quarta, 15 de janeiro de 2025
Connect with us


BemRural

Maggi lança Plano Agro + Mulher durante seminário internacional

Publicado em

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assinou nesta terça-feira (27) portaria criando o Plano Agro + Mulher para estimular ações que promovam a igualdade entre homens e mulheres, de modo a proporcionar a dignidade e a autonomia da mulher e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. O ministro lembrou que tem uma filha dedicada à atividade e disse que “dá muita alegria ver que as mulheres estão trabalhando nesse setor”.

“Hoje, damos mais um passo no caminho da construção de um cooperativismo mais robusto e mais atuante, com a presença, cada vez mais forte, da mulher brasileira”, destacou a coordenadora do Departamento de Integração e Mobilidade Social da SMC/Mapa, Vera Lucia de Oliveira Daller. O plano visa estimular o desenvolvimento sustentável das diferentes cadeias produtivas, das cooperativas agropecuárias, das agroindústrias rurais, do acesso aos mercados nacional e internacional e de todos os segmentos envolvidos.

As mulheres são 51,5% da população brasileira, segundo o Censo Agropecuário de 2017 do IBGE, e estão cada vez mais presentes na produção rural. De cada dez dirigentes do agronegócio, duas são mulheres.

Vera Lúcia, observa que estão sendo criados instrumentos para que mais mulheres sejam capacitadas para a gestão do agronegócio. “Com o conhecimento, serão multiplicadoras em gestão cooperativa, propriedade rural, sistemas de produção e da qualidade dos produtos ofertados ao mercado, com foco na segurança alimentar e no plantio correto”, afirmou.

As ações para alcance dos objetivos do novo Plano serão de responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo, tendo como órgão consultivo o Comitê de Políticas Públicas para Mulheres e de Gênero do Mapa.

“Conheço muitas mulheres, que ficaram viúvas muito cedo, se tornaram vítimas de alguns processos, mas tocam a agricultura com tanto conhecimento, com tanta vontade, com tanta paixão quanto os maridos tinham”, disse Blairo Maggi em seu discurso na abertura do Seminário Internacional Gênero e Cooperativismo, onde assinou a portaria.

O ministro afirmou que se trata de uma atividade de risco, ressaltou a importância de políticas públicas voltadas para o setor e a satisfação que proporciona o produtor. “Nós vamos colher belos frutos. O Brasil deve consolidar a posição de líder mundial da área de produção de forma sustentável, socialmente justa. E que possamos todos participar desse processo ou na ponta da produção, nos serviços, no meio, na distribuição. O alimento que produzimos é combustível para a vida”.

Na parte da tarde, será lançado pelo Ministério da Agricultura o site Agro+ Mulher, que reúne informações para o público feminino, como projetos, ações e atividades, eventos, legislação, publicações, vídeo produzido pela Embrapa sobre as mulheres de cafés do Brasil, entre outros. Também será apresentado o painel do Censo do Agro 2017.

O encontro, que vai até às 17h30, tem como objetivo discutir o fomento à igualdade de gênero nas cooperativas, no Brasil e no mundo. O evento é um compromisso com o programa EuroSocial, que visa cooperação técnica com a América Latina para apoio a políticas públicas com foco em gênero.

Mais informações à Imprensa
Coordenação Geral de Imprensa
Inez De Podestà
[email protected]

BemRural

Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará

Published

on

Foto: G1

Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.

O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.

De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.

“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.

Continue Reading

BemRural

FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil

Published

on


Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana