conecte-se conosco


Nacional

Menino de 9 anos consegue cirurgia auditiva para mãe com cartinha ao Papai Noel

Publicado

source
papai noel arrow-options
Reprodução/TV Tem

Mãe e filho receberam o ‘presente de Natal’ antecipado graças à cartinha endereçada ao Papai Noel.

Com apenas 9 anos, Rafael Yoshio Shiraishi conseguiu uma cirurgia auditiva para a mãe Andrea Cristina Toledo Luís por meio de uma carta enviada ao Papai Noel . Ao invés de brinquedos, eletrônicos, roupas e viagens, a criança pediu que o ‘bom velhinho’ ajudasse a remover os tumores dos ouvidos da mãe. 

Leia mais: Médico e enfermeira são sequestrados para socorrer baleado em Paraisópolis

“Querido Papai Noel. Fui um bom aluno, sempre tirei notas boas, mas esse ano, eu não quero pedir presente para mim. O meu presente é para alguém muito especial”, iniciou o pedido. A carta foi feita por Rafael e postada nas redes sociais e dois dias depois da publicação, que viralizou na internet, um hospital entrou em contato com a mãe do garoto para agendar a consulta. 

Os tumores de ouvido são tratados por Andrea há 14 anos. Duas cirurgias foram feitas para retirar os colesteatomas, mas o problema voltou. Hoje, andrea perdeu 80% da audição devido ao problema. “Eu estava querendo que minha mãe não perdesse a audição por completo e continuasse ouvindo a voz do meu irmão e a minha voz”, contou Rafael. 

“Ele falava, falava, e eu não conseguia entender. Aí chegou um momento em que eu tive que falar para ele: ‘Rafa, fala olhando para a mamãe. E fala devagar, pausadamente, para eu poder ler os seus lábios quando eu não escutar o que você fala’”, disse Andrea ao G1.


Leia também: Carlos Bolsonaro compartilha vídeo que acusa Witzel de tramar contra Bolsonaro

Leia mais:  Mulher é morta a tiros pelo noivo por ‘dar muita atenção’ ao filho de um ano

A cirurgia de remoção do tumor ficou marcada para o dia 23 de dezembro, muito antes do previsto para um presente de Natal. Rafael disse que ficou muito emocionado e que chorou de alegria. 

O segundo ouvido de Andrea só vai passar pelo procedimento cirurgico quando o primeiro estiver totalmente recuperado. Os médicos alegaram que depois do processo, será feita uma avaliação para saber se um implante será necessário para na recuperação da audição .

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook

Nacional

Serviço Geológico lança mapa online sobre áreas de risco no país

Publicado

por

source

Agência Brasil

Deslizamento de terra arrow-options
Reprodução/TV Globo

Deslizamentos de terra são comuns quando há chuvas intensas

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou uma plataforma interativa que reúne informações sobre áreas com alto risco e muito alto risco de deslizamentos de terra, inundações, enxurradas e quedas de rocha, em mais de 1.600 municípios brasileiros. O serviço é um mapa online e contém uma base de dados que pode ser usada por gestores nacionais, estaduais e municipais, como as defesas civis de cada região, além da comunidade acadêmica, empresas privadas e a sociedade.

Leia também: Número de mortos por causa das chuvas em MG sobe para 37; 17 mil estão sem casa

Segundo a chefe da Divisão de Geologia Aplicada da CPRM, Sandra Fernandes, que coordena o trabalho de mapeamento de áreas de risco no país, o serviço é um visualizador que funciona como se fosse um mapa online .

“O mapa contém todas as informações que foram levantadas pelo Serviço Geológico do Brasil de 2012 até agora, referentes às condições de risco geológico, suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundação e mapeamento de perigo de movimentos gravitacionais de massa”, disse Sandra.

O mapa online mostra as áreas que apresentam condições de risco alto e muito alto nas regiões urbanas e delimita em campo, com base no número de moradias e de pessoas ali residente, quais são os processos que podem ocorrer em cada área. O mapa tem atualização constante e indica a quem o consulta se na área em pesquisada é considerada “de risco alto ou muito alto e se é propensa ou não para ocorrências que podem gerar risco”, explicou Sandra.

Leia mais:  Witzel diz que investigação sobre morte de Marielle está próxima de desfecho

Os mais de 1.600 municípios que constam do mapa localizam-se em 25 estados – estão de fora apenas Mato Grosso, onde o mapeamento ainda não foi feito, e o Rio e Janeiro, onde o trabalho é feito pelo Serviço Geológico do Estado do estado.


“É um número crescente”, afirmou a chefe da Divisão de Geologia Aplicada da CPRM. Ela informou que, anualmente, é feita uma programação com o governo federal com foco em uma setorização em novos municípios ou na revisitação àqueles em que o levantamento começou, entre os anos de 2012 e 2014. “Isso porque a condição de risco é dinâmica e vai se modificando à em que aumenta a densificação urbana, ou quando o próprio município faz alguma modificação, seja estrutural, com obras de contenção,ou até mesmo não estrutural, para saber lidar com a condição de risco do município”, explicou.

Leia também: No Espírito Santo, chuvas já causaram a morte de oito pessoas

O acesso ao programa é feito pelo site do Serviço Geológico do Brasil. Pelo sistema de busca, o usuário pode localizar o município de seu interesse e, nos menus que se encontram no final do mapa, filtrar e cruzar dados sobre os produtos cartográficos elaborados pela CPRM.

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Instituto diz que água em estação de tratamento está ‘de acordo com os padrões’

Publicado

por

source
Reservatório de água de Guandu arrow-options
Divulgação/Cedae

Cedae está com dificuldades em normalizar a situação da água no Rio de Janeiro

O Instituto Estadual de Ambiente (Inea) informou, em nota divulgada neste sábado, que, apesar do cheiro, cor e sabor estranhos, a água que é coletada na estação de tratamento do Guandu, gerenciada pela Cedae , está “de acordo com padrões estabelecidos”. Segundo o Inea, o laudo foi realizado a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

Leia também: Minas Gerais decreta situação de emergência em 47 cidades por causa das chuvas


“Os resultados mostram que a qualidade da água para tratamento convencional, visando o abastecimento público está de acordo com os padrões estabelecidos pela Resolução Conama 357/2005″, diz a nota.

Leia também: No Espírito Santo, chuvas já causaram a morte de oito pessoas

O MP-RJ informou que será criado um Grupo de Trabalho da Secretaria Estadual de Saúde (SES) com as vigilâncias municipais, num prazo de até sete dias, para dar continuidade à análise da potabilidade da água tratada pela companhia. Também serão realizadas reuniões com órgãos ambientais e de vigilância para tratar dos problemas relacionados à água distribuída na Região Metropolitana da cidade.

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Leia mais:  Governo Bolsonaro escala militar para coordenar redes sociais após polêmicas
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana