conecte-se conosco


Curiosidades

“Jesus ou boneco do Playmobil”? Restauração de escultura dá errado e vira piada

Publicado


A restauração da escultura não chegou no resultado esperado e gerou a revolta de especialistas em arte
Reprodução/Menorca.info

A restauração da escultura não chegou no resultado esperado e gerou a revolta de especialistas em arte

Uma escultura religiosa do século 15, com as imagens de Virgem Maria, Jesus e Santa Ana, recentemente passou por um processo de restauração. A obra, que fica em uma capela de Rañadorio, em Astúrias, na Espanha, ganhou novas cores e detalhes, mas, diferente do esperado, o resultado não foi muito bem recebido por especialistas e pelo público.

Leia também: Restauração deixa imagem de menino Jesus com a aparência de Maggie Simpson

Agora, a restauração
deixou Santa Ana com um batom rosa, delineador preto nos olhos e um vestido vibrante. A Virgem Maria ganhou cabelos turquesa e, de acordo com o New York Times
, Jesus “se parece com um boneco do Playmobil”.

Tudo aconteceu porque a estátua de madeira não foi restaurada pelas mãos de um profissional, mas sim por María Luisa Menéndez, uma comerciante local que é membro da paróquia em questão.

“Eu não sou uma pintora profissional, mas sempre gostei de fazer isso, e aquelas imagens realmente precisavam de uma pintura”, explicou a mulher ao jornal El Comercio
.

O padre lhe deu permissão para fazer o trabalho, “então eu pintei da melhor forma que consegui, com as cores que pareciam certas, e os vizinhos gostaram”, pontuou.

Leia também: ‘Fake arte’? Museu francês descobre que mais da metade de suas pinturas é falsa

A reação da maioria das pessoas que viu a escultura
, contudo, foi bem diferente. Por exemplo, Gerado Alonso, ministro regional da cultura e educação em Astúrias, disse que “o trabalho mais se parece com uma vingança do que com uma reforma”.

E o caso também ganhou as redes sociais. No Twitter, a associação de conservação de arte espanhola, conhecida pela sigla Acre, publicou: “De novo gritamos #SOSPatrimônio. Ninguém se importa com esse contínuo espólio em nosso país? Que tipo de sociedade permite passiva que destruam diante de seus olhos o legado de seus antepassados?”.

Ainda não está claro se a tinta utilizada por Menéndez pode ser removida, o que poderia preservar a imagem. As autoridades regionais declararam que querem abrir uma ação legal, com leis municipais que protejam o patrimônio da Espanha
e requeiram uma autorização formal para qualquer alteração, mesmo nos casos de boas intenções, como este.

Mais uma restauração singular na Espanha


A restauração de 2012 correu todo o mundo, e parece que em 2018, os espanhóis repetiram a mesma situação
Reprodução

A restauração de 2012 correu todo o mundo, e parece que em 2018, os espanhóis repetiram a mesma situação

Essa não foi a primeira vez que o país europeu chamou a atenção por suas restaurações. Em 2012, a famosa reforma do afresco de Jesus “ ecce homo
”, em uma igreja na cidade de Borja, também enfureceu muitos especialistas.

A pintura foi feita por Cecilia Giménez, uma senhora de mais de 80 anos que decidiu restaurar a obra porque “ela estava triste com a representação de Jesus descascando por causa da umidade das paredes da igreja”.

Leia também: Conserto de goteira levou à descoberta de quadro que pode valer R$ 470 milhões

No final, contudo, a restauração
se tornou um grande atrativo da cidade, que começou a desenvolver seu turismo através do afresco.

Comentários Facebook

Curiosidades

Vídeo de cachorro de “carona” na moto viraliza na internet em Tangará da Serra

Publicado

Um vídeo de um cachorro de carona no colo do dono numa motocicleta viralizou nas redes sociais, nesta sexta-feira (05). A imagem divulgada por uma internauta foi gravada em Tangará da Serra.

O cão aparece todo esticado, na condição de passageiro, entre os braços do piloto, com as duas patas traseiras no colo do homem e se apoiando no guidão do veículo com as patas dianteiras.  O curioso, e se tornou um atrativo a mais para o flagrante inusitado é que em tempos de pandemia, o mascote estava de máscara, para se proteger do coronavírus.

A cena da dupla foi gravada na Avenida Ismael José do Nascimento, no Jardim Tanaka, uma das mais movimentadas da cidade. Enquanto os dois seguem o trecho, é possível ouvir uma mulher se divertindo ao se deparar com a cena e filmar o transporte do animal na moto.

Comentários Facebook
Continue lendo

Curiosidades

Gêmeos ganham os nomes de Corona e Covid

Publicado

Um casal de indianos resolveu batizar os gêmeos recém-nascidos como Corona (a menina) e Covid (o menino), na cidade de Raipur, na Índia.

As crianças nasceram nas primeiras horas do dia 27 de março, no Hospital Memorial Dr. BR Ambedkar, segundo o site indiado “Press Trust da Índia”. Os pais se chamam Preeti e Vinay Verma, residem no município de Chhattisgarh, e disseram que os nomes foram escolhidos para simbolizar o triunfo sobre as dificuldades.

A opção inusitada por chamá-los dessa forma acontece em meio a pandemia do novo coronavírus, que assola mais de 200 países no mundo, com mais de 1 milhão de infectados pela Covid-19 e quase 57 mil mortes, segundo o estudo da universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

“O parto aconteceu depois de enfrentar várias dificuldades e, portanto, eu e meu marido queríamos tornar o dia memorável. De fato, o vírus é perigoso e potencialmente fatal, mas seu surto fez as pessoas concentrarem a atenção no saneamento, na higiene e incorporarem outros bons hábitos. Assim, pensamos sobre esses nomes. Quando a equipe do hospital também começou a chamar os bebês de Corona e Covid, finalmente decidimos dar seus nomes em razão da pandemia”, disse a mãe.

O casal já tem uma filha de dois anos e lutou para chegar ao hospital a tempo do parto em meio ao bloqueio. Segundo ela, a ambulância acionada pelo marido para levá-la ao hospital chegou a ser parada pela polícia porque os carros estão proibidos de transitar por causa do bloqueio nacional.

“‘De repente, senti fortes dores de parto e, de alguma forma, meu marido arranjou uma ambulância. Como nenhum movimento veicular foi permitido nas estradas devido ao bloqueio, fomos parados pela polícia em vários lugares. Mas eles nos deixaram sair depois de perceber minha condição”, contou a mãe.

Os gêmeos nasceram por cesariana após complicações, e tanto a mãe quanto o bebê tiveram alta. A porta-voz do hospital administrado pelo governo, Shubhra Singh, confirmou a notícia ao canal “NDTV”, da ÍNdia. No entanto, os pais de Corona e Covid disseram que mais tarde podem mudar sua decisão e mudar seus nomes.

Atualmente, a Índia está envolvida em um bloqueio de 21 dias em uma tentativa de combater os casos crescentes de coronavírus. Os números mais recentes revelam que mais de 2.300 pessoas foram diagnosticadas com o Covid-19 em toda a Índia e 56 morreram.

 

 

 

 

Fonte:Extra

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana