sábado, 25 de janeiro de 2025
Connect with us


Mato Grosso

Novo prédio da delegacia de Peixoto de Azevedo é inaugurado

Publicado em


A união de esforços para reforçar a atuação da Polícia Civil no norte do Estado foi fundamental para a idealização e construção do novo prédio da Delegacia de Peixoto de Azevedo, inaugurado na manhã desta quinta-feira (10.03). O evento contou com a participação de autoridades, imprensa e população da região.

O prédio, de 750 metros quadrados, possui várias salas, cartórios, sala depósito, sala de investigação, quatro celas, alojamento, ambiente especializado para atendimento de vítimas de violência doméstica e crianças e toda estrutura para receber a população de maneira adequada, com mais conforto.

A idealização da nova Delegacia de Peixoto de Azevedo iniciou com apoio do Ministério Público local que propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Governo do Estado e ao município, reunindo diversas instituições que ficariam responsáveis pela construção da nova unidade da Polícia Civil no município.


Para execução das obras, que iniciaram há dois anos, a Polícia Civil contou com diversas parcerias, como da Prefeitura Municipal, que fez articulação da doação do terreno por parte da Associação dos Produtores e Cadeia Pública local, que cedeu reeducandos para atuarem na mão de obra para construção da unidade.

O Ministério Público e o Poder Judiciário destinaram os recursos necessários para custear os materiais utilizados e o Conselho de Segurança (Conseg) foi responsável pela execução da obra.

A Polícia Civil, por meio da Diretoria de Execução Estratégica (DEE), providenciou a aquisição do projeto de planta baixa da nova delegacia e acompanhou a execução do projeto junto ao Ministério Público, cedendo policiais para assessorar as obras, realizar orçamentos para as necessidades imediatas da construção e enviando móveis e equipamentos que mobiliaram a delegacia.

Acompanhando todas as etapas desde o início da idealização da nova delegacia, o delegado regional de Guarantã do Norte, Geraldo Gezoni, disse que a unidade demonstra a postura de investimento da Diretoria do Polícia Civil e do Governo do Estado, aliado a união de esforços junto a outras instituições para estruturação das delegacias de Mato Grosso.

“Havia essa necessidade da Polícia Civil acompanhar o desenvolvimento das cidades da região, não só Peixoto de Azevedo, como Matupá, Terra Nova do Norte, Guarantã do Norte, que são municípios que possuem o agronegócio, assim como a mineração como principais atividades econômicas, movimentando o Estado e o país. Hoje podemos dizer que a Polícia Civil está mais preparada para fazer frente e dar a segurança pública que a população da região norte do estado tanto merece”, disse o delegado regional.

O delegado de Peixoto de Azevedo, Edmundo Félix, que assumiu a unidade há um ano e quatro meses, chegou ao município no início das obras da nova delegacia e disse que foi um grande desafio conciliar o trabalho em uma delegacia antiga,  sem estrutura e a dedicação e empenho para a construção da nova unidade.

“Peixoto de Azevedo foi a minha primeira lotação e logo de início tive a oportunidade de participar da realização da obra da nova delegacia da cidade. Estamos saindo de um prédio antigo, sem estrutura adequada e partimos para uma estrutura nova, em prédio próprio, condizente com as necessidades dos servidores e dos cidadãos. É um momento de vitória e realização para a população. E para a Polícia Civil, que ganha uma motivação a mais para desempenhar o seu trabalho”.

Espaço de qualidade

Muito emocionado com a inauguração da unidade, o promotor de Justiça Marcelo Mantovani Beato lembrou que a antiga estrutura da Polícia Civil no município já estava deficitária no atendimento ao público e que os servidores também estavam limitados porque a unidade já estava imprópria para uma atividade essencial como a desenvolvida pela Polícia Civil.

“Identificadas as necessidades, foi desenvolvido um planejamento bastante coeso e organizado, chamando autoridades e organizações sociais para que somassem esforços, providenciando recursos e parcerias e após quase dois anos de obras, agora vamos colher os frutos desse trabalho, que vai melhorar a atuação e engrandecer a imagem da Polícia Civil na região e em todo Estado”, disse o promotor.

A melhora do atendimento público ao cidadão e a ampliação do serviço prestado pela Polícia Civil foram os pontos ressaltados pelo juiz da Comarca de Peixoto de Azevedo, Evandro Juarez Rodrigues, com destaque especial para o atendimento ao público do Núcleo de Atendimento a Mulheres e Crianças em uma sala específica, longe do agressor, cumprindo todas as determinações legais.

“Estamos frente a uma delegacia que traz inúmeros benefícios para a população. Hoje temos em Peixoto de Azevedo uma delegacia que permite receber novos delegados, investigadores e escrivães com todas as condições que um prédio público precisa ter. São inúmeros benefícios alcançados com a nova estrutura e que com certeza irão somar a atuação da Polícia Civil na região”, disse.

O delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval, destacou que  toda sociedade de Peixoto de Azevedo está recebendo um presente com a entrega da nova delegacia do município, uma vez que a Polícia Civil é a instituição  responsável por iniciar o processo criminal, produzir a materialidade e efetivamente praticar a política de prevenção de Segurança Pública.

“Para que o Ministério Público tenha condições de oferecer uma denúncia correta, e o Judiciário consiga punir o crime, nós precisamos ter condições de trabalho. Hoje em Peixoto de Azevedo, os policiais têm as melhores condições. A Polícia Civil tem evoluído cada vez mais nos quesitos de tecnologia, de infraestrutura, de gestão no sentido de colocar o espírito de empreendedorismo na cabeça dos gestores e de execução, demonstrado nesta unidade que recebemos aqui hoje”, destacou Dermeval.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, lembrou a primeira vez que esteve em Peixoto de Azevedo, em fevereiro de 1988, ocasião em que colocaram fogo na delegacia do município. “Hoje eu volto a Peixoto de Azevedo para inaugurar a nova delegacia da cidade com uma estrutura de alto padrão. Nesse tempo trabalhando com Segurança Pública eu aprendi que com integração e parceria é possível construir o que quiser. E posso dizer que a Polícia Civil, com a colaboração dos seus parceiros, está alcançando em suas unidades níveis cada vez mais elevados de estrutura para atender seus servidores e cidadãos”, destacou o secretário.

Fonte: GOV MT

Mato Grosso

Produtores rurais priorizam importação de fertilizantes para reduzir custos operacionais

Published

on

Crédito da Foto: Grafvision

Em 2023, mais de 41 milhões de toneladas do produto foram adquiridas pelo Brasil junto ao mercado internacional, volume que representa 8,3% das importações do país

Após uma safra marcada pela perda de pouco mais de 21 milhões de toneladas de grãos no país no comparativo com a temporada agrícola anterior, produtores rurais de Mato Grosso e de todo o país buscam alternativas para otimizar os custos de produção e maximizar a rentabilidade. Neste cenário, a importação de insumos, como os fertilizantes, é a saída para manter as margens de lucro.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), somente em 2023, as compras de fertilizantes pelo Brasil junto ao mercado internacional representaram, aproximadamente, 8,3% do valor total das importações. O país também atingiu volumes recordes, importando cerca de 41 milhões de toneladas do produto – um aumento de 7,6% em comparação com 2022.

Na visão da diretora comercial da WM Trading, Lívia Verjovsky, mesmo com a queda nos preços dos insumos ao longo do ano, a alta dependência do Brasil se manteve devido, especialmente, ao crescimento da demanda agrícola e à produção nacional limitada – com excesso de chuvas em algumas regiões e estiagem prolongada em outras.

“A importação permite que o brasileiro compre os insumos a preços mais baixos e tenha uma maior gama de opções para a sua necessidade”, analisa a executiva.

Segundo Lívia, a aquisição de fertilizantes inclui a uréia, com suas variações de concentração de nitrogênio, fósforo, potássio, glifosato, picloram e inseticidas também, como o Acetamiprido. Os principais parceiros comerciais do Brasil neste setor são Rússia, Canadá, China, Marrocos, Estados Unidos da América e Belarus.

“Esses países desempenham papeis essenciais na cadeia de suprimentos de fertilizantes, sobretudo em nutrientes como potássio, fósforo e nitrogênio”.

Ainda segundo a diretora comercial da companhia, o cenário atual com perspectiva de recuperação para os resultados no agronegócio dão otimismo e numa exponencial crescente o mercado de importação de insumos nos próximos anos. A busca por opções de produtos no exterior se intensificou e se democratizou no Brasil desde a pandemia.

Além disso, os níveis de tecnologia envolvidos no agronegócio só aumentam. “Cada vez mais vemos produtores potencializando sua capacidade produtiva a partir de tecnologias de fertilização, plantio e colheita. Isso não seria diferente na manutenção dos insumos e equipamentos necessários a esse crescimento”, avalia Lívia Verjovsky.

WM Trading
Com sede em Vitória-ES, a WM Trading é a primeira do segmento no Brasil a obter a certificação ISO 9001. Em 2024, a empresa, cuja missão é proporcionar soluções eficientes e inovadoras em comércio exterior, investiu em rebranding para se tornar até 2030 a líder tecnológico em comércio exterior de larga escala.

A companhia tem presença em 14 estados brasileiros e uma filial no Panamá. Além disso, a empresa possui certificações necessárias para concluir nacionalizações junto a diversos órgãos como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Continue Reading

Mato Grosso

Aposta de Cuiabá acerta Mega-Sena e leva R$ 201,9 milhões

Published

on

Uma aposta de Cuiabá (MT) acertou as seis dezenas sorteadas hoje no concurso 2795 da Mega-Sena e ganhou um prêmio de R$ 201.963.763,26. Os números sorteados foram 13-16-33-43-46-55.

Prêmio de R$ 201,9 milhões é o sexto maior da história de um concurso regular da Mega-Sena – ou seja, excetuando edições especiais, como a Mega da Virada. O jogo vencedor do prêmio principal foi uma aposta simples de seis números e o próximo concurso será realizado na quarta, com prêmio estimado de R$ 3,5 milhões.

242 apostas acertaram cinco dezenas e ganharam R$ 49.426,51. Houve 19.146 jogos vencedores com quatro números; cada um deles fatura R$ 892,48.

Fonte: UOL

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana