conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Política MT

João Batista participa de campanha para estimular doação de sangue em Cuiabá

Publicado


Foto: Marcos Lopes

Na quinta-feira (7), o deputado estadual João Batista do Sindspen (PP), participa da Campanha “Cuiabano de Sangue e Coração”, um ato solidário de incentivo à doação de sangue promovido pela tradicional família “Borralho” (uma das fundadoras de Cuiabá). A ação acontece em parceria com o MT Hemocentro, na capital, e todo o voluntário que comparecer no local, irá ganhar um brinde, além de participar de um café da manhã cuiabano.

De acordo com João Batista, a iniciativa visa chamar a atenção da sociedade, para a nobre causa, com objetivo de aumentar o banco de sangue do Hemocentro. “Precisamos dar mais atenção a esta causa tão importante que é a doação de sangue. É um ato de cidadania, rápido, simples e que pode salvar vidas. Meus parabéns a todos os voluntários da família Borralho pela iniciativa. Na oportunidade, convido toda população mato-grossense a procurar o hemocentro e fazer a doação”, destacou.

Segundo os organizadores da ação solidária, a parceria com o MT Hemocentro foi firmada há quatro anos e acontece no mês em que a capital cuiabana comemora aniversário. “Depois de firmada a parceria para esse ato solidário de extrema importância para população mato-grossense, a família Borralho manteve essa programação em todo o aniversário da cidade, como forma de homenagear a nossa Capital. Este ano de 2022, já completamos quatro anos de compromisso firmado entre a Família Borralho e o MT Hemocentro”, explicou um membro da família Borralho. 

Borralho – Considerada uma das mais antigas da cidade, a família Borralho remonta sua história à época da Guerra do Paraguai (1864-1870), quando um capitão que carregava o nome da família teve a sua atuação destacada e ganhou uma medalha de bravura.

A família Borralho tem o nome espalhado por ruas, travessas, policlínicas e jardins de Cuiabá, além de terem o marco histórico de auxiliar na construção da capital e de carregar as características do povo cuiabano.

O destaque da família foi o farmacêutico João Borralho, que “batiza” uma policlínica no Bairro Despraiado e que se tornou conhecido pela caridade com os menos desfavorecidos, quando ajudava aqueles que não tinham condições de arcar com os custos de suas medicações.

Grande parte dos familiares morou e fez história na Casa Cuiabana, no Bairro Bandeirantes, casarão construído no século 18 e que foi tombado como patrimônio histórico e cultural e é conhecido, atualmente, como Centro Cultural de Cuiabá. Lá funcionou a sede da fazenda da família Borralho e o jardim que ali se encontra leva o nome de uma das antigas moradoras, Deidâmia Borralho.

Serviço – O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, n° 1055, bairro Centro-Sul, em Cuiabá. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Para agendar a doação de sangue, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro no site: http://www.saude.mt.gov.br/hemocentro. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, ligação ou mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook

Política

Para quem ignora vacina, Governador avisa. “Uma hora pode dar m…”

Publicado

O governador Mauro Mendes (União Brasil) criticou parte da população que não completou o esquema vacinal contra a Covid-19. Para ele, a insistência negacionista pode “dar merda” para as pessoas, levando-as à internação e até mesmo à morte.

Segundo levantamento feito pela Secretária de Estado de Saúde e divulgado na terça-feira (28), dos 101 pacientes que estão internados pela Covid-19, em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de Mato Grosso, 91% não completaram o esquema de vacinação.

“Essas pessoas fizeram a opção de correr risco. Se você corre o risco, uma hora dá merda. E deu merda para essas pessoas, e pode dar a todas aquelas que continuarem insistindo nessa bobagem de não querer tomar vacina”, disse o governador à imprensa.

CÍNTIA BORGES E VITÓRIA GOMES
Mídia News

Continue lendo

Cidades

Com ferro em brasa: Jovem marca nas costas nº 22 do partido de Bolsonaro

Publicado

Um jovem morador de Mirassol D’Oeste (204 km de Tangará da Serra) marcou com ferro em brasa o número 22 nas costas para “homenagear” o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

A atitude do jovem dividiu opiniões nas redes sociais e gerou várias críticas e piadas. Internautas de posicionamento político contra a gestão do atual presidente não economizaram em usar a palavra “gado” e outros sinônimos para reagir na foto do jovem.

Uma delas soltou “o gado já tá marcado”; outro usou “esse não some no meio da boiada”. Na lista de compartilhamentos da imagem há pessoas que moram no mesmo assentamento do jovem, o Roseli Nunes. A maioria delas vão contra a atitude do morador.

Segundo a imprensa local, o adolescente se marcou após um desafio entre amigos. Ele estaria em um leilão, ajudando na marcação dos gados, quando foi desafiado.

Mídia News

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana