BemRural
MANDIOCA/CEPEA: Ritmo de colheita se intensifica e preços caem com força
Cepea, 19/11/2018 – Receosos com a possibilidade de novas quedas nos preços, produtores consultados pelo Cepea aumentaram o ritmo de colheita, aproveitando o clima favorável, com objetivo de se capitalizarem para os pagamentos dos custos com tratos culturais. Com a maior oferta, as cotações caíram ainda mais – vale ressaltar que a retração de farinheiras também auxiliou na queda dos preços. Entre 12 e 16 de novembro, o valor médio nominal a prazo para a tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 407,53 (R$ 0,7088 por grama de amido, na balança hidrostática de 5 kg), queda de 3% frente à média da semana passada. Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

BemRural
Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará

Foto: G1
Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.
O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.
De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.
“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.
BemRural
FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil
Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Polícia Civil de Tangará da Serra prende homem acusado de homicídio
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Tangará registra chuva intensa com alagamentos em ruas e danos a moradores
-
Tangará da Serra13 horas atrás
Chuva forte da noite de segunda provoca alagamentos e estragos em Tangará
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Operação Tolerância Zero prende traficante que atuava na região do Tarumã
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Suspeito de participar de tentativa de homicídio no Califórnia é preso
-
Polícia7 dias atrás
Suspeito de matar mulher encontrada enrolada em cobertor em Deciolândia é preso
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Centro de Eventos de Tangará da Serra deve ser entregue nas próximas semanas
-
Tangará da Serra9 horas atrás
Polícia Civil cumpre mandado de prisão e prende condenado a mais de 12 anos em Tangará