conecte-se conosco


Política MT

João Batista pede por hospital de campanha em comunidade indígena no Alto Xingu

Publicado


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Com uma ação voltada exclusivamente para os povos indígenas de Mato Grosso, o deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros) apresentou, durante a sessão matutina desta quarta-feira (12), indicação sobre a necessidade do governo do estado implantar um hospital de campanha no posto indígena Leonardo Villas Bôas, localizado no Alto Xingu. A iniciativa, como explicou o parlamentar, visa acompanhar a evolução do quadro do novo coronavírus e proteger as etnias que ainda restam no Brasil. 

“O Alto Xingu tem uma população de aproximadamente sete mil índios. São etnias que se encontram severamente ameaçadas por conta da Covid-19. Nos últimos dias, este vírus fez várias vítimas, caciques entraram para a estatística dos mortos pelo coronavírus, inclusive a sua maior liderança, cacique Aritana. Em pouco mais de duas semanas, o cacique Raoni Metuktire estava entre a vida e a morte, mas conseguiu vencer a batalha contra a Covid. Por isso, eu digo que precisamos realizar políticas públicas que incluam os povos indígenas”, comentou o deputado.

Em sua proposição, João Batista explica que fatores como condições sociais, econômicas, geográficas (difícil acesso) e a insuficiência de equipes de saúde contribuem para que o potencial de disseminação da doença seja amplificado.

“Os povos indígenas merecem o nosso total respeito e a atenção do poder público. Nos dois primeiros meses de 2020, dez milhões de árvores foram derrubadas ilegalmente na porção mato-grossense da bacia do Xingu, o equivalente a 84% do desmatamento na região entre janeiro e fevereiro.

Diante da gravidade da situação, o deputado conta que uma campanha no Alto do Xingu foi desencadeada para arrecadar fundos. O dinheiro será destinado para criação de um hospital de campanha no local. 

“Eu espero que o governador Mauro Mendes, assim como o seu secretariado, receba esta indicação e tome as providências necessárias. Entretanto, até que o Poder Executivo adote as devidas ações, a Associação Indígena Awapá irá gerenciar os recursos arrecadados pela ONG SOS Povos Indígenas do Xingu, mostrando que, em um estado como o nosso, não se deve esperar ações humanitárias por parte do atual administração”, finalizou João Batista.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook

Política MT

Asfaltamento da MT-100 de Pontal do Araguaia a Torixoréu será concluída

Publicado

por


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), finalizou na última terça-feira (11/08) o processo licitatório para contratação da empresa de engenharia que irá executar a pavimentação de um trecho de 18 km de terra da MT-100, interligando os municípios de Torixoréu a Pontal do Araguaia. 

A Fratello Engenharia de Cuiabá foi a ganhadora da licitação com o menor preço, orçado em 18.942.000,00 (dezoito milhões novecentos e quarenta e dois mil reais).

O deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) comemorou o fim do processo licitatório. Para ele, as obras são de suma importância para garantir a trafegabilidade dos usuários da via, além do escoamento da produção agrícola da região, pois a MT-100 é umas das principais rodovias estruturantes de Mato Grosso.

“Eu, como representante da região, fico muito feliz com o fim do processo licitatório, pois sei o quanto que a população sofre, e o quanto esses 18 quilômetros de chão são angustiantes, seja no período de inverno ou verão. Desde que assumi meu mandato tenho feito cobranças para o Estado concluir esse trecho, e agora acompanharei o início e fiscalizando o passo a passo dessa obra”, afirmou o parlamentar.

No dia 21 de julho o parlamentar já havia anunciado a abertura do processo licitatório por meio de suas redes sociais. Paralisada desde 2013, a obra irá garantir ainda mais o desenvolvimento da região.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Deputado promove live com dicas de amamentação para mães com Covid-19

Publicado

por


.

Foto: Ronaldo Mazza / Secretaria de Comunicação Social

O deputado estadual e médico Dr. Gimenez (PV) conduzirá, nesta sexta-feira (14), a partir das 18h, um bate-papo via live em seu Instagram com a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Júlio Müller, Marli Uecker. A proposta é levar dicas sobre amamentação, principalmente para as mães com Covid-19.

Essa agenda compõe uma das ações da Frente Parlamentar da Saúde da Mulher, presidida pelo parlamentar durante o mês Agosto Dourado e que incentiva o aleitamento materno. “Queremos falar principalmente com mulheres infectadas pelo novo vírus, que podem e devem amamentar, mas seguindo as orientações para não contaminar o bebê”.

Marli é graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutoranda em Saúde Coletiva também pela UFMT e atua como responsável técnica e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Júlio Müller. Ela também vai estar disponível para tirar dúvidas sobre a amamentação e a doação de leite humano.

SERVIÇO

Evento: Live “Dicas de amamentação e orientação a mães com Covid-19”

Quem: deputado estadual e médico Dr. Gimenez 

Data: 14/08 (sexta-feira)

Horário: 18h (local – Mato Grosso)

Onde: @drgimenezmt

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana