quinta, 18 de abril de 2024
Connect with us


BemRural

O Boletim do Leite do Cepea de março está disponível em nosso site!

Publicado em

Nesta edição, confira:

“1º trimestre deve fechar com altas no preço ao produtor” 
O 1º trimestre de 2019 tem sido caracterizado pela menor oferta de leite no campo, pelo aumento da competição entre empresas para assegurar a compra de matéria-prima e por consequentes altas no preço ao produtor. Desde o início do ano, o valor do leite ao produtor acumulou alta de 13,7% na “Média Brasil” líquida. Esse movimento de valorização deve permanecer em março (referente à captação de fevereiro), mas em menor intensidade frente ao observado no mês anterior – de janeiro para fevereiro, a “Média Brasil” líquida subiu 10%. Leia mais.

“Demanda não absorve altas e UHT se estabiliza em fevereiro”
Apesar de o preço da matéria-prima no campo permanecer em alta em fevereiro, o mercado não conseguiu transferir os aumentos para o UHT. Assim, após ter se registrado alta em janeiro, o preço do leite UHT negociado entre indústrias e atacado paulista ficou praticamente estável em fevereiro. Leia mais.

“Volumes exportado e importado crescem em fevereiro” 
Em fevereiro, o comércio internacional de leite esteve aquecido. O volume de lácteos (em equivalente leite) exportado pelo Brasil cresceu 19,2% em relação a janeiro/19, somando 6,5 milhões de litros. Já as importações aumentaram 14,9% na mesma comparação, totalizando 127 milhões de litros em equivalente leite. Leia mais.

“Concentrado e mão de obra puxam aumento no 1º bimestre” 
Os custos de produção da pecuária leiteira registraram leve alta nos dois primeiros meses do ano. O Custo Operacional Efetivo (COE), que considera os desembolsos correntes das propriedades, acumulou alta de 0,33% na “média Brasil” (estados da BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), influenciado principalmente pela valorização dos concentrados e da mão de obra, principais componentes dos custos das propriedades leiteiras do Brasil. Em fevereiro, o COE subiu 0,22% frente ao mês anterior, e o Custo Operacional Total (COT), que é o COE somado aos custos com depreciações, registrou avanço de 0,34%, atrelado às elevações dos custos com máquinas e implementos, de 2,74% e 3,57% respectivamente. Leia mais.

BemRural

Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará

Published

on

Foto: G1

Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.

O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.

De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.

“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.

Continue Reading

BemRural

FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil

Published

on


Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana