sexta, 24 de janeiro de 2025
Connect with us


Política MT

João Batista aguarda respostas oficiais sobre supostas irregularidades no concurso

Publicado em


Foto: LUCIENE LINS / Assessoria de Gabinete

Em entrevista concedida para veículos de comunicação da capital, na manhã desta terça-feira (22), o deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), disse que irá aguardar respostas oficiais do Ministério Público do Estado (MPE), e da Casa Civil, sobre as supostas irregularidades na aplicação das provas do concurso realizado neste último domingo (20), para preenchimento de vagas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). 

Na ocasião, o parlamentar que também é presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária (CSPC) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), destacou que manteve contato com o secretário da Sesp, Alexandre Bustamante, que irá emitir um parecer assim que os fatos forem devidamente apurados. 

“Conversei por telefone com o secretário Bustamante, que até o momento não é possível emitir nenhum parecer, até que sejam apuradas todas as informações das supostas irregularidades. Na ALMT, os colegas parlamentares já protocolaram pedidos de esclarecimentos junto ao MPE e uma possível investigação já está em andamento. Vamos aguardar essas informações oficiais, e a partir daí, tomar as providências necessárias”, explicou João Batista.

Sobre o policial penal que tentou fraudar o certame em Cáceres, o deputado disse que a Polícia Judiciária Civil (PJC) já está atuando no caso, os envolvidos foram presos e responderão pelo ato, nas conformidades da lei.

“Antes da aplicação da realização do certame, a PJC já estava investigando a aplicação das provas, com a denúncia, eles conseguiram pegar o policial que é professor de um cursinho em Cáceres. A informação que recebemos, é que o policial penal iria receber a quantia de R$ 50 mil para realizar a prova se passando por outra pessoa inscrita. Lamentável o ocorrido, mas esperamos que a justiça seja feita e os culpados paguem pelo ato cometido”, concluiu o parlamentar.

Batista informou ainda, que recebeu, por meio de mensagens pelo WhatsApp, inúmeros relatos com possíveis irregularidades, dentre elas, a falta de fiscalização, a ausência de detectores de metal, problemas de identificação de candidatos, dentre outros.

“Em grupos do aplicativo WhatsApp, recebemos várias fotos, que inclusive estão circulando na internet, dentre elas, uma imagem de sala de aula e na outra foto, uma folha parecendo um gabarito. Todas as hipóteses devem ser apuradas, havendo confirmação de falhas, cabe aos órgãos competentes tomarem as medidas cabíveis”, finalizou o deputado.

Denúncias – O Ministério Público do Estado (MPE) informou que recebeu por meio da ouvidoria cerca de 30 denúncias de irregularidades durante a aplicação da prova do concurso da Segurança Pública, que aconteceu em oito municípios do estado neste domingo (20).

O MPE informou que as denúncias serão encaminhadas para análise do Núcleo de Promotorias da Cidadania.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) informou que, embora seja responsável pela realização do concurso, a aplicação das provas ficou sob responsabilidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), contratada para o serviço.

O concurso – As provas do concurso público das forças de segurança de Mato Grosso tiveram, ao todo, 66 mil pessoas inscritas. O concurso, que foi prometido pelo estado desde 2016, foi realizado para formação de cadastro de reserva. Entretanto, o governo promete chamar 1.200 classificados ainda em 2022.

Os cargos de escrivão e investigador da Polícia Civil foram os mais procurados pelos “concurseiros”. Dos 66 mil inscritos, foram quase 34 mil somente na instituição.

Fonte: ALMT

Política MT

Chico Guarnieri busca recursos e ampliação de atendimentos para o Hospital Regional de Barra do Bugres

Published

on

Nesta quarta-feira, 22, o Deputado Estadual Chico Guarnieri (PRD) se reuniu com o Subsecretário de Saúde do Estado, Juliano Melo, o Governador em Exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), a Prefeita de Barra do Bugres, Azenilda Pereira (Republicanos) acompanhada do Vice-prefeito Arthurzão (PRD), os vereadores do município, Dr. Gustavo Ferreira (PRTB), Alex da Funilaria (União), Professora Cleide (Republicanos), Júnior Chaveiro (PL), Claudinha Santana (PP) e Fábio Almeida (PRTB), além de lideranças locais, para discutir demandas relacionadas ao Hospital Regional de Barra do Bugres.

O hospital, que está em fase de reforma, ampliação e equipagem, necessita agora de recursos para o início de suas atividades e para a gestão plena de seus serviços. A reunião, realizada na Vice-Governadoria do Estado, teve como principal objetivo alinhar estratégias para garantir o funcionamento eficiente da unidade hospitalar.

O Deputado Chico Guarnieri destacou seu compromisso em atender às demandas do hospital, com a meta de expandir os atendimentos para além dos municípios do consórcio liderado por Barra do Bugres.

A proposta do parlamentar é incluir cidades como Lambari D’Oeste, Salto do Céu, Rio Branco, Curvelândia, Rosário Oeste e Jangada entre os beneficiários do hospital regional. Essa expansão é viabilizada pela pavimentação asfáltica da MT-247, que conecta esses municípios a Barra do Bugres, facilitando o acesso à unidade hospitalar.

“Nosso objetivo é garantir que o Hospital Regional de Barra do Bugres seja uma referência em saúde para a região. Com a pavimentação da MT-247, o acesso será facilitado, e queremos que mais municípios se beneficiem dessa estrutura que estamos lutando para consolidar”, afirmou o Deputado.

Continue Reading

Política MT

Dr. João destaca união de forças e rapidez para atender cidades atingidas por enchentes em MT

Published

on

O primeiro-secretário eleito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Dr. João (MDB), esteve na manhã desta quinta-feira (16), na cidade de Nortelândia (MT), acompanhado do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), do presidente da Casa de Leis, Eduardo Botelho (União) e outras autoridades para ouvir demandas e discutir planos às cidades da região atingidas pelas fortes e constantes chuvas dos últimos dias.

As autoridades se reuniram com os prefeitos da região, na Câmara Municipal de Nortelândia, onde foram ouvidos os chefes dos Executivos municipais e delineados os próximos passos para ajudar a população.

“Conversamos com os prefeitos, o vice-governador se mostrou bastante sensível com a situação e ficou combinado de um ofício conjunto ser entregue até a próxima sexta-feira (17) detalhando as necessidades de cada um dos municípios. A Assembleia Legislativa se colocou à disposição para fazer o que for necessário para apoiar as medidas. Não podemos deixar a nossa população desguarnecida em um momento de tamanha dificuldade”, destacou o deputado Dr. João.

Depois da entrega dos ofícios, os pedidos serão analisados e uma outra reunião será marcada, assim que possível, no Palácio Paiaguás.

Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) ficou em Nortelândia para continuar as tratativas com os prefeitos. No primeiro momento, de forma emergencial, os esforços devem ser focados na reconstrução de pontes e estradas que foram atingidas pelas cheias.

“Nós estamos aqui juntos com os deputados para ouvir as prefeitas, os prefeitos, anotar tudo o que eles têm para nos falar e começar imediatamente as parcerias necessárias para mitigar os problemas que aconteceram”, destacou o vice-governador.

Os 15 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai são: Nova Maringá, São José do Rio Claro, Nobres, Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Nova Marilândia, Santo Afonso, Denise, Nova Olímpia, Barra do Bugres, Porto Estrela, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana