhores colheitas vêm com perseverança.

GÊMEOS

Período produtivo! Imaginação e inspiração continuam ativadas. A Lua se combina com o Urano, favorecendo atividades criativas. Vale aproveitar para meditar e visualizar os projetos se concretizando. Aproveite para aprender algo novo e assimilar novas técnicas, com mais dedicação. Continue atento para as novas ideias que surgem. Anote-as, Mercúrio e Saturno favorecem planejamentos e bons contatos profissionais. Elas tendem a ganhar mais consistência e trazer resultados num futuro próximo.

CÂNCER

Você pode cuidar mais da casa, cultivar intimidade, aconchego e afeto. O dia promete ser mais agradável e produtivo. A Lua segue em seu signo, em harmonia com Urano: aproveite para cultivar equilíbrio emocional e dar atenção às pessoas que ama. Meditação, mantras, boa música ou um bom livro podem fazer muito bem para sua alma. Continue a questionar-se para perceber o que deve ser abandonado, deixado para trás. Velhos modelos já não servem mais, o céu o convida a mudar.

LEÃO

A Lua segue em Câncer, favorecendo os encontros os encontros mais íntimos e as demonstrações de carinho. Aproveite para dar atenção à quem ama, cuidar de assuntos relativos ao lar à família. A pressa e a inquietação podem ser amenizadas para não causar rupturas e prejuízos indesejáveis. Continue atento para evitar imprudências e atitudes radicais. Procure cultivar mais paciência, tolerância e compreensão. Ainda bem que hoje a Lua se combina com Urano para ajudá-lo a cultivar mais liberdade e criatividade.

VIRGEM

A mente está aguçada, favorecendo novos aprendizados e novas experiências. Lua e Urano se alinham: aproveite para pensar diferente e abrir-se para novos pontos de vista. Evite comentários agressivos, priorize o que for necessário e essencial. Novas ideias e percepções entram em pauta, continue perceber quais discussões são realmente produtivas para não perder tempo. Procure ver o que tem de bom e o que deve ser deixado para trás, em nome do amor por si mesmo, pelo outro e da vontade de crescer. 

Leia Também

LIBRA

É hora de abrir-se para novas oportunidades. Conte com mais sensibilidade, inspiração e confiança. Bom período também para ficar próximo de pessoas queridas. Com Vênus em Peixes e Lua em Câncer, é importante ouvir mais, e dar atenção para as pessoas que ama. Mas continue atento para evitar grandes gastos, você pode pesquisar melhor e priorizar a segurança. Vale também manter a mente aberta para assimilar novos conceitos, fazer novas amizades e expandir sua rede de contatos.

ESCORPIÃO

Bom momento para limpar e harmonizar a casa ou o local de trabalho, eliminar a energia estagnada. Jogue fora o que não usa mais. O período traz potencial transformador. Lua e Urano indicam bom período para questionar velhas crenças. Sua consciência se expande e você vê o mundo de maneira ampliada. Todo o tipo de novidade continua favorecida. Mas evite pressa, a correria e as atitudes impulsivas. Quanto mais tranquilidade puder cultivar, melhor. Novos aprendizados continuam favorecidos.

SAGITÁRIO

Os relacionamentos podem se renovar com diálogos esclarecedores, carinho e atenção. Tudo depende de sua disposição para ouvir, aprender e interagir. A colaboração dos outros continua importante, sua capacidade de dar e receber é posta à prova. Procure aplicar com inteligência as leis do intercâmbio para multiplicar receitas e recursos. Coerência, praticidade e o impulso das pessoas próximas são fundamentais. É tempo de cultivar prudência, economia e maturidade para que possa avançar.

CAPRICÓRNIO

Para refletir: tem esquecido de cuidar de si por causa do excesso de preocupações? É preciso adaptar seus objetivos, pois aos poucos você modifica a forma de enxergar a vida. A Lua segue em Câncer, favorecendo a intuição, o afeto e a sensibilidade. Lua e Urano combinam forças, favorecendo inovações. Bom dia para fugir da rotina e fazer algo diferente. Aproveite para refletir também sobre as inovações que pode promover. É importante também regular o horário de sono, alimentação e exercícios físicos.

AQUÁRIO

Assuntos ligados à casa e à família ganham destaque. A Lua segue em Câncer: um convite para entrar em contato com o que é mais íntimo para você, fortalecer as ligações com as pessoas queridas. Aproveite para comunicar-se com cordialidade, expressar afeto e carinho. É importante também reconhecer as mudanças que deve efetuar, o Universo o empurra para novos aprendizados. Introduzir as mudanças aos poucos, com critério, planejamento e sabedoria, para que não ocorram rupturas e rompimentos indesejáveis.

PEIXES

Bom período para dar atenção às questões domésticas, aos familiares e pessoas queridas. A Lua segue em Câncer, estimulando a sensibilidade. Além disso, a Lua se alinha com Urano: fica mais fácil cultivar criatividade. Atividades ligadas ao corpo e à estética ficam favorecidas. Você pode aproveitar para dar aquele toque especial à sua casa, pra que ela fique mais aconchegante. Conte com mais amor, altruísmo e compaixão. A beleza em todos os níveis e significados ganha especial destaque.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana