Mato Grosso
MT Gás e Senai vão preparar profissionais para a instalação do Kit Gás
Publicado
25 de novembro de 2020 - 12:15
A Companhia Mato-Grossense de Gás (MT Gás) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vão capacitar profissionais que serão responsáveis pela manutenção e instalação dos chamados kit gás.
A instalação do conversor possibilita que os veículos possam utilizar Gás Natural Veicular (GNV). A capacitação será os dias 1º a 14 de dezembro, no prédio do Senai em Várzea Grande. O curso terá duração de 40 horas e é voltado para mecânicos. As aulas são gratuitas e ministradas no período noturno.
Conforme os pré-requisitos o candidato deve ser maior de 18 anos, ter conhecimento em mecânica automotiva e elétrica básica. As matrículas devem feitas no SENAI Várzea Grande, localizado na Av. Dom Orlando Chaves, nº 1.536. As vagas são limitadas.
A ação faz parte do programa de incentivo do consumo de gás natural no estado, que está sendo implantando pela Companhia Mato-grossense de Gás (MTGÁS). A empresa buscou novos investidores para a área de conversão de veículos, com o compromisso de auxiliar na capacitação de mão de obra.
Esta é a segunda turma do curso que foi realizado e ofertado também no mês de setembro de 2020. A previsão é que ao todo sejam treinadas 10 turmas com cerca de 160 profissionais para atuar no setor.
Outras informações: (65) 3688-1224

Mato Grosso
Profissionais da linha de frente do combate à Covid-19 são vacinados no interior
Publicado
23 de janeiro de 2021 - 12:15
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) iniciou a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos profissionais que atuam na linha de frente de combate ao vírus nos oito Hospitais Regionais de Mato Grosso e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A imunização foi iniciada na mesma semana em que chegaram as primeiras doses da vacina no Estado.
Conforme prevê o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação, este é um dos grupos prioritários desta primeira fase de imunização.
A enfermeira Edileusa Regina Dutra, 41, foi a primeira profissional a ser vacinada no Hospital Regional de Colíder. Após 11 meses de luta contra o coronavírus e salvando vidas na unidade de saúde, ela finalmente pôde celebrar, na última quinta-feira (21.01), o nascer de uma esperança: a vacina.
“Fiquei feliz e agradecida a Deus pela oportunidade de estar aqui, na linha de frente desde o início da pandemia. Estamos juntos nessa batalha e agora ressurgiu uma nova esperança depois de muita luta, dores e perdas. Sou grata por essa oportunidade que me concederam”, comemora Edileusa, que há nove anos atua na unidade Regional de Colíder.
Quem também comemora o início da imunização entre os trabalhadores da saúde é a diretora do hospital, Mirian Alves Moreira. Ela recorda que muitos colegas de batalha perderam sua vida ao longo da guerra e em memória deles ela celebra essa nova fase. “Perdemos colegas, doamos nossas forças para atender cada paciente que necessitou dos nossos cuidados, deixamos nossas famílias de lado, muitas das vezes, e agora a sensação que paira é de proteção”, diz a Mirian.
Para a enfermeira do Hospital Regional de Cáceres, Lidiane Vignardi Correa, 42, além de esperança, o imunizante proporcionou a ela e sua equipe tranquilidade para realizar o trabalho com mais segurança. “Estamos felizes com a vacina que é um marco na história de nossa equipe, justamente por esse vírus estar causando tantos danos e traumas. Agora estamos ansiosos para que toda a população seja vacinada”, deseja a profissional, que há 18 anos trabalha no hospital.
No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a vacinação também já teve início, sendo a enfermeira Luciele Fernanda Benin a primeira profissional deste serviço a receber o imunizante. “Receber a vacina me dá a esperança de dias melhores, esperança de podermos voltar um dia à normalidade, de podermos trabalhar com um pouco mais de tranquilidade. Fico feliz de saber que o restante da população será vacina posteriormente”.
A vacinação contra a Covid-19 iniciou ainda nos Hospitais Regionais de Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Sorriso. Os profissionais dos Hospitais Estaduais Santa Casa, em Cuiabá, e Metropolitano, em Várzea Grande, também estão sendo imunizados.
O Estado recebeu do Ministério da Saúde, nesta primeira fase, 126.160 doses da vacina. Desse total, mais de 60 mil doses já foram distribuídas aos 16 polos regionais de saúde de Mato Grosso para imunizar os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, povos indígenas aldeados com mais de 18 anos, pessoas com deficiência e pessoas idosas com 60 anos ou mais que vivem em asilos e/ou instituição psiquiátricas.
Mato Grosso vai garantir as duas doses da vacina ao grupo prioritário compreendido nesta fase, sendo o prazo de 14 a 28 dias para a aplicação da segunda dose.
Mato Grosso
Governador e primeira-dama discutem ações de enfrentamento à violência contra a mulher
Publicado
23 de janeiro de 2021 - 10:21
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes se reuniram com a deputada federal Rosa Neide e representantes de diversas entidades e órgãos públicos que atuam na defesa dos direitos das mulheres. A reunião foi realizada nesta sexta-feira (22.01), no Palácio Paiaguás, e discutiu ações que possam contribuir no enfrentamento à violência contra a mulher em Mato Grosso.
Entre as medidas propostas estão a realização de campanhas publicitárias e de conscientização, que possam encorajar as mulheres a denunciarem, e trabalhar junto ao público masculino o ciclo da violência e todas as consequências. Também foram apresentadas sugestões quanto ao reforço da patrulha Maria da Penha, capacitação de todos os profissionais que atuam nas delegacias e na linha de frente do atendimento ao casos, bem como os jovens e adolescentes nas escolas.
“A violência doméstica é um tema extremamente sensível e precisamos cada vez mais dedicar atenção a ele. Denunciar, colocar luz neste problema é o primeiro passo para enfrentar e resolver. Iremos desenvolver campanhas de conscientização, de educação, utilizando vários mecanismos para que nós possamos alertar aos homens do risco que eles correm e que este é um ato de covardia”, ressaltou o governador Mauro Mendes.
A defesa dos direitos das mulheres têm sido uma das prioridades da primeira-dama Virginia Mendes. O combate à violência doméstica e sexual em Mato Grosso foi uma de suas principais bandeiras assumidas. Além da inauguração da Delegacia da Mulher 24 horas, a primeira-dama também lidera ações e campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres dentro dos órgãos públicos.
“Com certeza unidos somos mais fortes e iremos mais longe. Essa reunião é uma convergência de todos que buscam efetivamente trabalhar para reduzirmos esses índices tão alarmantes de violência contra a mulher em Mato Grosso. Inauguramos a Delegacia da Mulher 24 horas, foi um grande passo, mas precisamos avançar e continuar atuando com foco especial na prevenção e na mudança cultural e este será o próximo passo”, frisou a primeira-dama Virginia Mendes.
De acordo com a deputada federal Rosa Neide o combate é um eixo que deve ser trabalhado desde à infância e em todos os ambientes de convivência.
“Reunimos aqui uma representação muito forte de pessoas que lutam para que a gente diminua a violência doméstica no Estado. Neste período de pandemia os índices subiram e nós precisamos que a mulher seja respeitada dentro e fora de casa, e por todos que fazem parte do convívio, seja marido, filho, irmãos, pais, etc. O governador fez encaminhamentos, discutiu projetos e isso é muito importante”, pontuou a deputada federal Rosa Neide.
Também participaram da reunião o juiz da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar, Jamilson Haddad, a presidente do Conselho Estadual da Mulher, procuradora Glaucia Amaral, a delegada Delegacia da Mulher de Várzea Grande, Mariel Antonini Dias, o diretor-adjunto da Polícia Judiciária Civil, Gianmarco Paccola, a defensora pública, Tânia Matos, a promotora de Defesa da Mulher, Elisamara Sigles Portela, a 1ª Tenente PM da Patrulha Maria da Penha, Denyse Alves, o secretário-adjunto de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc), Kennedy Dias, a presidente da Comissão de Direito da Mulher da OAB-MT, Clarissa Lopes, a presidente da OAB subseção de Várzea Grande, Flávia Moretti, a coordenadora regional do Compliance Women Commitee e vice-presidente da Comissão de Compliance da OAB-MT, Luciana Serafim, e a coordenadora de Direito da BPW Várzea Grande, Ariana Paim.

Fez no Paint? Site do Exército mostra militares com máscaras desenhadas

Cidade de Deus: menino de 9 anos está desaparecido há seis dias

Veículos batem de frente e provocam acidente na Ismael do Nascimento

Autoridade francesa recomenda adiar a segunda dose de vacina

Em parceria com Butantan, MC Fioti lança funk em apoio à vacina; confira
Polícia


Rotam prende suspeitos e recupera dois veículos roubados em Primavera do Leste
Uma equipe da Rotam prendeu na noite desta sexta-feira (22.01), quatro homens por receptação, no bairro 1º de Março, na...


Trabalho integrado identifica motoristas embriagados, poluição sonora e trafico de droga em Sinop
A operação Quintum Praecptum envolveu várias unidades do 11º BPM de Sinop (a 500 km de Cuiabá) e equipes da...


Dois foragidos por homicídio são capturados em Várzea Grande e Nobres
Policiais da Rotam e da 15ª Companhia de Força Tática capturaram na sexta-feira (22.01), dois procurados da justiça por crime...
Mato Grosso


Profissionais da linha de frente do combate à Covid-19 são vacinados no interior
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) iniciou a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos profissionais que atuam na linha de...


Governador e primeira-dama discutem ações de enfrentamento à violência contra a mulher
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes se reuniram com a deputada federal Rosa Neide e representantes de...


Cuiabá Esporte Clube representará Mato Grosso na série A do Brasileirão
O Cuiabá Esporte Clube vai representar Mato Grosso na Série A do Campeonato Brasileiro de 2021. Com 61 pontos e o...

Política MT


Lúdio Cabral recomenda ao governador quarentena obrigatória em todo o estado
Deputado Lúdio Cabral requereu medidas de restrição de circulação de pessoas Foto: Ronaldo Mazza O deputado estadual e médico sanitarista...


Peixoto de Azevedo terá uma nova escola no bairro Nova Esperança
Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) e a prefeitura de Peixoto...


ALMT apoiará compra direta de vacina, afirma primeiro-secretário
Segundo Russi, existe a possibilidade de recursos disponíveis para a compra da vacina Foto: MAYCON FALCONY / ASSESSORIA DE GABINETE...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra16 de janeiro de 2021 - 18:20
Morre o professor tangaraense Adavilso Parpineli, vítima de COVID-19
-
Tangará da Serra18 de janeiro de 2021 - 18:26
Mais um pioneiro morre vítima da COVID-19 em Tangará da Serra
-
Cidades18 de janeiro de 2021 - 13:48
Homem morre em acidente na Serra dos Parecis
-
Tangará da Serra19 de janeiro de 2021 - 11:32
Carro atropela quatro pessoas em motocicleta; Jovem tem ferimento grave
-
Tangará da Serra19 de janeiro de 2021 - 17:29
Médico Eli Ambrósio é 1º tangaraense a tomar vacina contra COVID
-
Mulher16 de janeiro de 2021 - 17:49
Azulejos na decoração: 7 dicas para deixar o ambiente mais moderno
-
Cidades20 de janeiro de 2021 - 18:03
PM apreende envolvidos em pesca predatória em plena piracema
-
Tangará da Serra20 de janeiro de 2021 - 17:16
Mulher denuncia golpe aplicado no Instagram em Tangará da Serra