conecte-se conosco


Tecnologia

Lembra dele? Google+ será encerrado após vazar dados de 52,5 milhões de usuários

Publicado


Google Plus será encerrado em abril após vazar dados de 52,5 milhões de usuários
Reprodução

Google Plus será encerrado em abril após vazar dados de 52,5 milhões de usuários

O Google anunciou, nesta segunda-feira (10), que irá antecipar o fechamento definitivo de sua rede social Google Plus (ou Google+) para abril, quatro meses antes do previsto. A decisão foi tomada após a empresa detectar uma falha de segurança que expôs os dados de 52,5 milhões de usuários.

Leia também: Algum conhecido pediu dinheiro pelo WhatsApp? Cuidado: pode ser um clone

A empresa afirma que não encontrou evidências de que outros aplicativos tenham usado os dados que foram vazados pelo erro do Google Plus , que incluem nome, endereço de e-mail, profissão, sexo, data de nascimento, status de relacionamento e idade, mesmo quando o usuário colocava essas informações em modo privado.

O fim do Google+ estava previsto para agosto do ano que vem, mas a exposição de dados fez com que a empresa agilizasse o processo, agora previsto para abril de 2019. “Apesar de reconhecermos que há implicações para os desenvolvedores, queremos garantir a proteção de nossos usuários. Começamos o processo de notificar os afetados pela decisão”, justificou David Thacker, vice-presidente de Gestão de Produto do Google .

Leia também: Leia também: Pela 1ª vez, população com acesso à internet supera os não conectados, diz ONU

O erro permaneceu no ar entre os dias 7 e 13 de novembro, e permitia também acessar dados de perfis que foram compartilhados por outros usuários do Google+, mas que também não eram públicos, o que ajudou a aumentar o número de afetados pelo bug.

Leia mais:  Ligações de telefone fixo para celular ficarão mais baratas, afirma Anatel

A falha foi resultado de uma atualização do aplicativo, que aconteceu justamente no dia em que foi lançada. O problema só foi detectado e corrigido seis dias depois, sem que o Google notasse a tentativa de aproveitar os dados vazados por outros aplicativos, o que expõe o momento de uso muito baixo do Google+ .

O Google promete encerrar a rede social para consumidores, mas diz que continuará a investir em um futuro Google+ voltado para empresas , mesmo após ver o insucesso absoluto obtido com a tentativa de rivalizar com o Facebook, além do vazamento dos dados de 52,5 milhões de clientes. A questão passa a ser reconstruir a imagem da ferramenta e reinventá-la.

Leia também: Hackers roubam dados de 29 milhões de usuários do Facebook

O Google Plus  será encerrado devido aos problemas de segurança, mas também pelo fracasso na quantidade de usuários, especialmente nos últimos anos. Criado em 2011, sairá do ar em abril de 2019, sendo que 90% das sessões recentes duram até cinco segundos.

Comentários Facebook
publicidade

Tecnologia

Você viu? Instagram testa ferramenta de lembranças parecida com a do Facebook

Publicado

por


Instagram está testando um novo recurso para mostrar recordações para seus usuários
Divulgação

Instagram está testando um novo recurso para mostrar recordações para seus usuários


O Instagram colocou, nesta segunda-feira (21), um novo recurso em fase de testes: uma ferramenta de lembranças similar à do Facebook. Alguns usuários da plataforma já conseguiram visualizar a novidade.

Leia também: Instagram libera novo feed horizontal por engano, causa revolta e pede desculpas

A atualização, que lembra os usuários de fotos tiradas há algum tempo, aparece como uma notificação, na mesma aba em que ficam as curtidas e comentários recebidos nas publicações. “Veja sua publicação de há [tempo] anos atrás”, diz a mensagem do Instagram .

Ao clicar na lembrança, o usuário é convidado a respostar a foto em seu stories , que sugere que a imagem seja acompanhada da data oficial da postagem na rede social.

Leia também: WhatsApp limita reenvio de mensagens para até cinco contatos; medida começa hoje

Confira como funciona o sistema de lembranças do Instagram :

Leia mais:  Apps mostram suas fotos mais curtidas no Instagram em 2018; aprenda a fazer

Apesar de o recurso ainda não ser oficial, muitos aparelhos, tanto do sistema operacional Android, da Google, como IOS, da Apple, já receberam os testes da novidade.

No Twitter, as opniões dos internautas se dividiram quanto à nova ferramenta. Enquanto alguns comemoraram o fato de poderem recordar dias especiais, outros criticaram a semelhança com o Facebook e disseram não querer lembrar de determinadas coisas.









Leia também: Ovo bate recorde de Kylie Jenner e se torna foto mais curtida do Instagram

Leia mais:  Uber Juntos cobra R$ 5 para qualquer distância em SP após interdição de viaduto






Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Procurando hospedagem de sites? Saiba como encontrar a melhor opção

Publicado

por

Comentários Facebook
Leia mais:  Retrospectiva do WhatsApp é golpe e mais de 339 mil pessoas já cairam
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana