conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Tangará da Serra

Músico tangaraense: Professor da Unemat lança álbum com canções autorais

Publicado

O músico e professor de literatura do campus de Tangará da Serra da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Everton Almeida, lança nesta sexta-feira, 18, em seu canal no YouTube e também no Spotify, o álbum ‘Sol de agosto’. O trabalho conta com 5 canções autorais e 4 poemas, estes de autoria da também professora e poeta Marta Cocco.

Aprovado no edital MT ‘Nascentes’ da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), ‘Sol de agosto’ reuniu um time de grandes músicos. Além de Everton (voz e violão), as gravações também tiveram Jorge Félix (teclas), Wesley Alves (guitarra), Maycon César (viola caipira), Júnior Ferreira (acordeão), Izaque Menezes (contrabaixo), Jefferson Corrêa (bateria), Thiago Gasparino (violoncelo) e as vozes de Alberto Salgado e Ricardo Novaes.

A faixa título foi assinada por Everton em parceria com o músico mineiro Ricardo Novaes, e faz homenagem aos pais do professor, que são nordestinos. A musicalidade da canção remete a Milton Nascimento, Djavan, Gilberto Gil e outros nomes importantes da Música Popular Brasileira.

“Foi o primeiro poema que fiz em referência à cultura de meu pai e minha mãe, a nordestina. É dela, na figura deles, que vem minha primeira experiência rítmica, melódica, semântica e afetiva. Por isso, faço poesia e música por eles e para eles, que sempre me mostraram que é possível resistir às secas da terra e a dos humanos”, destacou Everton.

As demais faixas são ‘Queima Pé’, ‘Xote infinito’, ‘Na ladeira’ e ‘Promessa de Primavera’. Everton atua desde 2014 na Unemat Tangará da Serra, lecionando no curso de letras. Venceu o prêmio Mato Grosso de Literatura em 2016 com o livro ‘Norte’. De lá para cá, tem atuado na área cultural de Tangará da Serra, com destaque para os projetos ‘Poesia, Corpo & Cordas’ e ‘Samba Tangará’.

Comentários Facebook

Tangará da Serra

Onda de frio avança e temperatura pode chegar a 9ºC nesta sexta em Tangará

Publicado

A onda de frio que chegou a Tangará da Serra avança e a tendência, de acordo com o portal ‘Clima Tempo’, é que as temperaturas devem registrar mínima de 9ºC nesta sexta-feira, 30. Não há, porém, previsão de chuva, o que mantém o clima frio e seco, com efeitos que inclusive podem ser prejudiciais à saúde.

Segundo a previsão para sexta-feira, as rajadas de vento serão de 14 km/h e a mínima na umidade relativa do ar em 11%. A queda acentuada nos termômetros em Tangará da Serra seguem uma tendência nacional, iniciando ainda na noite de segunda-feira.

Para esta quinta-feira, 29, segundo ainda o portal Clima Tempo a mínima registrada é de 10ºC e máxima de 26ºC, com rajadas de vento de até 19 km/h e umidade relativa do ar com mínima em 12% e máxima em 33%.

Continue lendo

Tangará da Serra

Covid-19: Ocupação dos leitos de UTI volta subir e atinge 80% em Tangará

Publicado

Boletim diário que mostra o avanço da pandemia da Covid-19 em Tangará da Serra acaba de ser divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica e revela um crescimento considerável no índice de ocupação dos leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para tratamento de pacientes contaminados pelo vírus.

Conforme o boletim, esse índice voltou a subir em relação ao documento apresentado na terça-feira, 27, quando Tangará tinha 65% de ocupação. Hoje, quarta-feira, 28, esse número subiu e chegou a 80% de índice de ocupação dos leitos públicos. Os leitos de UTI privada estão com 64% de ocupação.

Da confirmação do primeiro caso até às últimas 24 horas Tangará da Serra registra 16.646 casos de contaminação confirmados, com 16.118 moradores que evoluíram para cura e 330 que vieram a óbito.

Nas últimas 24 horas, 240 moradores foram atendidos pela URA, 118 testes foram realizados e destes, 34 tiveram a contaminação pelo vírus confirmada, um índice de 29% de testes positivos. A situação de risco de Tangará segue classificada como ‘Moderada’.

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana