conecte-se conosco


Mato Grosso

Novos ônibus vão melhorar transporte de alunos da educação especial

Publicado

As escolas de Educação Especial da rede estadual de Cuiabá e Várzea Grande contam agora com 10 novos ônibus para o transporte de alunos com deficiência física. Os novos veículos foram entregues oficialmente para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na tarde desta segunda-feira (11.02), pela Votorantim Cimentos.


A doação dos ônibus é uma ação do Programa de Apoio à Gestão Educacional Inclusiva, da Votorantim Cimentos, resultado de um termo de acordo firmado com a Seduc, a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), com a intermediação do Ministério Público Estadual (MPE).

Serão beneficiados aproximadamente 380 alunos das escolas estaduais de educação especial Livre Aprender, Raio de Sol, Luz do Saber, Professora Celia Rodrigues Duque, além do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professora Almira de Amorim Silva, que também atende alunos especiais.

A Secretária Marioneide Kliemaschewsk, destacou que os novos veículos vão garantir o atendimento dos alunos com um transporte escolar de qualidade, possibilitando a melhoria no acesso dos alunos às unidades educacionais. “A educação inclusiva ainda é muito recente no Brasil e até pouco tempo atrás nossas crianças, que tinham algum tipo de deficiência, eram excluídas de processos educacionais. Mas hoje nós temos outros olhos e a educação avançou no sentido de garantir o direito a todos como cidadãos”.

Leia mais:  Da vida no crime para a busca do sonho de ser advogada

Os ônibus têm toda a infraestrutura adequada para atender os alunos cadeirantes ou com dificuldade de mobilidade, com elevador e rampa automática.

O gerente geral de Planejamento e Desenvolvimento Social da Votorantim, Rafael Gioielli, explicou que são dois modelos diferentes de ônibus, com toda a estrutura adequada para atender os alunos. Os modelos são especificados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Votorantim, em comum acordo com a Seduc, resolveu utilizar os dois em Mato Grosso.

“A cadeira móvel permite que o estudante siga melhor acomodado dentro do ônibus e a plataforma elevatória permite que ele adentre o veículo com a própria cadeira dele, ou seja, permite atender necessidades que são diferentes, pois cada pessoa com deficiência tem uma necessidade especial e os dois veículos dão mais flexibilidade para esse atendimento”.

Segundo Rafael Gioielli, a Votorantim tem uma atuação antiga em Mato Grosso e o ano passado construiu a parceria com a Seduc. “A Votarantim escolheu essa linha temática para comemorar o seu centenário. E construímos a ideia desse acordo de doação dos ônibus. Além disso, vamos trabalhar também a melhoria da gestão das unidades educacionais que trabalham com a educação especial”, destacou.

Participaram do evento o vice-governador Otaviano Pivetta, o controlador Geral do Estado, Emerson Hideki, o secretário adjunto da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso, Luiz Otávio Trovo, o gerente da fábrica da Votarantim em Cuiabá, Rivo Lima, e secretário executivo da Seduc, Alan Porto.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Autoescolas deverão cumprir índice de aprovação de 60% para manter credenciamento

Publicado

por

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) deverão cumprir índice de 60% de aprovação de seus candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para renovarem o credenciamento junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT).  É o que determina a Portaria n° 223/2019, publicada este mês pela autarquia.


Segundo a determinação, o controle e a avaliação das atividades e resultados dos alunos dos Centros de Formação de Condutores serão feitos mensalmente pelo Detran-MT. Quando os percentuais de aprovação não atingirem o índice mínimo exigido, os CFCs deverão apresentar Plano Pedagógico para a melhoria no processo de ensino e aprendizagem.

A aplicabilidade do plano e mudanças devem ser apresentadas em até três meses e se persistindo o índice inferior ao mínimo de 60% os instrutores e diretores dos CFCs deverão participar de cursos de capacitação promovidos pela autarquia. Os CFCs terão a renovação do cadastro negada caso, ao fim de 12 meses, persista o índice de aprovação dos candidatos inferior ao determinado.

Os índices se referem à exames teóricos e práticos de direção veicular em qualquer processo para obtenção da permissão para dirigir; obtenção, atualização e renovação, adição e mudança de categoria; reciclagem de condutores infratores e reabilitação da CNH aplicados para as categorias A, B e AB.

Segundo o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro Alencar, o órgão já registra cerca de 200 notificações, de um total de 300 CFCs credenciados no Estado. Ao todo, 90% dos CFCs apresentaram índices de aprovação abaixo do mínimo. Em um dos casos, após avaliações feitas nos primeiros meses deste ano, um dos credenciados apresentou índice de 7% de aprovação dos candidatos.

Leia mais:  PM prende quatro suspeitos de roubo em residência de empresários de Arenápolis

“Já começaremos a exigir a apresentação dos planos pedagógicos aos CFCs nessa situação e, permanecendo os baixos índices em setembro deste ano o Detran-MT começará a utilizar o índice abaixo dos 60% para fins de descredenciamento”, conta ele, lembrado que a exigência segue Resolução 358 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Barreira da PM impede fuga de suspeitos de arrastão em bar

Publicado

por

A Polícia Militar de Várzea Grande prendeu seis pessoas na madrugada deste sábado (20.04), cinco delas suspeitas de fazer um arrastão em um bar na Cohab Cristo Rei. Foram apreendidas duas armas de fogo e um veículo.


Os suspeitos A.C.M.C. (20), O.J.C. (42), A.A.A. (22), A.N.N.F. (21) e L.G.S. (24) foram presos em uma barreira policial da PM na Rodovia Mário Andreazza.

O grupo conduzia um carro Fiat Uno em alta velocidade, tentando fugir do cerco policial, um deles de dentro do veículo efetuou disparou contra a guarnição, mas acabaram sendo presos.

No interior do carro, os policiais encontraram jóias, celulares e carteiras. Em diligência à residência do suspeito A.A.A., no bairro Jequitibá, a polícia se deparou com G.F.M.S. (25) em posse de uma espingarda calibre 32 com seis munições.

Já na casa do suspeito L.G.S. (24) foi apreendida uma porção grande de maconha, um revólver calibre 38 e outros materiais utilizados para a comercialização de entorpecentes, como ácido bórico, acetona e uma balança de precisão.

Todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia. Cinco dos seis suspeitos presos, foram reconhecidos pelas vítimas do roubo ao bar localizado na Cohab Cristo Rei.

Os objetos apreendidos  no veículo foram também foram devolvidos às vítimas do roubo.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:  PM prende quatro suspeitos de roubo em residência de empresários de Arenápolis
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana