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Carros e Motos

Mercedes-AMG GLA 45 tem o motor 4 cilindros mais potente do mundo

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Geralmente quando se fala em SUV, logo vem na imaginação um carro alto, grande e com nenhum apelo esportivo. Hoje a moda é ter um SUV, especialmente apreciado pelas mulheres. Mas e se este SUV foi um super esportivo ? É isso que acontece com a Mercedes-AMG GLA 45. A concepção do carro é de SUV
, mas a AMG, divisão de performance da Mercedes, pegou o carro e o transformou em um esportivo puro, fabricando especialmente para ele o motor de quatro cilindros mais potente do mundo.

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Já imaginou um motor deste tamanho gerando mais de 380 cavalos de potencia ? É isso o que acontece com este  Mercedes-AMG GLA 45
que nós testamos por rodovias e cidades do interior de São Paulo. Mas a versão AMG é apenas a top de linha da GLA, que em suas versões mais normais é fabricada também aqui no Brasil.

Ao ligar o motor já dá para sentir a potencia da máquina só pelo ronco que sai dos escapamentos. Daí é só escolher o modo de direção e pisar fundo, sempre respeitando os limites das estradas, é lógico. É gostoso demais dirigir a AMG GLA 45 e por ser um SUV, mesmo esportivo, tem muito espaço para todos os passageiros, inclusive os do banco traseiro.

Agora vamos conhecer um pouco mais deste carrão, compacto, esportivo. Maior presença visual e uma sensação de robustez são marcas do novo Mercedes-Benz GLA. Segundo modelo mais vendido da Mercedes-Benz no Brasil, o utilitário esportivo, lançado no País em 2014, conquistou uma extensa gama de clientes, em que se destacam consumidores jovens e com estilo de vida dinâmico. Mas também tem a sua versão super esportiva, a AMG, preparada na Alemanha que completa a linha GLA com os modelos que são fabricados no Brasil.

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O novo GLA ganhou um reforço nos elementos de design interior e exterior, além de passar por uma atualização em sua configuração. A evolução visual do SUV levou a um considerável ganho em termos de presença, impressionando por uma linguagem mais agressiva. A família é oferecida no Brasil em cinco versões: GLA 200 Style, GLA 200 Advance
, GLA 200 Enduro, GLA 250 Sport. 

Entenda o Mercedes-AMG GLA 45


Mercedes-AMG GLA 45: diferente de qualquer outro SUV de sua categoria
Divulgação

Mercedes-AMG GLA 45: diferente de qualquer outro SUV de sua categoria

A GLA tem vários modelos e versões. Todos os modelos GLA 200 possuem motor 1.6 de 156 cavalos. Já a versão 250 é equipada com um motor de 2 litros e 211 cavalos de potencia. Todas também contam com câmbio de dupla embreagem com sete marchas, o que é um dos pontos fortes do modelo.

A versão de alta performance, AMG GLA 45 4Matic, tem o motor de quatro cilindros mais potente do mundo, que oferece nada menos do que 381 cavalos de potencia. Para isso, é equipada com um câmbio AMG Speedshift DCT de 7 velocidades.

Desde sua chegada ao mercado, a Mercedes-Benz GLA tornou-se um modelo de sucesso em um segmento que ajudou a criar e redefinir. O utilitário com design esportivo, ágil dirigibilidade e muita versatilidade para o uso cotidiano trouxe novos ares ao seu segmento de mercado e nele se estabeleceu como um dos maiores destaques em todo o mundo. Além do Brasil, o GLA tem tido sucesso especial nos mercados da China, EUA, Alemanha e Grã-Bretanha.

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A Mercedes-Benz AMG GLA 45 vem com vários equipamentos de série que não são encontrados na maioria de outros modelos que atuam neste mesmo segmento do mercado. O acabamento do painel é em preto e vermelho, escapamento esportivo, ajuste elétrico dos bancos com memória, soleiras iluminadas nas portas dianteiras, freios AMG com pinças vermelhas, que também é a cor dos cintos de segurança. Integração android e apple carplay para smartphones, assistente ativo de estacionamento com parktronic, volante AMG, airbags laterais de janela e para os joelhos do motorista, sensor de chuva, teto solar elétrico panorâmico e monitoramento de pressão dos pneus.

A suspensão do AMG GLA 45 é esportiva e o carro tem quatro modos de direção. O confortável, o esportivo normal, o esportivo super e o individual, onde o motorista programa a maneira que gosta de dirigir. E no kit visual AMG estão as rodas de 20 polegadas e raios múltiplos.

Como itens de série estão os bancos esportivos, computador de bordo, conectividade via bluetooth, freio de estacionamento elétrico, freios adaptative brake, controle eletrônico de estabilidade, distribuição eletrônica da força de frenagem, sistema anti-bloqueio de freiosm controle de tração na aceleração, tração eletrônica em cada roda, assistente de freio, assistente de partida em rampa e isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

Mas toda esta tecnologia tem um preço, e salgado. Se você está disposto a ter tudo isto em um Mercedes-AMG GLA 45
,  então prepare o bolso, pois o carro custa cerca de 400 mil reais.

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F-150 Lightning será a primeira picape elétrica Pace Car da Nascar

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F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana
Divulgação/Ford

F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana

A Ford anunciou nesta quarta-feira que o Pace car da etapa da Nascar em Martinsville será um carro  elétrico. A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da montadora de Detroit a comandar uma prova da categoria.

Fazendo oposição ao motor V8 de 5.8L que equipa os modelos da Nascar e geram entre 550 e 670 cv, dependendo da configuração, a F-150 Lightning possui dois motores elétricos que combinam para 563 cv e 107 kgfm de torque, e o Vice Presidente de veículos elétricos da marca, Darren Palmer, espera que os torcedores da Ford fiquem impressionados com a picape:

“Mal podemos esperar aos nossos fãs do que a F-150 Lightning é capaz. Fazendo 0 a 100 km/h em 5 segundos, acredito que vamos chamar alguma atenção na pista.”

A versão elétrica da F-150 vem sendo um grande sucesso para a montadora, tendo sido realizados quase duzentos mil pedidos de reserva desde que o modelo foi revelado, em maio de 2021. A montadora até revelou que irá aumentar a produção da F-150 Lightning de 40 mil unidades por ano para 150 mil até o meio de 2023.

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“A resposta dos consumidores à picape Lightning foi tão positiva que decidimos trazer o modelo para um evento da Nascar. Sabemos que quem estará presente adora caminhonetes e estamos confiantes que vão gostar ainda mais quando assistirem a F-150 Lightning liderando o pelotão”, disse Jeannee Kirkaldy  Gerente de Marketing de competições da Ford Performance .

A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da Ford a servir como Pace Car em uma prova da Nascar. O primeiro foi o Focus EV, de 141cv que comandou a etapa de Richmond, em abril de 2012, mais recentemente o Mustang Mach-E comandou a prova de Talladega no ano passado.

A etapa de Martinsville da Nascar Cup Serie s acontecerá no sábado (9) às 20h30 e será transmitida para o Brasil no canal Bandsports na TV fechada.

Fonte: IG CARROS

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Conheça os padrões de conectores para carregar um carro elétrico

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento
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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento

Ao dirigir um carro elétrico, o motorista sempre ficará atento à autonomia do veículo e à localização dos eletropostos pelo trajeto já que achá-los pode não ser tarefa tão simples, ainda mais com pouca autonomia no carro. Mas além dessas preocupações, ao chegar aos pontos de carregamento surge mais uma: O conector do posto é compatível com meu carro?

Antes de apresentar os tipos de plugues disponíveis, é necessário entender primeiro o tipo de corrente elétrica que cada estação de recarga fornece. Correntes elétricas são o movimento de elétrons através de um material condutor, que se movem a fim de equilibrar a diferença de potencial elétrico entre as extremidades.

Existem dois tipos de correntes elétricas: Correntes alternadas e correntes contínuas . Basicamente, o que define o tipo de corrente é a movimentação das partículas, na corrente contínua os elétrons se movem apenas em um sentido, enquanto na corrente alternada, o movimento é variável.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos
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Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos

Existem os carregadores AC e DC (Corrente Alternada e Corrente Contínua, em inglês). O tipo mais comum é o AC, de corrente alternada. Esse tipo de corrente é mais fácil de ser transportado pela rede elétrica, por isso é o utilizado nas residências e na maioria dos eletropostos.

Ao conectar um carregador AC no seu carro elétrico o tempo de recarga será longo, pois a corrente alternada é convertida em corrente contínua dentro do próprio carro, que é o tipo utilizado pelas baterias.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos , e ao ser conectado no veículo a energia vai diretamente para as baterias, reduzindo assim o tempo gasto para recarregar o veículo.

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos, cada continente tem um formato. Sobre cada um deles, a reportagem de iG Carros conversou com Tiago Garcia, youtuber e dono do canal “Meu Carro Elétrico”.

1 – J1772 e CCS1

O Padrão J1772 é regulamentado pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e busca simplificar os conectores de carregamento  de elétricos. Esse padrão é utilizado na América do Norte e Japão. A partir deste modelo nasceu o padrão CCS1 de carregamento em corrente contínua (DC), ambos são muito similares, mas o padrão para recarga rápida possui dois conectores extras, específicos para a corrente contínua.

2 – CHAdeMO

Apesar do padrão de recarga em corrente alternada japonês ser o mesmo do norte-americano, o sistema de carga rápida é diferente. O modelo é fabricado desde 2009 e foi pioneiro na eletrificação dos modelos japoneses, é utilizado somente no mercado asiático e alguns veículos como os modelos da Tesla que são importados vem com o adaptador.

3 – Mennekes e CCS2

O padrão europeu é o mais comum de ser encontrado no Brasil , já que muitos veículos elétricos disponíveis aqui são importados do Velho Continente. O padrão tem esse nome devido à empresa que o fabrica. Assim como no modelo norte-americano , a entrada de carregamento rápido é apenas uma adaptação da entrada comum, o que facilita na hora de realizar a recarga rápida.

4 – GB/T

O maior mercado de carros elétricos do mundo tem seu próprio padrão de carregamento. Além da China o padrão GB/T é utilizado também na Índia. É o modelo encontrado nos carros elétricos vendidos pela JAC no Brasil, mas a marca disponibiliza o adaptador que converte o europeu dos eletropostos para o chinês encontrado no veículo. Mas vale atenção: apesar de ter o mesmo nome para as versões de corrente contínua e alternada, os encaixes não são os mesmos.

5 – Tesla

O último padrão disponível é o desenvolvido pela fabricante estadunidense Tesla. O modelo da empresa de Elon Musk não diferencia corrente alternada de corrente contínua, o que fará a diferença da velocidade é o ponto de recarga. Os modelos da Tesla disponíveis no Brasil podem enfrentar dificuldades ao utilizar os postos de carga, por serem importados independentemente, o padrão encontrado no carro será o do país de origem do carro.

No Brasil o padrão mais comum é o mesmo utilizado na Europa, tanto para recargas de corrente alternada quanto de corrente contínua. Um padrão global de carregadores elétricos poderia facilitar a vida das montadoras que importam seus veículos elétricos ao redor do mundo e também dos compradores, que não precisariam ter mais dúvidas.

Fonte: IG CARROS

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