quinta, 20 de março de 2025
Connect with us


Cidades

Mais uma sala de ultrassom é inaugurada pela Prefeitura de Primavera do Leste

Publicado em


.

A evolução no sistema de saúde pública de Primavera do Leste faz parte do compromisso assumido pela atual gestão, que se preocupa com a qualidade de vida da população. Visando progredir nos serviços oferecidos, a Prefeitura inaugurou na sexta-feira (08) mais uma sala de ultrassom, no Centro de Imagens Nedi Sucolotti Crespani, no Parque Eldorado, equipada com aparelho de alta tecnologia que oportunizará atendimentos até então realizados por clínicas terceirizadas ou em outros municípios. A inauguração faz parte do calendário de ações de comemoração dos 34 anos de emancipação político-administrativa.

Com mais esse avanço, serão disponibilizados exames USG obstétrica com Doppler, USG morfológica, USG de articulação com Doppler, USG tireóide com Doppler, Doppler Vascular, USG de carótidas e vértebras, Doppler da aorta abdominal e eco cardiograma, que antes era feito em Rondonópolis.

Conforme a secretária de saúde Laura Kelly, o novo equipamento trará mais comodidade e representa um avanço. “Nosso município contava apenas com um aparelho de ultrassom que já tinha uns 15 anos de uso. Só conseguíamos fazer exames simples e em pouca quantidade, devido às condições do aparelho. Nosso número de médicos ultrassonografistas também era pequeno e, por isso, tínhamos um grande número de pessoas na fila de espera. Para minimizar esse problema, fizemos diversas ações para reduzir o tempo as filas. Porém, agora, com mais equipamentos e mais profissionais vamos dobrar a quantidade de exames a serem realizados e com a qualidade que o paciente merece”, afirmou.

A vice-presidente da Câmara, vereadora Carmen Betti, durante a cerimônia de inauguração, comentou que são ações como essa que tornam a cidade cada vez melhor. “Somos parceiros de tudo que vem para somar, desenvolver e proporcionar melhorias aos moradores de nosso município. A nossa população tem amor por essa terra e, nesse contexto, assume a identidade de pertencer a este lugar e lutar para que ele cresça e seja cada vez melhor, por isso, merecem encontrar qualidade nos serviços, principalmente, em saúde. Fico muito feliz e parabenizo o prefeito e sua equipe por essa ação que visa ampliar a ofertar dos serviços”, mencionou.

Para o prefeito Leonardo Bortolin esses investimentos e prioridades em saúde são sinônimos de desenvolvimento. “Quando assumimos a gestão havia uma problemática de um grande número na fila de espera para realização de exames de ultrassonagrafia e quem mais sofria com isso era as gestantes que, muitas vezes já estavam no final da gravidez, mas ainda não havia conseguido vaga de ultrassom. Hoje, praticamente zeramos essa fila e, agora, temos um aparelho de tecnologia de ponta”, disse. Durante seu pronunciamento,  o chefe do executivo ainda elencou diversos benefícios alcançados na saúde púbica, como a entrega de seis unidades de saúde, clinica da mulher, entre outros.

 

Sala do Pezinho

Na oportunidade, também foi feita a abertura da Sala de Exame de Teste do Pezinho que antes era feito ao lado da Farmácia Municipal. Essa mudança trará mais estrutura as mamães, além disso, a iniciativa faz parte de uma política de descentralização que visa facilitar o acesso já que a Clinica da Mulher funciona no mesmo local.  

 De acordo com a secretária Laura Kelly, por mês, são feitos em média 120 exames de pezinho e antes esse serviço era centralizado em apenas um setor da saúde. “Agora, vamos disponibilizar pontos estratégicos de coletas melhorando o acesso ao exame para as famílias que moram em bairros mais afastados. Então além desta Sala, teremos pontos extras nas unidades do Tuiuiú e Padre Onesto Costa. Também vamos disponibilizar nesses locais a aplicação da vacina BCG e Hepatite, assim facilitamos o acesso para as mamães, neste período de grande fragilidade na vida dos recém-nascidos”.Ela anda ressaltou que o trabalho realizado pela enfermeira e doula Rodi Martins, dentro da Triagem Neonatal continuará a ser feito, mas agora, na Sala de Teste do Pezinho.

Fonte: AMM

Cidades

Morre bebê de grávida que foi mantida viva por aparelhos em MT

Published

on

Morreu na madrugada deste sábado (25), em menos de 24 horas após o parto, o bebê da jovem Joyce Sousa Araújo, de 21 anos, que estava sendo mantida viva por aparelhos na Santa Casa de Rondonópolis, a 456 km de Tangará da Serra, após ter sofrido um aneurisma no dia 20 de dezembro e ter morte cerebral decretada no dia 1º de janeiro.

O recém-nascido era um menino e foi batizado com o nome de Adryan Miguel Sousa Borges. Ele nasceu com 900 gramas na manhã de sexta-feira (24) e em seguida foi encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

Em nota, a Santa Casa lamentou o ocorrido e disse que foram empregados todos os recursos para que a criança tivesse as melhores chances, no entanto, a prematuridade extrema tornou o quadro irreversível.

Os aparelhos que mantinham a mãe viva foram desligados logo depois do nascimento de Adryan e o corpo dela está sendo encaminhado para a cidade Araguaína, no Tocantins, onde o casal vivia antes de se mudar para Mato Grosso. O corpo da criança será transferido em breve e será sepultado junto com a mãe.

Fonte: G1/MT

Continue Reading

Cidades

Nasce em Rondonópolis bebê de grávida mantida viva por aparelhos após morte cerebral

Published

on

Nasceu na manhã desta sexta-feira (24), o bebê da jovem Joyce Sousa Araújo, de 21 anos, que estava sendo mantida viva por aparelhos na Santa Casa de Rondonópolis, a 456 km de Tangará da Serra, após ter sofrido um aneurisma e ter morte cerebral decretada, no dia 1º de janeiro.

O bebê é um menino. Ele nasceu com 900 gramas e foi encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Já os aparelhos que mantinham a mãe viva foram desligados. A cirurgia foi acompanhada pelo pai da criança, João Matheus Silva, de 23 anos, e pelos avós paternos.

A previsão era de retirar o bebê em fevereiro, quando Joyce completaria sete meses de gestação, no entanto, ela teve uma complicação respiratória e a equipe médica decidiu antecipar o parto.

O corpo da mãe está sendo preparado para ser transferido para Tocantins, estado onde o casal vivia antes de se mudaram para Mato Grosso.

De acordo com o obstetra Pedro Luiz Silva, um dos médicos que acompanhou o caso de perto, o bebê é considerado ‘prematuro extremo’ e, por isso, deve permanecer algumas semanas ou meses na UTI.

Entenda o caso
No dia 20 de dezembro de 2024, Joyce passou mal em Jaciara, a 148 km da capital. Ela foi para o hospital do município e após desmaiar e o quadro piorar, foi internada.

Em poucos dias, Joyce foi transferida para Rondonópolis e passou por uma cirurgia. Nos dias seguintes, o cérebro dela começou a inchar, sendo necessário um procedimento médico em que parte do crânio é removido para abrir espaço para o cérebro. Apesar dos esforços dos profissionais, Joyce teve a morte cerebral decretada no dia 1° de janeiro.

Fonte: G1/MT

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana