conecte-se conosco



Saúde

Mutirão de Atendimento: profissionais do Hospital do Câncer de Mato Grosso, realizarão exames gratuitos neste domingo

Publicado

Os profissionais do Hospital do Câncer de Mato Grosso, estarão em Tangará da Serra, neste domingo (09), a partir das 07h30, na Unidade de Saúde Central, para um mutirão de atendimentos.

As consultas serão prestadas por oito profissionais, das especialidades médicas em; Urologia, Dermatologia,  Mastologia e Bucomaxilo. Haverá também, coleta de exame de sangue (PSA) para os homens e coleta do exame preventivo para as mulheres.

A caravana estará atendendo no dia 11 de novembro na unidade básica de saúde do centro.

O Secretário de Saúde, Itamar Bonfin, destaca que os pacientes interessados em receber as avaliações, devem procurar o Posto de Saúde Central, para fazer um pré-cadastro de reserva de consulta. “As pessoas interessadas devem buscar a unidade central e lá será feita uma ficha, garantindo o agendamento do paciente para que no domingo pela manhã, esteja apto a receber o atendimento dos profissionais do Hospital do Câncer de Mato Grosso”. Ressalta.

As vagas são para exames de pele,  preventivo do colo do útero, exame de próstata, exame de mama e buco-maxilo, a ação tem por objetivo a prevenção ao câncer em variadas classificações.

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Corpo de homem é encontrado em região de mata conhecida por "biquinha"
publicidade

Cidade

Chuvas revelam problemas em galerias e rede de esgoto

Publicado

O problema é antigo e significa um problema sanitário e de infraestrutura que precisa ser resolvido com urgência na área urbana de Tangará da Serra.

O grande número de ligações clandestinas nas redes de esgoto e de galerias de águas pluviais no perímetro urbano tem resultado em sérios transtornos e riscos à saúde da população durante as chuvas, que sempre que ocorrem expõem graves problemas nas redes de drenagem e de esgotamento sanitário da cidade.

A situação mostra o despreparo e falta de consciência de moradores. Em muitos domicílios residenciais o esgoto é jogado diretamente nas galerias de águas pluviais. A irregularidade é praticada quando da construção ou reforma dos imóveis.

Esgoto na Avenida Brasil, altura da Escola 13 de Maio: Transbordamento nas chuvas

Em alguns casos, os dejetos são oriundos de fossas cépticas cheias e em outros vêm diretamente dos vasos sanitários e das pias. O resultado é um cheiro extremamente desagradável, fétido, que invariavelmente atrai pragas como ratos e baratas, além de ocasionar criadouros de mosquitos.

Outro problema crônico é a ligação de canos das calhas das casas aos ramais da rede de esgoto. Nas chuvas, a água das calhas sobrecarrega a rede coletora, tendo como consequência o transbordamento dos efluentes em via pública, representando, além de mau cheiro, riscos de doenças.

Ligação de água proveniente de calha no ramal da rede de esgoto: Irregularidade e irresponsabilidade de moradores

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) tem ciência do problema e já identificou vários casos em praticamente todos os bairros da cidade. A irregularidade rende multas aos infratores.

Leia mais:  Com premiação de R$130 mil Apae Raio de Sol lança festival de prêmios 2018

Nas ligações de esgoto doméstico às galerias, a responsabilidade pela fiscalização é da Vigilância Sanitária.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidade

Campanha da Visão: Alunos passam por testes de acuidade visual

Publicado

O Lions Clube Tangará da Serra iniciou esta semana a Campanha da Visão, que será desenvolvida com alunos de escolas públicas com testes de acuidade visual. Os alunos com problemas diagnosticados serão encaminhados para atendimento especializado de forma totalmente gratuita.

Alunos com problemas diagnosticados serão encaminhados para atendimento especializado de forma totalmente gratuita

Os trabalhos iniciaram com os alunos do Projeto Crianças, oportunidade em que 46 atendimentos foram realizados. Das crianças examinadas, nove apresentaram dificuldades visuais e serão encaminhadas aos oftalmologistas.

Como continuidade dos trabalhos, na tarde da última quinta-feira (29) o teste de acuidade visual foi realizado em cerca de 100 alunos da Escola Estadual Dr. Hélcio de Souza.

Comentários Facebook
Leia mais:  Setor de máquinas agrícolas mantém otimismo e aguarda recursos do FCO para fevereiro
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana