conecte-se conosco


Barra do Bugres

Justiça afasta auxiliares de enfermagem do Lar dos Idosos em Barra do Bugres

Publicado

O Ministério Público de Mato Grosso, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível da comarca de Barra do Bugres, obteve decisão liminar na Justiça determinando o imediato afastamento de duas auxiliares de enfermagem efetivas da Prefeitura que prestavam serviços no Lar São Vicente de Paulo.

A ação civil pública foi proposta por ato de improbidade administrativa contra Maria Luiza Teixeira Rodrigues e Ivete Maria Mendes, acusadas de praticar maus tratos, violência psicológica, negligência e omissões em prejuízo dos idosos abrigados na unidade. A Promotora de Justiça Itâmara Guimarães Rosário Pinheiro requereu ainda que a inicial fosse julgada procedente para condenar as requeridas pela prática de atos de improbidade administrativa, aplicando-lhes as sanções de ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos e pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelas agentes.

Conforme a ação, inicialmente foi instaurada notícia de fato para investigar a conduta das servidoras, que teriam deixado de respeitar os princípios éticos e morais da Administração Pública pelo não atendimento das responsabilidades inerentes às funções públicas que exerciam. As servidoras, nomeadas em março de 2007 para o cargo de auxiliar de enfermagem da Prefeitura de Barra do Bugres, foram cedidas para atuar como técnicas de enfermagem no Lar, ainda na condição de funcionárias públicas, em razão da parceria mantida com o Município.

No decorrer das investigações, a responsável técnica do Lar, Geize de Lima Oliveira, relatou ocorrências de negligências quanto à higienização dos idosos, violência física e psicológica, afirmações depreciativas, omissão à assistência solicitada para atividades diárias por parte das requeridas contra alguns idosos acolhidos, bem como a desídia das funções que deviam ser exercidas.

Leia mais:  Negada produção de novas provas em AIJE sobre impulsionamento de mensagens durante as Eleições 2018

Sobre a conduta de Ivete Maria Mendes apurou-se que ela se recusava a cumprir ordens como de aferir sinais vitais três vezes ao dia, era negligente quanto aos cuidados de higienização dos idosos e chegou a se negar a pegar a medicação de um dos idosos bem como fraudas para a troca após o banho. Com relação a Maria Luiza Teixeira Rodrigues restou apurado que ela fazia afirmações depreciativas, omitia socorro, bem como gritou, ofendeu e agrediu fisicamente um idoso.

Além disso, as servidoras deveriam cumprir jornada de trabalho de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso. Contudo, elas decidiram trabalhar 24 horas para descansar dois dias seguidos. “Essa jornada diferenciada sobrecarregava as requeridas e quando eram solicitados seus serviços por suas colegas, usavam como justificativa o cansaço para se esquivar de suas atribuições, agindo de forma ineficiente”, considerou a Promotora de Justiça.

Afastamento – Para Itâmara Guimarães Rosário Pinheiro, “restam claras as provas de cometimento de ilícitos de improbidade administrativa, o que por si só já justificaria o afastamento liminar das requeridas dos cargos que ora ocupam, a fim de que o ocorrido não se torne praxe”. A Promotora considerou que diante dos firmes elementos de prova, simplesmente é incompatível a permanência das servidoras em seus cargos, uma vez que se utilizaram do aparato da Administração Pública para cometer crime de maus tratos.


 

Leia mais:  TSE realiza reuniões setoriais voltadas às Eleições Municipais de 2020

 

 

Fonte: MP

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Bugres

Motorista perde o controle e capota em estrada rural de Barra do Bugres

Publicado

Um homem ficou ferido após capotar o carro que dirigia na tarde deste domingo (13), por volta das 14h30, em uma estrada rural de Barra do Bugres.

Fotos: Armando Paulo

Segundo informações, o motorista identificado como “professor Santos”, teria perdido o controle do veículo ao trafegar pela pista cascalhada, saiu da via e tombou o carro em um terreno às margens da estrada. A vítima foi socorrida por populares e levado ao hospital de Barra do Bugres. A equipe médica constatou ferimentos leves e liberou o paciente, após constatarem a estabilidade do quadro clínico.


A ocorrência foi registrada na delegacia de Barra do Bugres.

 

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Hora noturna reduzida garante a empregado intervalo de 60 minutos
Continue lendo

Barra do Bugres

Unimed Vale do Sepotuba inicia ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama

Publicado

A Unimed Vale do Sepotuba realiza anualmente, campanhas para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Neste ano, a campanha é composta pelo tema “Um Toque Para Salvar a Sua Vida! ”. O objetivo é desmistificar o preconceito a doença, além de ressaltar a importância do autocuidado, da atenção à saúde e da vivência do diagnóstico.

Com programação repleta de atividades, as ações contarão com o suporte de uma ambulância personalizada que percorrerá os municípios de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Barra do Bugres, promovendo blitz educativa, adesivagem de carros e distribuição de laços da campanha.

No mês dedicado à conscientização para o controle e diagnóstico da doença, a Unimed Vale do Sepotuba, vai reforçar o tema com divulgação de três vídeos institucionais, que serão exibidos durante a programação das emissoras de TV’s locais, mais uma estratégia adotada pela cooperativa, para dialogar com a sociedade, sobre a necessidade do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer de mama.

 

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento de adesão mundial que tem o objetivo de estimular a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce, pois, inicialmente, a doença não apresenta sinais claros. A mamografia é o principal exame para detectar o tumor em fase inicial e é recomendada a cada dois anos em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Em Tangará da Serra, o Centro de Oncologia e Infusão Unimed Vale do Sepotuba, disponibiliza cabines individuais e leitos de longa permanência para pacientes em quimioterapia.

Leia mais:  Jovem chamada por motorista de ônibus de "filha da égua" é indenizada em R$ 15 mil em MT

Reforçamos que a adoção de comportamentos saudáveis elimina ou diminui a exposição a fatores de risco. Sendo assim:

– Pratique atividades físicas

– Controle o peso

– Não fume


– Evite consumir bebida alcoólica.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana