conecte-se conosco


Culinária

Menu-degustação com o chef Marcelo Cotrim promete uma experiência gastronômica inesquecível no Tatu a Lenha, neste sábado (30)

Publicado

Experiência sensorial! O restaurante gourmet Tatu a Lenha, recebe uma das estrelas da gastronomia Mato-grossense neste sábado (30) às 20h00, para um menu-degustação em Tangará da Serra.

Será uma oportunidade única para conhecer o trabalho autoral do chef Marcelo Cotrim, que vai apresentar no evento, toda a expressão da técnica, pesquisa e criatividade, composta por uma grande variedade de ingredientes e com tudo que um menu-degustação tem direito: couvert; entrada; prato frio, prato principal e sobremesa. O público poderá saborear um cardápio regional, que é a assinatura dele, inclusive, o famoso bolo da dona Eulália, figura cuiabana premiada, a manteiga de cambaru, uma castanha do cerrado, farofa de peixe, pequi, canjinjin e maxixe.


Marcelo Cotrim, de 35 anos é um dos participantes do primeiro reality de gastronomia da Globo. O “Mestre do Sabor”, promete despertar diversas sensações à mesa com um menu- degustação, recheado de surpresas e pratos autorais, para uma experiência gastronômica inesquecível. Para mais informações, entre em contato pelo Fone: (65) 9949-2300, falar com Tatu.

Comentários Facebook
Leia mais:  ‘Operação Manakin Aven’ prende 78 pessoas, apreende drogas, armas e recupera veículos em Tangará da Serra

Culinária

Carne está cara? Use o ceviche – queridinho de Kate Middleton – para emagrecer

Publicado

por

source

Você sabia que o ceviche, além de delicioso, pode te ajudar a emagrecer rapidamente e com saúde? A inserção do prato peruano – feito com peixe cru e limão – traz benefícios aprovados, inclusive, pela duquesa Kate Middleton, que utilizou o prato, um dos seus preferidos, na dieta para perder peso após a gravidez.

Leia mais: estas são as 3 melhores dietas para perder peso de acordo com ranking mundial

ceviche
shutterstock

Tradicional e delicioso, o ceviche pode ser grande aliado da dieta

No Brasil, a receita voltou a ganhar atenção dos nutricionistas após a alta recente no preço da carne vermelha, que rende uma atenção especial aos peixes por uma questão de economia e, nesse caminho, possibilita preparos criativos do pescado, como o ceviche .

Leia mais: Por que a sua dieta não está dando certo? 

De acordo com a nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrição, um dos maiores benefícios da dieta – que propõe o consumo do prato de duas a três vezes por semana – é “a ideia é diminuir a absorção de gordura dos lanches mais calóricos com o consumo do peixe , que traz sociedade, e do limão, que acelera o metabolismo e ajuda em vários aspectos”.

Com essa combinação, a promessa é de uma refeição leve , desintoxicante e principalmente pouco calórica, já que uma porção de ceviche conta com apenas 140 calorias. “Para um emagrecimento saudável, porém, é importante lembrar que não estamos falando de uma dieta restritiva, mas de uma mudança de hábitos”, diz a nutricionista.

Leia mais:  ‘Operação Manakin Aven’ prende 78 pessoas, apreende drogas, armas e recupera veículos em Tangará da Serra

Ou seja, para Edvânia, comer mais peixes e alimentos crus durante a semana e trazer o prato para o nosso cotidiano faz muito bem, mas a dieta não deve ser um cronograma obrigatório a ser seguido. “O que acontece nesse tipo de modelo é que, por não conseguir incorporar nas suas vidas, as pessoas acabam abandonando e engordando novamente”, comenta.

Leia mais: Dieta saudável: afinal, o que você deve fazer no seu dia-a-dia

Quais cuidados eu devo tomar na dieta do ceviche?

Se você pretende inserir o preparo de peixes crus na sua dieta, porém, é importante prestar atenção em alguns pontos importantes, como higiene e armazenamento do pescado. De acordo com Edvânia, “o peixe pode ser um alimento perigoso pois tende a esconder facilmente algumas características quando está estragado. Ou seja, por fora pode parecer fresco, mas está fora da validade”, diz.

Por isso, a profissional alerta: “A partir da compra, o peixe fresco tem 24h de validade e deve ser consumido antes disso”, diz. Também existe o risco da contaminação por mercúrio, concentração de metal muito comum nos pescados e que, em excesso, pode fazer mal aos humanos.


Como preparar o ceviche?

Simples, gostoso e cheio de tradição, o ceviche pode ser feito em poucos minutos e longe do fogão. Entre os temperos mais utilizado, estão alguns que também combinam ótimas propriedades desintoxicantes, como a pimenta, coentro e cebola roxa, mas nada te proíbe de inovar no preparo.

Leia mais:  Tangaraense é diagnosticado com hantavirose após duas semanas em coma

No canal iG Receitas, há algumas opções do prato, que possui versões diferentes e saudáveis:

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
Continue lendo

Culinária

Picolé de cerveja é criado por empresas pernambucanas e vira aposta para verão e carnaval

Publicado

Duas opções gastronômicas para refrescar o calor viraram, em 2020, um único produto: picolé de cerveja. Curiosa, a criação pernambucana mistura a textura de um picolé com o aroma e sabor de uma cerveja artesanal. Ela é uma aposta de duas empresas do estado para o verão e as prévias carnavalescas.

Desde a ideia até a criação do primeiro protótipo, as duas companhias levaram sete dias. Depois de quatro meses e outros dois picolés experimentais, a versão final passou pelo crivo de um comitê de inovação, formado por especialistas em sorvete e cerveja, até ser lançada pelas marcas Frisabor e Ekäut.

A escolhida foi uma cerveja American IPA (India Pale Ale), tipo encorpado da bebida, com sabor frutado e amargor alto. “Durante os testes, fizemos experiências com várias cervejas de vários tipos até chegarmos no rótulo atual. Colocamos uma base neutra e deixar o sabor da cerveja mais forte. Chegamos ao resultado de cerveja no palito”, afirmou o gerente industrial da Frisabor, Ricardo Bicalho.

Sem leite ou outro produto de origem animal na composição, o picolé também é vegano. “Percebemos que a base de leite mascarava um pouco o sabor da cerveja, então decidimos tirar para preservar o sabor. É uma criação que tem como alvo o público cervejeiro”, afirmou o diretor executivo da Ekäut, Diogo Chiaradia.

Com 3,25% de teor alcoólico, o picolé é liberado apenas para maiores de 18 anos. “O nosso foco grande é no verão e no nosso carnaval, mas no Nordeste, o picolé tem uma sazonalidade muito menor do que no Sudeste, porque a gente tem verão o ano inteiro, praticamente. Então é um produto que vai perdurar o ano inteiro”, afirmou Charadia.

Leia mais:  PM segue com a Operação 'Aqui Estamos I' até o fim de outubro em Tangará da Serra

Após a produção do primeiro lote, a expectativa é que o consumidor possa encontrar o produto em sorveterias e na cervejaria a partir do dia 9 de janeiro, pelo preço de R$ 7. “Já estamos pensando nos próximos produtos a partir da parceria”, afirmou o diretor geral da Frisabor, Gustavo Neves.

Fonte:G1PE

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana