conecte-se conosco

  • powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.


Mulher

Jejum intermitente, low carb… Dietas da moda são eficazes para perder peso?

Publicado

source

Reeducar a alimentação exige disciplina, foco e um objetivo a ser alcançado. As dietas se inserem nesse contexto, e visam ajudar a facilitar o processo rumo ao peso ideal. Contudo, muitas das dietas da moda podem ser prejudiciais à saúde e atrapalhar todos os planos.

Leia também: Com método próprio, empreendedora consegue emagrecer 24 kg em 3 meses

dietas da moda, como o jejum intermitente, podem prejudicar a saúde arrow-options
shutterstock
Jejum intermitente, por exemplo, se tornou uma das dietas mais comuns e se difundi cada vez mais no ambiente virtual


Antes de optar por um método para emagrecer ou melhorar a qualidade de vida, é importante saber se ele se encaixa adequadamente na rotina e é indicado para a saúde. Apesar de isso soar piegas, muitas pessoas aderem às dietas da moda sem terem noção dos riscos que elas podem oferecer.

O Delas conversou com a nutricionista Ana Paula Gava para ajudar a entender os benefícios e desvantagens de 10 dietas comuns. A especialista alerta que uma alimentação inadequada pode gerar graves deficiências nutricionais, perda de massa magra e fazer a pessoa engordar muito em pouco tempo.

“O metabolismo passa a ficar lento dependendo das restrições que a pessoa faça. Em restrições muito severas, pode gerar ainda mais ansiedade e, com isso, episódios de compulsão alimentar”, diz ela. “A maior parte dos transtornos alimentares que as pessoas possuem, começaram com uma dieta”, declara.

Veja os riscos e benefícios das dietas da moda mais comuns:

1. Dieta low-carb

Ana Paula explica que essa dieta consiste em diminuir o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como pão, bolo, macarrão, arroz e doces. Para substituir, costuma-se usar mais fontes de proteínas, como carne, ovos e vegetais crus.

“Um dos grandes riscos de diminuir demais o seu carboidrato é aumentar sua ansiedade, fome e compulsão por carboidratos, como doces, pães e bolos e ainda, falta de disposição física, aumento de dores de cabeça e diminuição de massa magra”, afirma ela.

Por outro lado, a nutricionista destaca que, se a dieta não for muito extrema e restritiva, os resultados aparecem. É comum perder peso e gordura, além de melhorar os sintomas de doenças como diabetes e colesterol alto.

2. Dieta paleolítica

A dieta paleolítica , ou simplesmente paleo, se baseia em consumir carnes, ovos, legumes, vegetais e frutas, e sem ingerir qualquer tipo de alimento industrializado. Ela leva esse nome por tomar como base o que os homens das cavernas comiam.

“Ela coloca como alimento principal e base da alimentação as carnes, já que era a caça a principal fonte de energia dos nossos antepassados, pois ainda não havia agricultura naquela época”, pontua a nutricionista.

A especialista destaca que restringir tanto assim a alimentação é um risco. “Ao parar de fazer [a dieta] a chance de voltar a engordar é muito alta, bem como a questão de que uma grande restrição pode levar a uma compulsão depois”, afirma.

Além disso, momentos de socialização ficam comprometidos por não poder se alimentar de produtos industrializados e diversas comidas presentes em festas e outros eventos. “Não indico fazer esse tipo de dieta. Acredito que é uma estratégia que nem precisa ser considerada de acordo com os dias atuais”, ressalta ela.

3. Dieta sem glúten

Nesse caso, alimentos que têm trigo, são completamente excluídos da rotina. Com essa retirada, é comum que as pessoas apresentem compulsão alimentar por carboidratos, principalmente pães e bolos.

“Esse tipo de dieta, muitas vezes, é utilizado de forma para emagrecer, já que, ao excluir esse grupo enorme de alimentos, provavelmente você irá diminuir o valor calórico da sua dieta, ajudando na perda de peso”, explica Ana Paula Gava.

Leia mais:  Astrologia, amor e sexo: saiba tudo sobre o parceiro de cada signo

“Entretanto, existem estratégias melhores para o emagrecimento do que somente excluir grupos alimentares que você gosta muito e fazem parte da sua rotina, e que ao tirá-los você iria sentir muita falta”, sugere a especialista.

4. Dieta sem lactose

Essa dieta consiste em excluir alimentos que possuem leite e derivados. Basicamente, ela é indicada para intolerantes à lactose. “Vale muito a pena trabalhar com esse tipo de estratégia alimentar, pois passará a se sentir muito melhor, sem os desconfortos, como gazes e diarreia, passando a ter um intestino normal e equilibrado”, garante Ana Paula.

O risco de aderir a esse modo alimentar sem avaliar se há intolerância à lactose é diminuir a produção da enzima lactase, essencial para a digestão do leite. “A produção dessa enzima é controlada de forma muito inteligente pelo nosso corpo. Se você não ingere, ela para de ser produzida”, esclarece a nutricionista. Segundo ela, isso pode fazer a pessoa passar a ter a intolerância.

Leia também: Kelly Key conta segredos para ter o corpo definido e revela rotina de exercícios

5. Dieta do jejum intermitente

Jejum intermitente é foco de muitos estudos atuais relacionados à saúde e alimentação. Ele consiste em ficar sem comer durante intervalos do dia, que podem ser 12 horas, 16 horas, 18 horas ou até 24 horas.

“Existe uma crença errônea que ficar em jejum emagrece mais rápido, pois você irá diminuir drasticamente a sua insulina. De fato, diminui a insulina sim, porém, é insustentável para a maior parte das pessoas que começam a praticar”, alerta Ana Paula Gava.

“A grande questão dessa estratégia é que já existem muitos estudos mostrando que ficar longo períodos em jejum emagrece da mesma maneira que se fizermos quatro refeições ao dia. Então, para quê passar fome? Fora o mal hálito que a pessoa passa a ter constantemente, por causa do excesso de corpo cetônicos gerados no organismo”, complementa a nutricionista.

Além disso, Ana Paula não recomenda esse tipo de dieta, a menos que seja indicada por um “profissional muito bem capacitado”. “Não faça isso pela indicação de internet. Se você é ansioso, pode te prejudicar e aumentar questões associadas à compulsão alimentar”, reforça.

6. Dieta detox

O objetivo da dieta detox é ajudar a “limpar o corpo”, mas ela não elimina substâncias prejudiciais ao organismo, como gorduras saturadas, agrotóxicos e açúcares, por exemplo. De acordo com a nutricionista, não há alimentação que faça isso.

“O seu corpo passa a funcionar melhor, pois você passará a consumir mais alimentos saudáveis e que fazem bem ao seu corpo, como frutas, legumes e verduras, mais água e menos produtos industrializados. Assim, o seu intestino passa a funcionar melhor, você para de reter líquidos e, aos poucos, passa a ter mais nutrientes no corpo. E pode até emagrecer, sim”, destaca a nutricionista.

Contudo, é importante ter atenção a “falsas propagandas” relacionadas a esse método e cuidado para não gastar com produtos desnecessários. Segundo Ana Paula, essa dieta é indicada para qualquer pessoa que queira ter um corpo mais saudável ou sofram com retenção de líquidos.

7. Dieta da cabala

Esse regime alimentar começou com um livro e, atualmente, se difundiu na internet. O objetivo é mudar aos poucos a relação com a comida. “Ela afirma ser uma estratégia que leva em consideração seus comportamentos diante da comida, te ajudando a mudar os seus padrões alimentares de forma leve e consciente”, conta a especialista.

Ela é recomendada para pessoas que desejam mudar os hábitos, mas sem restringir demais o cardápio e que seja leve e gradativo. “Indico que mesmo que goste de ler sobre o assunto, procure um nutricionista comportamental que irá te ajudar. Vai ser muito melhor e mais assertivo do que somente post, vídeos e matérias da internet”, diz Ana.

Leia mais:  Noiva acusa cunhada de estragar casamento por agendar parto no mesmo dia

8. Dieta mediterrânea

De acordo com a nutricionista, essa a dieta mediterrânea é uma das mais balanceadas do mundo por permitir incluir todos os tipos de comida e ter como base as frutas, verduras, azeite, leites e derivados. Qualquer pessoa que queira ter uma alimentação saudável pode aderir a esse método.

“Estudos indicam que ela pode diminuir colesterol ruim, aumentar o colesterol bom, prevenir doenças cardíacas, diabetes do tipo 2, diminuir o risco de desenvolvimento de câncer e, ainda, diminuir as estatísticas de Alzheimer e Parkinson”, afirma Ana Paula.

9. Dieta da proteína

A dieta da proteína consiste em mudanças gradativas na alimentação. “Se baseia em comer somente carnes por um tempo, e depois de um período comer verduras, depois evolui para legumes e depois de um tempo, já tendo emagrecido, algumas frutas”, conta a especialista.

Ana declara que essa é uma das piores estratégias para emagrecer porque, no início, a pessoa fica muito fraca devido às restrições e não consegue realizar atividades físicas, além de perder muita massa magra por conta da deficiência de carboidratos, e isso faz o metabolismo ficar mais lento.

Outro fator preocupante segundo ela é que a maioria das pessoas que aderem a essa dieta apresentam problemas no intestino depois. “Como não ingerem legumes e verduras, a quantidade de fibra passa a ser muito pequena, causando constipação intestinal”, acrescenta.

10. Dieta cetogênica

Nesse caso, a alimentação consiste em diminuir drasticamente o consumo de carboidratos e aumentar o de proteínas e gorduras. “Tem uma alimentação muito restritiva, baseada em carnes, ovos, verduras, e algumas frutas de baixo índice glicêmico, como morango, mirtilo, coco e abacate”, pontua Ana.

“Ela vem com a proposta de você aumentar a gordura da sua dieta, diminuir a sua insulina e com isso queimar mais gordura. Mas é uma estratégia que não pode ser usada por muito e, como a dieta low-carb , ela é muito restritiva”, conclui a nutricionista.

A especialista salienta que essa estratégia não se encaixa na rotina de muitas pessoas, por isso não é uma alternativa viável para promover o emagrecimento. Segundo ela, a taxa de desistentes logo nas primeiras semanas de dieta é bem alta.

Leia também: Redes sociais ajudam ou sabotam o processo para emagrecer e ter mais bem-estar?

Ana Paula Gava reforça a importância de adequar a alimentação ao estilo de vida e diz que não é preciso muito para começar a emagrecer. “Comer mais saudável e diminuir alimentos industrializados já ajuda muito. Para emagrecer é necessário comer, desde coisas saudáveis para nutrir o seu corpo, bem como coisas gostosas, pois temos que considerar nossos momentos sociais e de diversão”, destaca.

“É preciso equilibrar seus hábitos e aprender que se pode comer de tudo, desde que você entenda que cada comida tem o seu momento. Dessa forma você conseguirá levar isso por muito mais tempo”, fala a nutricionista.


Além disso, ela considera fundamental procurar ajuda médica quando o objetivo é perder peso com saúde e eficácia e não depositar as fichas em dietas da moda. “Procure um nutricionista, que vai levar em consideração seus gostos e preferências, sua rotina, a sua vida social, e ainda te ajudar a organizar até as coisas gostosas, e não somente as coisas saudáveis, para que você consiga emagrecer sem viver uma vida chata de dieta, que é o que acontece na maioria dos casos”, finaliza a especialista.

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
publicidade

Mulher

Noiva surta com amiga por causa de maquiagem e atualiza definição de bridezilla

Publicado

por

source

Uma noiva deixou sua amiga muito chateada ao fazer um pedido bem difícil de ser atendido. A pretendida queria que a convidada fizesse sua maquiagem e seu penteado de graça porque “ela é boa nisso”, mas a mulher explicou que não poderia fazer tudo o que a noiva queria.

Leia também: Sogra detona nora em convite de casamento: “Meu filho perfeito e uma vagabunda”

noiva surta com amiga por não fazer sua maquiagem de graça arrow-options
shutterstock
A amiga aceitou fazer a maquiagem, mas explicou que precisaria ser algo simples por “não saber maquiar outras pessoas”

A conversa das duas foi compartilhada pela amiga dela no Reddit, e todo o bate-papo começou porque a noiva não queria desembolsar 350 dólares – aproximadamente R$ 1440 – para fazer a maquiagem de casamento.

“Vai custar US$ 350 para arrumar meu cabelo e fazer minha maquiagem, e eu não quero pagar isso. Você pode me ajudar? Eu sei que você tem muitas maquiagens e pode enrolar meu cabelo”, diz a noiva.

A amiga explica que pode arrumar o cabelo dela “sem problema algum”, mas receia não poder ajudar com a outra solicitação. “Eu não sou tão boa em maquiar os outros”, confessa ela.

A pretendida, entretanto, insiste e questiona se ela poderia fazer algo simples, e enviou uma foto da maquiagem que queria usar no dia do casamento para exemplificar. “Isso não é simples”, rebate a convidada. “Isso requer muito produto e eu não consigo fazer delineado em outras pessoas”, afirma.

maquiagem noiva arrow-options
Reprodução/Pinterest/Sombras ojos
A noiva queria reproduzir essa maquiagem, e a amiga explicou que não conseguiria fazer esse tipo de arte

Leia também: Melhor amigo do noivo viraliza com participação especial em pedido de casamento

Leia mais:  Corredor de casa não precisa ser apenas um rito de passagem. Confira dicas

A amiga não desistiu de ajudar

Embora ela reconheça ter dificuldades em atender às solicitações da noiva, tentou ajudar e ofereceu uma alternativa: “Eu posso fazer a maquiagem se você comprar sua própria base (não tenho uma que combine com você) e posso fazer uma coisa simples nos olhos”, pontua.

Entretanto, a pretendida não ficou satisfeita com essa opção. “Mas você não faz delineados sempre? E não pode usar sua base em mim?”, pergunta.

“Eu sei, mas é complicado fazer em outras pessoas”, responde a amiga. “Além disso, sua pele é mais escura que a minha. Minha base não ficaria boa em você”, explica.

Ainda para colaborar, a amiga afirma que iria com ela comprar a base, mas a noiva não queria aceitar isso. “Então você não vai fazer minha maquiagem?”, questiona. A convidada enfatiza que está disposta a fazer se ela encontrar algo mais simples de reproduzir.

“Garota, eu posso ajudar, só não posso fazer nada complicado. Eu não sou maquiadora . Honestamente, é melhor você contratar um maquiador”, escreve ela. “Ainda terei prazer em fazer o penteado em você”, reforça. A noiva, irritada, respondeu: “Tanto faz. Acho que vou pagar os US$ 350”.

Chateada com a atitude da pretendida, a mulher desabafou nas redes sociais. “Minha amiga vai se casar e pergunta se eu posso ajudar com cabelos e maquiagem, porque ela não quer pagar um profissional”, inicia ela na postagem.

Leia mais:  11 conselhos para melhorar a qualidade de vida no trabalho e evitar stress

“Eu digo a ela que posso ajudar com o cabelo e fazer uma maquiagem simples (de graça), mas ela não está feliz com isso. Eu não sou maquiadora”, destaca. “Eu entendo que ela está estressada e eu só queria ser o mais útil possível. Foi por isso que disse que, provavelmente, seria melhor contratar um maquiador. Eu não quero ser a razão de todo o seu casamento ser arruinado”, desabafa ela.

Ainda na postagem, a convidada revela que espera um pedido de desculpas da amiga. “Honestamente, eu nunca pensei que ela agiria assim. Fiquei impressionada e espero que ela peça desculpas”, finaliza.

Leia também: Noiva tenta conseguir maquiagem de graça em troca de convite para o casamento


Os internautas do Reddit concordaram com a amiga da noiva, mas foram realistas nos comentários. “Ela vai encontrar uma maneira de culpar você”, diz um usuário da rede social. “Simples? A modelo [da foto] tem cerca de seis quilos de maquiagem no rosto”, opina outro.

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 22 de setembro de 2019

Publicado

por

source
mandala arrow-options
Marcelo Dalla
A mandala é um item indispensável na astrologia

ARIES

A Lua segue minguante em Câncer e o Sol se despede de Virgem, favorecendo providências práticas, principalmente ligadas à família e ao conforto do lar. Conte com mais dinamismo nos intercâmbios. A vida social continua em evidência. Mas em tempos de Lua minguante, é bom respeitar seus limites energéticos. O clima fica mais intimista. Evite exagerar no controle, nas críticas ou nas exigências. Flexibilidade é o antídoto. Ainda bem que hoje é domingo, atividades relaxantes também são bem vindas.

TOURO

Encontros agradáveis continuam em pauta. Você pode encontrar amigos, conhecer pessoas, fazer contatos e cultivar suas habilidades sociais. Mas evite acumular muito compromissos. A Lua minguante segue agora em Câncer, favorecendo um clima mais aconchegante, acolhedor e intimista. Dá gosto passar mais tempo em casa, dar mais atenção a quem ama. Além disso, o Sol se despede de Virgem: indicando que é favorável cuidar para que tudo fique mais confortável, limpo, acolhedor e funcional.

GEMEOS

Continue a ter cuidado com críticas e discussões. Mercúrio e Saturno seguem em desarmonia: não é hora de conversas rudes, pode haver prejuízo em negociações e relacionamentos. Lembre-se que a cordialidade, a gentileza e o afeto podem atrair novas oportunidades. Além disso, a Lua minguante segue em Câncer. Procure ser amoroso e gentil, pois todos estão mais sensíveis. É tempo de cultivar mais recolhimento e reflexão, sem pressa, cobranças e controle. É bom sair com tempo de sobra para compromissos importantes.

CANCER

Você pode investir em melhorias para o lar e a família. A Lua minguante segue em seu signo: período ideal para conclusões e reflexão. Segurança, intimidade e sensibilidade estão em destaque. Você pode também alinhar interesses com parceiros, finalizar assuntos e encontrar a justa medida em acordos. Atenção com a carência no fim da tarde, é bom evitar compras impulsivas. Prefira reservar momentos de recolhimento. Dá gosto passar mais tempo em casa, juntos de seus afetos.

Leia mais:  Vídeo que mostra avô recepcionando a neta na porta de casa “quebra a internet”

LEAO

Procure manter-se aberto e flexível ante as situações, evite posturas rígidas e ríspidas. A melhor solução é concluir assuntos práticos e demonstrar profissionalismo, mas sem exigências excessivas. Gentileza, sociabilidade, colaboração e cordialidade fazem toda a diferença. Com a Lua minguante em Câncer, procure equilibrar seu tempo com a família também, compartilhando momentos agradáveis com quem ama. Vale fazer alongamentos ou passeios para aliviar as tensões da semana.

VIRGEM

Você pode concluir diversos assuntos, o raciocínio e o dinamismo estão favorecidos. Aproveite para investir na produtividade e fazer bons contatos. Porém, é importante estar aberto para ouvir e respeitar as opiniões diferentes, com boa capacidade de análise. Os encontros e os compromissos continuam em destaque. Mas evite críticas e reclamações, invista no bom humor, na alegria, no amor e na gratidão. Assim você se mantém numa faixa vibratória de natureza positiva, ganha mais saúde e vitalidade.

LIBRA

Bom período para cuidar de questões domésticas. A Lua segue minguante no acolhedor Câncer, esteja aberto para cuidar, nutrir, proteger, dialogar e colaborar. Vale também distribuir charme e simpatia por onde passar, pois Vênus e Mercúrio seguem em seu signo. Gentileza e cordialidade devem falar mais alto. Aproveite para cultivar suas habilidades sociais, deixar a vida fluir, sem exigir demais de si mesmo ou dos outros. Os acordos e negociações podem ser realizados com parcimônia e diplomacia.

ESCORPIAO

O período de fechamento e conclusões segue a pleno vapor. Você pode encaminhar projetos e concluir assuntos com agilidade. Porém, mantenha-se flexível, sem exagerar no orgulho ou entrar em discussões. Todos ficam mais emotivos com a Lua minguante em Câncer, inclusive você. Ainda bem que Vênus segue em libra para favorecer encontros sociais agradáveis. Com cordialidade e abertura você pode conhecer pessoas a atrair oportunidades. Lembre-se sempre de fazer para o outro o que gostaria que fizessem para você.

SAGITARIO

Período de sensibilidade, os encontros mais íntimos ficam favorecidos. A Lua minguante segue agora em Câncer: procure cultivar uma atitude cordial e acolhedora. Evite perder energia com críticas, reclamações e discussões. Em tempos de Lua minguante, vale tirar o pé do acelerador, deixar a vida fluir sem exigências. Vale também cultivar desapego, livrar-se de coisas velhas e em desuso, abrir espaço em armários e gavetas. O Sol se despede de Virgem, é tempo de colocar as coisas em ordem. Assim fica mais fácil equilibrar as emoções.

Leia mais:  Tem coxas grossas e sofre com assaduras? Veja 3 dicas para evitar esse problema

CAPRICORNIO

Momentos de reflexão são muito bem vindos. Com a Lua minguante em Câncer, dá gosto deixar a vida fluir por seu curso natural, sem grandes expectativas ou compromissos. Finalize pendências, mas sem ansiedade ou correria. Mercúrio forma aspecto tenso com Saturno: É tempo de modificar posturas rígidas, observar e transmutar pensamentos negativos, questionar valores, crenças e convicções. Evite também forçar situações ou insistir em algum assunto, a liberdade deve ser respeitada.

AQUÁRIO

Com a Lua minguante, você pode refletir sobre velhas crenças, velhos comportamentos, padrões ou hábitos que já não condizem com sua consciência e podem ser deixados para trás. A Lua segue no sensível Câncer, favorecendo a intimidade, o acolhimento e os afetos. Prefira deixar a agenda livre, cultivar a liberdade de movimento e de pensamentos. Para ajudar, Vênus segue em Libra: cultive a cordialidade para fazer bons contatos e novas amizades. O período está favorável para encontros prazerosos.

PEIXES

A Lua segue minguante em Câncer e o convida ao recolhimento e introspecção. Com o Sol no signo oposto, é importante se resguardar, caprichar na alimentação, cuidar do corpo e da saúde, pois sua energia fica mais baixa do que o normal. Procure passar mais tempo junto de familiares e pessoas queridas. Vale abrir espaço para novas parcerias também. Vênus segue em Libra: a ideia é crescer junto com o outro, somar para fortalecer. Momentos de intimidades, reflexão e meditação podem fortalecê-lo.


Para além do horóscopo do dia :

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana