Cidades
Ministro da Educação pede mais atenção ao cidadão e aos municípios
O ministro da Educação, professor Ricardo Vélez Rodríguez, participou, nesta quinta-feira, 31, da solenidade de posse do novo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo Ferreira. Na cerimônia, que também contou com a presença do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, e do ex-presidente da Ebserh, Kléber Morais, o ministro ressaltou a necessidade de atentar mais para o cidadão brasileiro e os municípios.
“É uma missão grandiosa. Ferreira tem um exército para coordenar de 54 mil colaboradores em 40 hospitais universitários que atendem toda a população brasileira. Hoje, a empresa tem uma crise de crescimento, mas com coragem e patriotismo, Ferreira fará um primoroso trabalho. Vamos pensar no cidadão e nos municípios”, afirmou o ministro, que ainda reforçou a satisfação em empossar o general Oswaldo Ferreira pela excelência em seu currículo e coragem de aprimorar o trabalho exercido pelos hospitais universitários do país.
Após fazer uma breve contextualização histórica de como surgiram os primeiros hospitais universitários no mundo, professor Ricardo Vélez Rodríguez reiterou o papel relevante que essas instituições têm para a educação e a saúde da população. “As pessoas procuram os hospitais universitários em busca de cura. Há uma confiança das pessoas nessas instituições. Um sentimento de salvação. Nascemos marcados pelo conhecimento médico em prol da sociedade”, completou.
Na transmissão do cargo, o novo presidente da Ebserh, general Oswaldo Ferreira, ressaltou que sua missão será olhar para o cidadão, para os municípios, aqueles que depositam confiança nas instituições que representamos. Segundo Ferreira, sua gestão será calçada na atenção à saúde, formação e aperfeiçoamento de profissionais. “Minha prioridade será também continuar as obras em andamento e retomar as paralisadas que aprimoram as instalações precárias que nos deparamos hoje. Há de ser um investimento contínuo e qualificado”, pontuou o novo presidente.
Natural de Juiz de Fora (MG), Oswaldo Ferreira tem 68 anos e seguiu a carreira militar pelo Exército Brasileiro, ao qual serviu por 45 anos. É engenheiro, mestre em Aplicações Militares e doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares. Como general, implantou o Comando Militar do Norte, quando criou o Colégio Militar de Belém. Foi o responsável pela condução das discussões sobre infraestrutura do governo do presidente Jair Bolsonaro.
ducação – Sobre os desafios da educação, Vélez enfatizou que é necessário se adaptar e conversar com as tecnologias, bem como aplicá-las, principalmente, nos ensinos básico e fundamental. “Nosso filhos e netos estão plugados em smartphones e outros aparelhos dia e noite. Temos que resgatar o interesse de milhões de adolescentes que largaram a escola no Brasil. Temos de estar inseridos nessa nova linguagem de ensinar. Não precisa brigar com a tecnologia. Temos de buscar um conhecimento dinâmico”, reforçou.
Brasil futuro – Em um discurso entusiasmado, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, destacou as principais missões da atual gestão e valorizou a qualidade da gestão pública para enfrentar esses desafios. “Pesquisas e pesquisas divulgadas ao longo desses anos demonstrando o péssimo desempenho do ensino brasileiro em rankings internacionais. Parem de fazer pesquisas mensais. Colham resultados a longo prazo. O país precisa de uma nova gestão eficiente e duradoura. Vamos trabalhar para mudar esse cenário. Vamos ter orgulho do nosso país. Ou resgatamos o nosso patriotismo ou seremos liquidados”, ressaltou Heleno.
Missão cumprida – Á frente da Ebserh por 2 anos e 9 meses, Kléber Morais afirmou deixar o cargo com o sentimento de dever cumprido. “Avançamos muito em um trabalho relevante para a saúde brasileira, bem como para a pesquisa, ensino e extensão do país. A gestão foi pensada para melhorar a saúde pública. Tive uma missão à frente da Ebserh e estou muito feliz com a continuidade do trabalho ser realizada por Oswaldo Ferreira”, afirmou Morais.
Ebserh – Estatal vinculada ao MEC, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada em 2011, atua na gestão de 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Cidades
Chico Guarnieri propõe Portal de Obras para divulgação de informações sobre obras públicas

Foto: JL Siqueira/ALMT
O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) apresentou um Projeto de Lei para criação de um Portal de Obras de Mato Grosso, plataforma online destinada a fornecer informações detalhadas sobre as obras públicas em execução, previstas ou concluídas pelo governo do Estado.
O controle das obras será acessível a todos os cidadãos através da internet.Serão disponibilizadas informações como localização geográfica em mapa interativo, órgão responsável pela execução do projeto, descrição da obra, data de início e conclusão, valores de orçamento, justificativas para eventuais atrasos, contratados responsáveis, relatórios realizados, fotos atualizadas, além de links para legislações e documentos relacionados.
O Poder Público já conta com paineis de monitoramento, como o mapa de obras do Sinfralog e também o Geo-obras do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Todavia, a proposta apresentada no dia 19 de março, tem o objetivo de ampliar as informações que são disponibilizadas sobre os projetos executados pela gestão estadual.
“Esse Portal vai possibilitar o livre acesso dos cidadãos a informações sobre o andamento, os custos e a execução das obras públicas, garantindo assim, e facilitando, o maior controle social e fortalecendo a confiança da população na administração pública. Essa ferramenta vai promover a eficiência e otimização dos recursos públicos”, destacou o parlamentar.
Cidades
Morre bebê de grávida que foi mantida viva por aparelhos em MT
Morreu na madrugada deste sábado (25), em menos de 24 horas após o parto, o bebê da jovem Joyce Sousa Araújo, de 21 anos, que estava sendo mantida viva por aparelhos na Santa Casa de Rondonópolis, a 456 km de Tangará da Serra, após ter sofrido um aneurisma no dia 20 de dezembro e ter morte cerebral decretada no dia 1º de janeiro.
O recém-nascido era um menino e foi batizado com o nome de Adryan Miguel Sousa Borges. Ele nasceu com 900 gramas na manhã de sexta-feira (24) e em seguida foi encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
Em nota, a Santa Casa lamentou o ocorrido e disse que foram empregados todos os recursos para que a criança tivesse as melhores chances, no entanto, a prematuridade extrema tornou o quadro irreversível.
Os aparelhos que mantinham a mãe viva foram desligados logo depois do nascimento de Adryan e o corpo dela está sendo encaminhado para a cidade Araguaína, no Tocantins, onde o casal vivia antes de se mudar para Mato Grosso. O corpo da criança será transferido em breve e será sepultado junto com a mãe.
Fonte: G1/MT
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Homem morre prensado por carreta em acidente de trabalho em Tangará
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Morador é rendido e forçado a fazer transferências via pix durante assalto em Tangará
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Homem condenado a 14 anos por homicídio é preso pela Polícia Civil em Tangará
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Padrasto é preso após espancar esposa e enteados com cabo de vassoura em Tangará
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Motorista fica em estado grave após bater carro em poste no Anel Viário de Tangará
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Idoso de 67 anos é preso acusado de abuso e aliciamento de adolescentes em Tangará
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Trinca Sombria: DERF prende 2 envolvidos em roubo com brutalidade em Tangará
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Flagrado com drogas e balança de precisão, jovem é preso pela PM na Vila Goiás