Cidades
Municipalistas participam de palestras sobre inovações público-privadas
“Eu já fiquei no primeiro dia impressionado pela qualidade das palestras, pelo grau de informação, pela forma de exposição e pela interação com os participantes, esclarecendo dúvidas e avançando”. Essa foi a afirmação do prefeito de Cotiporã (RS), José Carlos Breda, após assistir a uma série de palestras sobre Inovações Público-Privadas, nesta segunda-feira, 8 de abril, durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Na oportunidade, representantes de diversos setores públicos e privados apresentaram alternativas para implementação de melhorias nos Municípios. Os temas foram Educação, Saúde, Saneamento Básico, Finanças e Legislação.
A gestora Nacional de Educação e Empreendedorismo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rejane Risuenho, apresentou uma alternativa gratuita, disponibilizada pelo órgão, para levar aos jovens na escola o conceito de empreendedorismo. “Nós temos que falar para esses jovens que eles podem fazer algo diferente, que eles podem decidir. Nós queremos que esses jovens sejam protagonistas das duas vidas, por isso, nós levamos esse programa para as escolas”, complementa.
O programa permitiu a capacitação de mais de quatro milhões de jovens. Para a implementação nas escolas municipais, basta o prefeito fazer parceria com o Sebrae, que fica responsável por formar os professores e implementar o trabalho. Para o Município, segundo a gestora, fica a missão de reunir os professores e estimular o programa de empreendedorismo nas escolas.
Em seguida, foi a vez de o gerente nacional de Produtos de Saneamento e Infraestrutura da Caixa Econômica Federal, Renato Siqueira, apresentar as Soluções Caixa para apoio aos Municípios. Entre os assuntos, diversas maneiras de como os gestores municipais podem conseguir financiamentos para sua região.
Na oportunidade, o representante do órgão sanou dúvidas dos participantes presentes, como as do prefeito de Boa Vista Aparecida (PR), Leonir Antunes dos Santos. “Eu recebi o convite para essa plenária pelo anúncio nos microfones aqui na Marcha, de que iam ter algumas palestras. Fiquei muito feliz em participar, especificamente da Caixa, quando ficaram claras as minhas dúvidas sobre o assunto”, disse.
O diretor de Governo do Banco do Brasil, Emanoel Schmidt Rondon, trouxe soluções de adimplência para os gestores municipais. “A gente vê uma possibilidade grande de incremento de receita nos Municípios através da arrecadação de impostos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no valor de R$ 12,9 bilhões por ano”, complementou.
Com a pergunta O Município está pronto para a lei de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos?, o ouvidor-geral da União da Controladoria-Geral da União (CGU), Valmir Gomes Dias, abriu as explicações sobre serviços que podem ser implementados nos Municípios para garantir a participação e a satisfação da população. Para tanto, citou que os gestores municipais devem seguir princípios como regularidade, continuidade, efetividade, segurança, atualidade, generalidade, transparência e cortesia.
“O cidadão que tem uma resposta ao seu questionamento passa a ter um senso de participação daquela gestão. Quando damos uma resposta, ele entende que gerou uma medida coletiva ampliada. Para ele, é muito importante e vocês ganham parceiros nas suas gestões”, citou.
Participante ativo da plenária, o prefeito de Cássia (MG), Marco Leandro Almeida Arantes, disse sair empolgado neste primeiro dia. “A gente está em contato com o que tem de melhor no Brasil em vários seguimentos. Hoje, por exemplo, revimos toda a parte de financiamento, que é a parte crucial hoje dos Municípios. Existem linhas de financiamento e solução tecnológica pela CGU através softwares de integração da ouvidoria”, finalizou.
Por fim, o presidente da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite, Rotariano Humberto Silva, reforçou a importância da participação dos Municípios na luta para redução de casos de hepatite no país, quando apresentou uma ferramenta que já conta com mais de um milhão de pessoas testadas.
“O importante dessas participações é que fazem com que saiamos daquele nosso dia a dia e possamos refletir. É a nossa mente trazendo novas ideias, imaginando uma mudança na perfomance para a administração”, complementou o prefeito de Boa Vista Aparecida (PR), Leonir Antunes dos Santos.
Este foi o primeiro dia da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece até o próximo dia 11 de abril no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e reúne milhares de pessoas, representando os 5.568 Municípios brasileiros.

Cidades
Chico Guarnieri propõe Portal de Obras para divulgação de informações sobre obras públicas

Foto: JL Siqueira/ALMT
O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) apresentou um Projeto de Lei para criação de um Portal de Obras de Mato Grosso, plataforma online destinada a fornecer informações detalhadas sobre as obras públicas em execução, previstas ou concluídas pelo governo do Estado.
O controle das obras será acessível a todos os cidadãos através da internet.Serão disponibilizadas informações como localização geográfica em mapa interativo, órgão responsável pela execução do projeto, descrição da obra, data de início e conclusão, valores de orçamento, justificativas para eventuais atrasos, contratados responsáveis, relatórios realizados, fotos atualizadas, além de links para legislações e documentos relacionados.
O Poder Público já conta com paineis de monitoramento, como o mapa de obras do Sinfralog e também o Geo-obras do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Todavia, a proposta apresentada no dia 19 de março, tem o objetivo de ampliar as informações que são disponibilizadas sobre os projetos executados pela gestão estadual.
“Esse Portal vai possibilitar o livre acesso dos cidadãos a informações sobre o andamento, os custos e a execução das obras públicas, garantindo assim, e facilitando, o maior controle social e fortalecendo a confiança da população na administração pública. Essa ferramenta vai promover a eficiência e otimização dos recursos públicos”, destacou o parlamentar.
Cidades
Morre bebê de grávida que foi mantida viva por aparelhos em MT
Morreu na madrugada deste sábado (25), em menos de 24 horas após o parto, o bebê da jovem Joyce Sousa Araújo, de 21 anos, que estava sendo mantida viva por aparelhos na Santa Casa de Rondonópolis, a 456 km de Tangará da Serra, após ter sofrido um aneurisma no dia 20 de dezembro e ter morte cerebral decretada no dia 1º de janeiro.
O recém-nascido era um menino e foi batizado com o nome de Adryan Miguel Sousa Borges. Ele nasceu com 900 gramas na manhã de sexta-feira (24) e em seguida foi encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
Em nota, a Santa Casa lamentou o ocorrido e disse que foram empregados todos os recursos para que a criança tivesse as melhores chances, no entanto, a prematuridade extrema tornou o quadro irreversível.
Os aparelhos que mantinham a mãe viva foram desligados logo depois do nascimento de Adryan e o corpo dela está sendo encaminhado para a cidade Araguaína, no Tocantins, onde o casal vivia antes de se mudar para Mato Grosso. O corpo da criança será transferido em breve e será sepultado junto com a mãe.
Fonte: G1/MT
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Homem morre prensado por carreta em acidente de trabalho em Tangará
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Morador é rendido e forçado a fazer transferências via pix durante assalto em Tangará
-
Tangará da Serra7 dias atrás
Joelma é confirmada em show de comemoração aos 49 anos de Tangará
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Homem condenado a 14 anos por homicídio é preso pela Polícia Civil em Tangará
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Motorista fica em estado grave após bater carro em poste no Anel Viário de Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Padrasto é preso após espancar esposa e enteados com cabo de vassoura em Tangará
-
Tangará da Serra7 dias atrás
PM prende suspeito de roubo e apreende menor com droga em Tangará
-
Tangará da Serra19 horas atrás
Idoso de 67 anos é preso acusado de abuso e aliciamento de adolescentes em Tangará