conecte-se conosco


Política MT

Max Russi participa de mutirão da cidadania "VG + Ação" no Água Vermelha

Publicado

Foto: JOSÉ MARQUES / ASSESSORIA DE GABINETE

O deputado Max Russi (PSB) participou da primeira edição do "VG + Ação", em parceira com a Rádio Estação VG, que promoveu um mutirão da cidadania no bairro Água Vermelha, em  Várzea Grande. O evento, que  aconteceu no último sábado (24) na escola municipal Honorato Pedroso de Barros, teve a articulação do parlamentar, junto ao governo do Estado, e levou 28 serviços gratuitos a famílias de baixa renda da região.


Conforme a gestora pública Marciane Bustamante, que também esteve a frente de toda a organização, mais de 1000 pessoas foram contempladas com os atendimentos oferecidos. "Essa idéia que surgiu a partir da união de um grupo de amigos e assim agregamos muitas parcerias. O deputado Max Russi foi um dos nossos grande parceiros", explicou.

Ainda de acordo com Marciane, foram ofertados gratuitamente: Confecção de certidões de casamento, nascimento e óbito; CPF; Plastificação de documentos; fotos 3×4; Corte de cabelo; Descontos em exames oftalmológicos; Agendamento para cadastro do EJA; Avaliação em Equoterapia para crianças; Orientações jurídicas; Limpeza de pele; Triagem auditiva; Atendimento médico adulto; aferição de pressão e glicose; Vacinação de animais; Despachante; Atividades infantis; Apresentações culturais; Maquilagem; Demonstração de produtos; Justiça comunitária; encaminhamento para o mercado de trabalho e para confecção de RG.

"O próximo está sendo organizado para ser realizado no dia do 8 de dezembro no Bairro Figueirinha. A nossa intenção é levar esses atendimentos a todos os bairros e famílias carentes de Várzea Grande", reforçou.

Leia mais:  Escola do Legislativo abre inscrições para diversos cursos

O deputado Max Russi tem defendido a bandeira do social e parabenizou a todos os envolvidos na ação. "É uma grande satisfação poder colaborar com essas políticas públicas sociais. Sempre serei parceiro em tudo que trouxer oportunidade aos menos favorecidos", assegurou.

Também fizeram parte da parceria: Prefeitura de Várzea Grande; Seduc; Setas; Sine; Rede Orto; MT Consulta; Ótica Couto; Farma e Farma; Galvão Cabeleireiro; Akamos; Refrigerantes Marajá; Despachante Padilha; Associação dos Moradores do Bairro Água Vermelha, Associação de Manifestação Cultural de Mato Grosso; Ice Pop Eventos; Gico Doceria; Esmalteira Maria; Vereador Gordo Goiano; Karyn Gomes; Jota Jota MC Brinquedos; Gráfica Central; Crin Áudio; Equoterapia Centro Eqüestre; Tupperware; Natura e Posto de Saúde Familiar do Água Vermelha.

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Frente Parlamentar será criada em defesa das Apaes

Publicado

por

Foto: Marcos Lopes

Foi apresentado na sessão matutina da última quarta-feira (20) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) um requerimento para a criação da Frente Parlamentar em defesa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A proposta é atuar na integração e inclusão social das pessoas com deficiência e apoiar essas entidades.


O autor do requerimento, o deputado estadual Paulo Araújo (PP) destacou que a Frente deve atuar em parceria com as Apaes no apoio aos deficientes e às suas famílias, como já acontece em outros estados. "As Apaes têm um papel importante do ponto de vista da inclusão da família. A pessoa portadora de deficiência, na sua grande maioria, é carente de recursos financeiros, e do intelectual também. Então, o que que nós como parlamentares vamos fazer é criar mecanismo para garantir melhores condições à Associação para cumprir sua missão institucional”, disse Araújo.

O parlamentar ressaltou ainda que a instituição passa por um momento difícil no que tange o financiamento público. “O governo suspendeu o financiamento com todas as Apaes que, só em Mato Grosso, funcionam em 68 municípios, o que os mantem em uma dificuldade momentânea financeira e estrutural, por isso a relevância da criação dessa Frente”, concluiu Paulo.

A Frente Parlamentar em Defesa das APAES de Mato Grosso terá ainda como objetivo realizar um amplo debate entre especialistas e a sociedade em geral, sobre a inclusão social, além de buscar melhores condições para que a Associação possa cumprir sua missão institucional.

Leia mais:  Tudo pronto para a posse e eleição da Mesa Diretora na ALMT

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Frente parlamentar vai debater expansão das escolas técnicas em MT

Publicado

por

A Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar em Prol das Escolas Técnicas e Universidades Públicas do Estado de Mato Grosso. Ela será coordenada pelo deputado Thiago Silva (MDB) e tem como objetivo a criação de um foro para debater as questões mais urgentes e buscar soluções para estrutura de aparelhamento, desenvolvimento, expansão das escolas técnicas e universidades públicas em Mato Grosso.

“Essa frente terá como uma das metas a expansão de cursos, núcleos e campus das escolas técnicas no estado”, disse o parlamentar.


De acordo com as declarações do deputado, pela imensa extensão territorial de Mato Grosso, faz-se necessário um aprofundamento no estudo com o propósito de oferecer cursos específicos para regiões específicas do estado.

“Além disso, essa extensão vai trazer futuros investimentos na formação continuada e aumento da mão de obra qualificada através da oferta de cursos de qualidade aos cidadãos”, aponta ele.

Conforme a justificativa do deputado, nos últimos anos tem crescido o número de estudantes que procuram o curso técnico profissionalizante em Mato Grosso. “Por isso temos que destacar a relevância da escola profissionalizante em preparar o jovem para ingressar no mercado de trabalho, sujeito, assim, a um mínimo de treinamento”, apontou Silva.

Em relação ao ensino superior, de acordo com o último censo, realizado pelo IBGE no ano de 2010, 49,3% dos adultos de 25 anos ou mais não têm fundamental completo e apenas 11,3% concluíram o curso superior. Na faixa de 25 a 29 anos, a proporção dos que não têm ensino fundamental completo cai para 28,2% e o superior completo sobe para 13%.

Leia mais:  Escola do Legislativo abre inscrições para diversos cursos

“Assim, essa frente parlamentar é importante para que haja o debate sobre os cursos existentes nas universidades públicas estaduais e escolas técnicas, para sabermos quais as melhorias e reestruturações necessárias no setor, bem como quais as possíveis expansões a serem realizadas”, revelou o deputado.

Outro ponto abordado por Silva está relacionado às aptidões e informações de um especialista da área de ensino técnico. “As competências de um técnico de nível médio devem abranger as habilidades, os conhecimentos e os comportamentos necessários”, confirmou Silva.

Como se percebe, existe uma grande necessidade de expansão da oferta de cursos superiores no Brasil, visando proporcionar à população facilidades e estímulos ao acesso às universidades, reduzindo o atual abismo existente na educação superior em nosso país.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana