conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Polícia

Novos diretores apostam nos valores cívicos para ampliar aprendizagem

Publicado


Trabalhar valores como disciplina, respeito à hierarquia e patriotismo estão entre as metas dos novos diretores de quatro escolas estaduais militares que tomaram posse na manhã desta segunda-feira (22), em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). As unidades de ensino ficam em Cáceres, Barra do Garças, Várzea Grande e Tangará da Serra.

“Sabemos da responsabilidade que foi atribuída a nós. Afinal, eram 650 alunos e hoje são 1.160 matriculados (em Várzea Grande). Vamos trabalhar valores morais, cívicos, disciplina, hierarquia, esse é o nosso foco. A parte pedagógica compete à Seduc e a nós compete trabalhar esses valores nas crianças e adolescentes”, disse o tenente-coronel PM RR Edivaldo Souza de Oliveira, que assumiu a E. E. Tenente-Coronel PM Louirson Rodrigues Benevides, em Várzea Grande.

Em Cáceres, onde a E. E. Natalino Ferreira Mendes recebeu também o nome de E.E. da PM Tiradentes CB PM RR David Maciel de Campos, o novo diretor afirmou que a procura dos estudantes aumentou e que tem recebido respaldo da comunidade.

“A dificuldade ainda é grande porque tudo é novo, mas estamos dando o melhor. Temos tido o apoio da assessoria pedagógica da Seduc e também vimos que a comunidade cacerense depositou uma confiança muito grande na escola militar. Temos a expectativa de diminuir a evasão escolar e melhorar os índices de aprendizagem”, disse o 2º tenente PM Paulo Pinto do Nascimento Jatobá.

Na E.E. da Polícia Militar Tiradentes 1º Tenente PM Salomão Fernandes Ferreira Piovesan, em Tangará da Serra, o novo diretor, capitão PM Márcio Pereira da Silva, reforçou o preparo dos policiais para as novas funções.

“O oficial da Polícia Militar é treinado para gestão de pessoas, para coordenar, para liderar pessoas. O novo modelo na educação de Mato Grosso vem somar a participação da PM com a dos professores. Vamos focar também no respeito, no civismo, esses valores são de fundamental importância”, declarou.

Segundo o diretor, que já é possível perceber a diferença em relação ao interesse dos estudantes. “De acordo com os professores, no ano passado havia aulas que eram acompanhadas por quatro, cinco alunos. Hoje, num universo de 30 alunos por turma, considerando o Ensino Fundamental, o índice de alunos em cada aula está superior a 20, 25”, disse.

Escolas militares

As quatro escolas estaduais recentemente transformadas em unidades militares terão a coordenação pedagógica sob a responsabilidade da Seduc-MT. Mato Grosso tem, atualmente, 12 escolas militares, em 12 cidades.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook

Polícia

Oito foragidos por homicídio, roubo, furto e tráfico de droga foram capturados na capital e mais três cidades

Publicado

por


De segunda-feira a madrugada desta quinta-feira (22 a 25.02) policiais militares capturaram oito foragidos da justiça em Cuiabá, Várzea Grande, Sapezal e Rondonópolis. Somente em Rondonópolis foram quatro ocorrências atendidas pelas equipes do 5º BPM e da 14ª Companhia de Força Tática.  

No bairro Jardim Paiaguás, o foragido por tráfico de droga, de 42 anos, foi identificado durante uma abordagem. O veículo que estava apresentou problemas mecânicos e os policiais averiguavam a situação. Ele não apresentou resistência.

No Jardim Monte Líbano, os policiais desconfiaram quando um motociclista desviou da direção ao ver a viatura em patrulhamento. Devido à atitude suspeita, ele foi abordado e descoberto um mandado aberto por tráfico de droga, além de fazer uso de tornozeleira eletrônica que estava desligada.

As equipes da Força Tática atenderam duas ocorrências. A primeira durante patrulhamento pela região de chácaras Globo Recreio e pararam um homem que estava próximo de uma propriedade. Foi descoberto ser procurado por furto desde 2002, com documento expedido pela 2ª Vara Criminal da Cidade.

No segundo atendimento, no bairro Jardim Adriana, o foragido por roubo foi capturado com auxilio da equipe da Agência Regional de Inteligência que descobriu sua localização.  

Em Sapezal, a equipe da 6ª Companhia realizava abordagem em pessoas que estavam em um bar, e um dos frequentadores se recusou colocar as mãos na cabeça. Ele foi conduzido à delegacia por desobediência. Durante o registro da ocorrência, foi descoberto que  era procurado por homicídio, na cidade Alta Floresta.

No bairro São Benedito, em Várzea Grande os policiais do 4º BPM abordaram um homem, 27 anos, andando pela rua. Em seu nome contou um mandado aberto por tráfico de droga.

Na capital, uma das capturas foi no bairro Coophamil e atendida pelo Grupo de Apoio (GAp), que foi informado pela inteligência que um procurado por roubo estaria em uma casa. O denunciado foi abordado quando chegava à residência e não apresentou resistência.

No Tijucal, os policiais abordavam dois homens que estavam próximos de um bar. Na consulta, um eles era procurado por tráfico de droga e resistiu à prisão, sendo necessário o uso de algemas.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 08000.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM MT

Continue lendo

Polícia

Gestores da Polícia Civil se reúnem com representantes de municípios do extremo norte de MT

Publicado

por


Assessoria | Polícia Civil-MT 

A diretoria da Polícia Civil se reuniu na manhã desta quinta-feira (25.02) com os prefeitos e representantes dos municípios da Regional de Guarantã do Norte (715 km ao norte de Cuiabá), em continuidade à agenda institucional no Norte do estado.

O encontro com cerca de 30 participantes, entre delegados de polícia e autoridades do Executivo municipal, foi realizado na Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte. O município foi escolhido em razão de ser o mais centralizado geograficamente, o que facilitou o acesso de todos os prefeitos convidados.

Um dos principais objetivos da reunião foi aproximar a instituição com a população, buscar parcerias, ouvir as demandas, apresentar funções e os serviços desenvolvidos pela Polícia Civil, bem como prestar contas do que vem sendo realizado pela instituição.

O delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval, pontuou que a troca de informação com os gestores municipais e contato direto colabora e contribui para a criação de um planejamento e na prestação de um excelente serviço.

Para o delegado regional de Guarantã de Norte, Geraldo Gezoni Filho, o encontro permitiu que a direção da Polícia Civil pudesse conversar com as autoridades municipais e falar do papel da instituição dentro da sociedade. “A ideia foi muito produtiva pois nada melhor que unir com os representantes do povo, para explanar os assuntos que a Polícia Civil tem para dizer e apresentar outras reivindicações. A diretoria pode escutar as demandas que eles entenderem necessárias, e que na medida do possível possam ser implementadas e atendidas, visando a melhoria da prestação do serviço público”, destacou Geraldo Gezoni.

Aproximação

Para a vice-prefeita de Terra Nova do Norte, Roseli Moresco Rizzieri, a reunião e a proximidade com a instituição foi extremamente importante e significativa, uma vez que até hoje Terra Nova nunca teve um encontro como esse.

“Uma reunião tão explicativa pois o nosso conhecimento da polícia é de um trabalho trivial, e hoje nós tivemos a oportunidade de conhecer realmente o que a Polícia Civil faz. Isso nos deixa muito felizes e agradecidos pelos trabalhos e ações dedicados à população dos municípios”, destacou a gestora.

O prefeito de Guarantã do Norte, Érico Estevan, agradeceu ao governador Mauro Mendes pelo apoio que tem dado, não só para Guarantã do Norte, mas para toda a região do extremo norte que cresce a cada dia. Para ele, essa aproximação da Polícia Civil é muito importante, em especial pela presença dos municípios participando da reunião bastante produtiva e esclarecedora.

“Agradeço ao secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, pela atenção dada a nossa região, ao delegado-geral da Polícia Civil, dr. Mário e toda a sua equipe, e principalmente aos policiais civis da regional de Guarantã do Norte pelo brilhante trabalho que vem realizando. Não só para dar um ar de segurança a nossa região, mas uma segurança digna para a população desse extremo norte que cresce a cada dia”, finalizou o prefeito.

Participaram da reunião o prefeito de Guarantã do Norte, Érico Estevan Gonçalves; o prefeito e a vice-prefeita de Terra Nova do Norte, Pascoal e Rose; o prefeito de Nova Santa Helena, Paulinho Bortolini; a vice-prefeita de Marcelândia, Rosemar; o vice-prefeito de Matupá, Bruno Mena; o prefeito de Itaúba, Antonio Ferreira de Oliveira Neto.

Também participaram do encontro gestores municipais e representantes legislativos de Terra Nova do Norte e de Marcelândia e do Conselho Comunitário de Segurança Pública, além dos delegados de polícia das cidades da região, Waner Neves, Victor Hugo Caetano, Edmundo Félix e Sérgio Ribeiro.

Fonte: PJC MT

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana