Cidade
Mutirão Rural realiza mais de 460 atendimentos no Distrito de Entre Rios em Nova Ubiratã
Cerca de 460 atendimentos foram realizados durante o Mutirão Rural que aconteceu, na sexta-feira (06), no distrito de Entre Rios – localizado a 150 quilômetros do perímetro urbano de Nova Ubiratã.
O programa é idealizado a mais de 23 anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), em parceria com as prefeituras e os sindicatos dos produtores rurais. Esta foi a segunda vez que o mutirão foi estendido aos moradores de Nova Ubiratã.
Em 2016, centenas de moradores do Distrito Piratinga, a 90 km da sede, foram contemplados pela iniciativa que ofertou mais de 20 tipos de serviços, entre eles, atendimento médico e odontológico, psicóloga, nutricionista, corte de cabelo, exame de vista, emissão de documentos pessoais, fotografia e entrega de mudas frutíferas.
Dentre os serviços ofertados aos moradores de Entre Rios estavam, os atendimento psicológico, odontológico, triagem, atualização da caderneta de vacinação, exames laboratoriais, testes rápidos, orientações de saúde e avaliações do Índice de Massa Corporal (IMC).
No setor de aperfeiçoamento e profissionalização, serão ofertadas oficinas de manutenção e manutenção de tratores agrícolas e de planejamento e aproveitamento de alimentos, Detran e Procon orientativo, Inclusão Digital e jogos educativos.
A dona de casa Maria de Fátima de Jesus Messias de 62 anos, ressaltou o quanto estavam ansiosos para os atendimentos. Na avaliação dela, a distância entre o distrito e a sede do município acaba prejudicando o acesso aos serviços públicos.
“Estamos distantes de atendimentos como exame de vista. Aproveitei ao máximo todas as oficinas oferecidas e ainda terei uma renda extra em casa com o curso de bordado” ressalta.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo, o projeto tem por objetivo reduzir a desigualdade social e promover ações de cidadania para trabalhadores além das famílias de pequenos produtores rurais.
“A iniciativa foi muito bem aceita pelos moradores e, na medida do possível, conseguimos atender as necessidades daqueles moradores que participaram do mutirão", assinala Stolfo.
Parceira do projeto, a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso ofereceu orientações e demais serviços voltados a prevenção e o combate de crimes em áreas rurais.
"Por se tratar de uma região de difícil acesso, sendo que algumas famílias se quer tem acesso a internet, a PM trouxe alguns serviços rotineiros como a emissão de Boletins de Ocorrências (B.O) e recebimentos de denúncias", assinala o Comandante do 1º Pelotão da Polícia Militar em Nova Ubiratã, tenente Ítalo Portes.
Cidade
Prazo de inscrições para o vestibular da Unemat termina nesta segunda
O prazo de inscrição para o vestibular 2022/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra nesta segunda-feira (16/05). Os interessados devem fazer a inscrição pelo site unemat.br/vestibular.
Em Tangará da Serra, a universidade abre, no total, 360 vagas para nove cursos: Administração em Agronegócio (Matutino), Administração em Empreendedorismo (Noturno), Agronomia (Integral), Ciências Biológicas (Noturno), Ciências Contábeis (Noturno), Enfermagem (Integral), Engenharia Civil (Integral), Jornalismo (Noturno) e Letras (Noturno).
O curso de Jornalismo é o mais novo no campus de Tangará da Serra. Iniciou em 2017 e já obteve nota 3/5 no sistema ENADE, que avalia anualmente a qualidade dos cursos superiores no país. A nota representa que a graduação está cumprindo com suas expectativas, e tem perspectivas para continuar avançando. Em período noturno, o curso possui carga horária de 3.200 horas, com disciplinas básicas e profissionalizantes, que vinculam teoria e prática, com duração mínima de 08 semestres (4 anos). Para o curso de Jornalismo, a Unemat oferece 40 vagas.
O Vestibular 2022/2 será realizado no dia 12 de junho, das 8h às 13 horas, e compreende duas fases: a primeira com questões objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de uma redação.
O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho. O período letivo terá início no dia 8 de agosto.
Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br
Assessoria de Imprensa
Cidade
Covid-19: 77 mil tomaram 1ª dose e apenas 24 mil imunizados com dose de reforço
O boletim que apresenta um resumo do cenário atualizado sobre a Covid-19 divulgado nesta manhã de segunda-feira, 16, pela Vigilância Epidemiológica revela que em Tangará da Serra 77.680 pessoas receberam a primeira dose da vacina, mas que apenas 24.490 buscaram a dose de reforço do imunizante.
A tendência de queda na busca pela imunização, reflexo da redução dos casos de contaminação, é evidente, quando o boletim revela o número decrescente de doses aplicadas no decorrer das campanhas de vacinação promovidas em Tangará da Serra.
Conforme o boletim epidemiológico, ao todo 169.562 doses foram aplicadas. 77.680 como 1ª dose, 64.631 como 2ª dose, o que apresenta 13.049 doses a menos aplicadas nesse intervalo.
O número de imunizados com a dose de reforço é ainda menor. Cai para 24.490 doses aplicadas. Ou seja, 53.190 a menos se comparado com o montante que recebeu a primeira dose, quando as contaminações da Covid-19 estavam no auge.
Com a 2ª dose de reforço então, o número cai drasticamente. Apenas 282 doses foram aplicadas.
Tangará da Serra registra 389 mortos por Covid-19
Do registro do primeiro caso em 2020, até a publicação deste último boletim epidemiológico, Tangará da Serra já contabilizou 389 óbitos em decorrência de complicações geradas pela Covid-19.
Ao todo, 23.375 tangaraenses foram contaminados e 22.968 tiveram seus casos evoluídos para cura. Atualmente, quatro moradores estão contaminados pelo vírus.
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Presidente do Sindicato Rural de Tangará anuncia edição da Exposerra em 2025
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Homem é preso com mais de 150 espécimes de peixes em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra16 horas atrás
Menores que gravaram tortura com mangueira de botijão são apreendidos em Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Motorista embriagado perde controle e atinge carros estacionados no centro de Tangará
-
Tangará da Serra7 dias atrás
Carreta tomba durante forte chuva na MT-358 em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Polícia Civil prende mais um suspeito envolvido no assassinato do pastor Severino em Tangará
-
Tangará da Serra7 dias atrás
Pai, filho e irmão envolvidos no assassinato de pastor em Tangará se apresentam à polícia
-
Cidades6 dias atrás
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá