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Carros e Motos

Kia aposta em novos SUVs no Brasil em 2019

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Kia Stonic é mostrado no Salão do Automóvel 2018 apenas para medir a aceitação do público no evento
Caue Lira/iG

Kia Stonic é mostrado no Salão do Automóvel 2018 apenas para medir a aceitação do público no evento

O Salão do Automóvel 2018 marca o retorno da Kia entre as protagonistas do Brasil. De acordo com o seu presidente, José Gandini, o último regime automotivo que teve fim em 2018, o Inovar Auto, prejudicou o trabalho das importadoras entre 2012 e 2017.

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Com novo fôlego, a marca apresenta no Salão do Automóvel 2018
 a reestilização leve do Sportage, o esportivo Stinger GT, bem como a confirmação de que teremos um SUV com base no Cerato ainda em 2019. O hatch Rio também está sendo exibido no evento, mas sua vinda ao Brasil depende do rumo da economia. Os executivos, ao menos, estão confiantes.

O Stonic
virá para competir com SUVs compactos, como VW T-Cross, Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks. Trata-se de uma das categorias de maior volume de vendas no Brasil, chegando a corresponder por 25% das vendas em alguns meses. De acordo com a Kia, o modelo mostrado no Salão do Automóvel 2018 servirá como uma “clínica” para que o público conheça as suas capacidades na concepção de SUVs compactos. Um novo modelo construído sobre a plataforma do atual Cerato virá do México no ano que vem, ainda sem nome definido.


Kia Stonic tem estilo arrojado, chama atenção no Salão do Automóvel 2018, mas não tem chegada confirmada
Caue Lira/iG

Kia Stonic tem estilo arrojado, chama atenção no Salão do Automóvel 2018, mas não tem chegada confirmada


Não é a primeira vez que o hatchback Rio aparece no Brasil. As vendas do modelo que já está homologado por aqui dependem da taxa cambial, para que tenha um valor competitivo contra VW Polo, Fiat Argo e Toyota Yaris. Caso venha ao Brasil, conheceremos o modelo ainda em 2019.

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Encerrando as novidades, o sedã de luxo K900 também está entre as atrações da Kia para o evento. Sem qualquer confirmação de que será vendido no Brasil, trata-se apenas de um estudo sobre um possível concorrente para Audi A4 e Mercedes-Benz Classe C. Algumas variantes elétricas de veículos como Soul, Niro e Optima também serão exibidas, sem confirmação de que chegarão ao mercado.


Kia K900 é outro modelo da Kia no Salão do Automóvel 2018 para medir a reação do público
Caue Lira/iG

Kia K900 é outro modelo da Kia no Salão do Automóvel 2018 para medir a reação do público


Pouco muda no Sportage
. O SUV de maior sucesso da marca coreana ganha novo para-choque, disposição nos faróis e algumas alterações no acabamento interno. As rodas de liga-leve também são novas. O Stinger, por sua vez, já havia sido mostrado há alguns meses, e volta a aparecer com motor 3.3 biturbo de 370 cv e 52 kgfm de torque. O modelo foi desenhado por Peter Schreyer, ex-designer da Audi.

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Em 2018, a Kia registrou crescimento de 42% em suas vendas. É um bom número, considerando que o mercado evoluiu 13% no mesmo período. O objetivo para 2019, conforme dito pelo presidente da marca durante o Salão do Automóvel 2018
, é vender 20 mil carros que serão importados da Coreia do Sul, do México e do Uruguai.


Kia K900, sedã de luxo da marca, está entre os modelos da marca expostos no Salão do Automóvel 2018
Caue Lira/iG

Kia K900, sedã de luxo da marca, está entre os modelos da marca expostos no Salão do Automóvel 2018

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F-150 Lightning será a primeira picape elétrica Pace Car da Nascar

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F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana
Divulgação/Ford

F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana

A Ford anunciou nesta quarta-feira que o Pace car da etapa da Nascar em Martinsville será um carro  elétrico. A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da montadora de Detroit a comandar uma prova da categoria.

Fazendo oposição ao motor V8 de 5.8L que equipa os modelos da Nascar e geram entre 550 e 670 cv, dependendo da configuração, a F-150 Lightning possui dois motores elétricos que combinam para 563 cv e 107 kgfm de torque, e o Vice Presidente de veículos elétricos da marca, Darren Palmer, espera que os torcedores da Ford fiquem impressionados com a picape:

“Mal podemos esperar aos nossos fãs do que a F-150 Lightning é capaz. Fazendo 0 a 100 km/h em 5 segundos, acredito que vamos chamar alguma atenção na pista.”

A versão elétrica da F-150 vem sendo um grande sucesso para a montadora, tendo sido realizados quase duzentos mil pedidos de reserva desde que o modelo foi revelado, em maio de 2021. A montadora até revelou que irá aumentar a produção da F-150 Lightning de 40 mil unidades por ano para 150 mil até o meio de 2023.

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“A resposta dos consumidores à picape Lightning foi tão positiva que decidimos trazer o modelo para um evento da Nascar. Sabemos que quem estará presente adora caminhonetes e estamos confiantes que vão gostar ainda mais quando assistirem a F-150 Lightning liderando o pelotão”, disse Jeannee Kirkaldy  Gerente de Marketing de competições da Ford Performance .

A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da Ford a servir como Pace Car em uma prova da Nascar. O primeiro foi o Focus EV, de 141cv que comandou a etapa de Richmond, em abril de 2012, mais recentemente o Mustang Mach-E comandou a prova de Talladega no ano passado.

A etapa de Martinsville da Nascar Cup Serie s acontecerá no sábado (9) às 20h30 e será transmitida para o Brasil no canal Bandsports na TV fechada.

Fonte: IG CARROS

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Conheça os padrões de conectores para carregar um carro elétrico

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento
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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento

Ao dirigir um carro elétrico, o motorista sempre ficará atento à autonomia do veículo e à localização dos eletropostos pelo trajeto já que achá-los pode não ser tarefa tão simples, ainda mais com pouca autonomia no carro. Mas além dessas preocupações, ao chegar aos pontos de carregamento surge mais uma: O conector do posto é compatível com meu carro?

Antes de apresentar os tipos de plugues disponíveis, é necessário entender primeiro o tipo de corrente elétrica que cada estação de recarga fornece. Correntes elétricas são o movimento de elétrons através de um material condutor, que se movem a fim de equilibrar a diferença de potencial elétrico entre as extremidades.

Existem dois tipos de correntes elétricas: Correntes alternadas e correntes contínuas . Basicamente, o que define o tipo de corrente é a movimentação das partículas, na corrente contínua os elétrons se movem apenas em um sentido, enquanto na corrente alternada, o movimento é variável.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos
Divulgação

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos

Existem os carregadores AC e DC (Corrente Alternada e Corrente Contínua, em inglês). O tipo mais comum é o AC, de corrente alternada. Esse tipo de corrente é mais fácil de ser transportado pela rede elétrica, por isso é o utilizado nas residências e na maioria dos eletropostos.

Ao conectar um carregador AC no seu carro elétrico o tempo de recarga será longo, pois a corrente alternada é convertida em corrente contínua dentro do próprio carro, que é o tipo utilizado pelas baterias.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos , e ao ser conectado no veículo a energia vai diretamente para as baterias, reduzindo assim o tempo gasto para recarregar o veículo.

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos, cada continente tem um formato. Sobre cada um deles, a reportagem de iG Carros conversou com Tiago Garcia, youtuber e dono do canal “Meu Carro Elétrico”.

1 – J1772 e CCS1

O Padrão J1772 é regulamentado pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e busca simplificar os conectores de carregamento  de elétricos. Esse padrão é utilizado na América do Norte e Japão. A partir deste modelo nasceu o padrão CCS1 de carregamento em corrente contínua (DC), ambos são muito similares, mas o padrão para recarga rápida possui dois conectores extras, específicos para a corrente contínua.

2 – CHAdeMO

Apesar do padrão de recarga em corrente alternada japonês ser o mesmo do norte-americano, o sistema de carga rápida é diferente. O modelo é fabricado desde 2009 e foi pioneiro na eletrificação dos modelos japoneses, é utilizado somente no mercado asiático e alguns veículos como os modelos da Tesla que são importados vem com o adaptador.

3 – Mennekes e CCS2

O padrão europeu é o mais comum de ser encontrado no Brasil , já que muitos veículos elétricos disponíveis aqui são importados do Velho Continente. O padrão tem esse nome devido à empresa que o fabrica. Assim como no modelo norte-americano , a entrada de carregamento rápido é apenas uma adaptação da entrada comum, o que facilita na hora de realizar a recarga rápida.

4 – GB/T

O maior mercado de carros elétricos do mundo tem seu próprio padrão de carregamento. Além da China o padrão GB/T é utilizado também na Índia. É o modelo encontrado nos carros elétricos vendidos pela JAC no Brasil, mas a marca disponibiliza o adaptador que converte o europeu dos eletropostos para o chinês encontrado no veículo. Mas vale atenção: apesar de ter o mesmo nome para as versões de corrente contínua e alternada, os encaixes não são os mesmos.

5 – Tesla

O último padrão disponível é o desenvolvido pela fabricante estadunidense Tesla. O modelo da empresa de Elon Musk não diferencia corrente alternada de corrente contínua, o que fará a diferença da velocidade é o ponto de recarga. Os modelos da Tesla disponíveis no Brasil podem enfrentar dificuldades ao utilizar os postos de carga, por serem importados independentemente, o padrão encontrado no carro será o do país de origem do carro.

No Brasil o padrão mais comum é o mesmo utilizado na Europa, tanto para recargas de corrente alternada quanto de corrente contínua. Um padrão global de carregadores elétricos poderia facilitar a vida das montadoras que importam seus veículos elétricos ao redor do mundo e também dos compradores, que não precisariam ter mais dúvidas.

Fonte: IG CARROS

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