Connect with us

  • banner_Lorenzetti_1250x250

BemRural

Mapa e IICA lançam hotsite com estratégia internacional do agro

Publicado em

O hotsite do Fórum Virtual do Agronegócio, http://forumagronegocio.iica.int, é a mais nova ferramenta do projeto Estratégia para Abertura, Ampliação, Promoção e Manutenção do Agronegócio no Mercado Internacional. Na página, há programação atualizada, que visa construir orientação da atuação de governo com esse objetivo e, ao mesmo tempo, apontar rumos para o futuro.

“Estamos convencidos de que o Brasil tem capacidade e determinação para crescer ainda mais na atuação externa. Nesse sentido, temos como objetivo atingir participação de mercado de 10% do comércio agrícola global. Sabemos que, para alcançar um desafio dessa magnitude, precisamos trabalhar em parceria com atores públicos e privados, construindo soluções”, disse o ministro Blairo Maggi, destacando a importância da ferramenta virtual lançada nesta segunda-feira (19).

Para o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Odilson Ribeiro, o Fórum oferece oportunidade de “contribuir na articulação política de estratégias, que visam o incremento das trocas comerciais do agronegócio, e intensificar o relacionamento com as entidades representativas do setor exportador”.

O fórum virtual, realizado a partir desta segunda-feira (19) até dia 26 de novembro, foi elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

A abertura do hotsite exibe vídeo do ministro Blairo Maggi e terá, ainda, o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa com o tema “A construção da Estratégia”. O primeiro palestrante no site será o sócio-diretor da empresa Agroicone, Rodrigo Lima, sobre “A visão de futuro do agronegócio mundial”. Também o secretário de Planejamento Estratégico da Presidência da República, Carlos Pio, participa do fórum com a palestra “A política comercial, estratégias de abertura e seus determinantes”.

Outras palestras, como a “Evolução das exportações brasileiras” do diretor do Mapa, Gustavo Cupertino, a “Cooperação Itamaraty e Ministério da Agricultura para o comércio internacional”, do embaixador Ronaldo Costa Filho, do Itamaraty e a “Camex e o Agro”, da Marcela Santos, assessora do Ministério de Indústria, Comercio Exterior e Serviço, também estão disponíveis.

Para outras informações sobre atuação do Brasil no mercado externo, há mvídeos publicados no site. As palestras são disponibilizadas em português.

Para participar formulando perguntas é necessário fazer a inscrição, de forma gratuita, na plataforma: http://forum.forumagronegocio.iica.int/entry/register .

 

Mais informações à Imprensa:
Coordenação geral de Comunicação Social
Inez De Podestà
[email protected]

BemRural

Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará

Published

on

Foto: G1

Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.

O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.

De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.

“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.

Continue Reading

BemRural

FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil

Published

on


Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana