Connect with us

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Tangará da Serra

Lei de Eduardo Sanches põe fim a criação de ‘datas comemorativas’ sem relevância

Publicado em

Os moradores de Tangará da Serra criticaram a aprovação pela Câmara Municipal de um projeto de lei de autoria do Vereador Sebastian Ramos que criou no calendário de eventos do Município o Dia do Borracheiro.

A crítica da população não foi contra a profissão de borracheiro, mas sim, à irrelevância do tema, considerando as necessidades mais contundentes existentes na cidade.

Para evitar que esse tipo de ‘data especial’ considerada desnecessária pela sociedade em geral seja objeto de aprovação no parlamento, o Vereador Eduardo Sanches criou outro projeto de lei, dessa vez, fixando critérios para a instituição de datas comemorativas em Tangará.

“Nos últimos tempos, tem-se verificado uma gama de projetos de leis aprovados que instituem datas comemorativas, incluindo dias e semanas no Calendário Oficial de Eventos do Município de Tangará da Serra, sem que haja norma que regule a matéria ao nível municipal, tendo em vista existir Lei Federal e Lei Estadual que disciplinam o tema”, salientou Eduardo Sanches.

O parlamentar enfatiza que a norma federal estabelece como critério para a criação de datas comemorativas a alta significação para os diferentes segmentos sociais, profissionais, políticos, religiosos e culturais da sociedade.

Por conta disso, a proposta do vereador defende que sejam realizadas consultas e audiências públicas, devidamente documentadas, com organizações e associações legalmente reconhecidas e vinculadas aos segmentos interessados. “Acredito que dessa forma, a inclusão de tais datas em calendário passará a ser feita com base na relevância apontada pela própria sociedade”, concluiu Sanches.

Tangará da Serra

Palestras levam informações sobre práticas alimentares saudáveis aos Centros Municipais de Ensino

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do setor de Alimentação Escolar, tem levado uma série de palestras aos Centros Municipais de Ensino (CME’s) com foco na Educação Nutricional, conforme previsto no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem por objetivo estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis, que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo.

Ao longo do ano as nutricionistas Juliana Jander e Hylana Siqueira executam a educação nutricional nos CME’s, seguindo um cronograma anual com diversas atividades. Juliana Jander é encarregada por executar o cronograma de palestras sobre alimentação saudável para os alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5 º ano, e nesse primeiro instante o tema abordado por ela foi “Por que comer?”.

Já a nutricionista Hylana Siqueira, que é responsável em executar o cronograma de palestras para os alunos da Educação infantil, do Maternal ao Pré 2, tem repassado aos alunos nesse semestre informações com o tema: “Conhecendo mais sobre os alimentos”.

De uma forma lúdica, as nutricionistas realizam as palestras repassando informações através de música, brincadeiras e explicações. A participação dos alunos durante as apresentações tem sido muito satisfatória, onde ele aprendem brincando sobre a importância para a saúde de alimentar-se bem.

Nesse primeiro semestre já foram desenvolvidas palestras nos CME’s para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e, ainda nesse semestre, serão realizadas palestras para os anos finais do Ensino Fundamental, bem como o desenvolvimento do projeto Programa Saúde na Escola (PSE) para os anos iniciais e finais.

Alexandre Rolim/Assessoria Semec

Continue Reading

Tangará da Serra

Jovem é assassinado com vários tiros na frente da mãe em Tangará da Serra

Published

on

Nesta noite de terça-feira, 16, em Tangará da Serra, mais um homicídio foi registrado. O crime tem características de execução e aconteceu na Rua 17, entre os bairros Jardim Esmeralda, Jardim Vitória e Jardim Monte Líbano.

A vítima foi identificada como Maycon dos Santos, 29 anos. Ele foi assassinado no bar da própria mãe com diversos disparos de arma de fogo.

De acordo com as informações repassadas à reportagem, Maycon estava sentado na frente de sua mãe, quando foi alvejado pelos criminosos que teriam chegado ao local em uma motocicleta. Um deles desceu e efetuou vários disparos.

Segundo a Polícia Militar, acionada para atender à ocorrência, Maycon havia deixado a prisão há pouco tempo.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana