conecte-se conosco


Política MT

Janaina Riva debate ações para Mato Grosso com embaixador da Alemanha

Publicado

Foto: JARDEL DA SILVA

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), recebeu nesta quinta-feira (02), o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Wistchel. Em pauta, ações estratégicas que fomentem além da relação comercial, uma força-tarefa ao combate à violência doméstica e sustentabilidade. Um dos destaques se refere à possibilidade de Mato Grosso compor a Rede de Mulheres Germano-Latino-Americanas, entidade recém-criada que reunirá organizações e personalidades em busca de oportunidades entre mulheres e homens, fortalecendo a cooperação entre a Alemanha e os países latinos na luta pelos direitos e igualdade das mulheres.

Durante a visita, o embaixador destacou que o principal objetivo dessa rede que é fortalecer a participação e a liderança de mulheres na política, na mídia, na sociedade, na economia e na ciência, assim como promover o intercâmbio entre essas mulheres e suas redes na Alemanha, na América Latina e no Caribe em prol da aprendizagem e do apoio mútuo.
Com aproximadamente três anos no Brasil, Wistchel também destacou a importância de Mato Grosso para a economia alemã. A sua segunda visita no estado se deve à aproximação ao novo governo e deputados que compõem a 19ª Legislatura.

“Visito a Assembleia Legislativa que é a representação do povo de Mato Grosso, estado que é um parceiro importante para nós porque somos um dos maiores mercado de seus produtos e por outro lado somos exportadores de ferramentas, máquinas, fertilizantes, agrotóxicos. Então, para a indústria alemã é um estado importante. Temos vários projetos, sobretudo na agropecuária, gosto de avaliar onde temos potencial a fim de estreitar nossos laços”, afirmou o embaixador.

Leia mais:  Projeto que destina produtos apreendidos a instituições deve ser sancionado nos próximos dias

Outra questão abordada se refere às ações estratégicas voltadas à preservação do meio ambiente, com foco na luta contra a mudança climática. Assuntos que também serão debatidos com o governo do estado. “Reduzir o desmatamento, lutar juntos contra a mudança do clima é um dos motivos da minha viagem”, definiu.

A presidente Janaina Riva disse que foi gratificante receber o embaixador na Assembleia Legislativa, especialmente, porque se dispõe a conhecer as peculiaridades de cada estado brasileiro. Ela presenteou o embaixador com dois exemplares – em português e inglês, do livro ‘Escape Route, The Untold Story Of The SS’, do economista Maurício Munhoz, que também participou da reunião.

“Cobrei algumas questões como a vacina contra a febre aftosa, por mais que não exista mais a obrigatoriedade, queremos continuar vacinando para evitar qualquer tipo de problemas futuro e sobre o quanto isso representa às nossas exportações. Ele também nos falou sobre a rede macro de proteção às mulheres, que vai tratar sobre empreendedorismo, que é o trabalho preventivo, retirar as mulheres da vulnerabilidade e dependência financeira”, destacou a parlamentar.

Sobre a participação de Mato Grosso na rede, a deputada está otimista. “Há possibilidade de trazer a rede para Mato Grosso, ação que nos interessa muito, pois somos um dos estados com maior índice de feminicídio, um dos mais violentos, principalmente em relação à violência doméstica. Temos a informação de que 36% das ocorrências registradas nas delegacias são de violência doméstica. Esse estreitamento das relações abre as portas para que a Alemanha possa investir em nosso estado, possa trabalhar na questão também do reflorestamento”.


REDE – A Rede de Mulheres será lançada em conferência, no próximo dia 28, em Berlim, com a participação de representantes latino-americanos e caribenhos, além de especialistas em política externa e de segurança, estado de direito, questões climáticas e cooperação científica.

Leia mais:  Assembleia inicia cadastro da imprensa e de assessores para posse de deputados

Fonte: ALMT
Comentários Facebook

Política MT

Derrubada de veto à emenda de Dr. Eugênio vai beneficiar os municípios de Mato Grosso

Publicado

por

Foto: Marcos Lopes

O deputado Dr. Eugênio (PSB) defendeu, durante sessão plenária dessa quarta-feira (4), o veto à  Emenda n° 29 apresentada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)  de 2020 de sua autoria que faz referência ao prazo das emendas parlamentares destinadas aos municípios. Foram 20 votos favoráveis e 1 contra a proposta, “A alteração foi feita de acordo com a necessidade de um maior tempo, principalmente das prefeituras, que em diversos casos anteriores acabaram perdendo a emenda parlamentar por apenas  por não cumprir o prazo”, explicou o parlamentar em sua defesa.

De acordo com a justifica do deputado, o prazo no texto original para correções e revisões das pendências apontadas pelos analistas das secretarias finalísticas, acaba sendo muito curto, sendo desfavorável para toda a sociedade e causando em alguns momentos prejuízos com a perda do beneficio.

Ainda conforme a justificativa da matéria, as prefeituras terão o prazo de trinta dias úteis para as devidas adequações técnicas. Ao persistirem os impedimentos, terá novo prazo de trinta dias úteis para os devidos ajustes. O prazo total não poderá exceder sessenta dias úteis.


“Devido a grande demanda dos envolvidos, tanto as prefeituras, secretarias e a AMM (Associação dos Municípios de Mato Grosso), em muitos casos, não conseguem adequar os projetos em tempo hábil. Fato este que poderá ser corrigido com a ampliação deste prazo”, encerrou Dr. Eugênio.

Leia mais:  AL aprova indicação e recomenda ao governo redução de ICMS na energia

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Câmpus avançado da Unemat em Rondonópolis é aprovado

Publicado

por

Thiago Silva defende a Unemat na tribuna da AL-MT

Foto: Ronaldo Mazza

Em reunião realizada na quarta-feira (4), o Conselho Universitário da Unemat (Consuni) definiu a criação do câmpus avançado de Rondonópolis. Desta forma, o câmpus do município passa a responder administrativamente direto para a reitoria da universidade e não mais para o câmpus de Alto Araguaia. A informação foi dada em primeira mão pelo deputado estadual Thiago Silva e pela reitoria da Unemat. A Unemat em Rondonópolis até hoje funcionava como extensão do câmpus de Alto Araguaia, sem autonomia administrativa.

Thiago Silva é o autor do Requerimento 2859/219 para a criação do câmpus avançado e comemorou a maior autonomia dada para a universidade estadual no município.

“Sempre trabalhamos para a consolidação da Unemat em Rondonópolis e essa é mais uma conquista para nossos jovens. Já destinei para a construção da sede R$ 1,1 milhão e R$ 500 mil para a instalação de novos cursos, e continuaremos lutando para mais melhorias”, disse o parlamentar.


De acordo com o diretor político, pedagógico e financeiro da Unemat em Sinop, Roberto Arruda, o câmpus de Rondonópolis, criado hoje pelo Consuni, é o primeiro câmpus avançado da instituição, assim como foi criado em Lucas do Rio Verde. Com a decisão do Consuni, o município está dando mais um passo para o fortalecimento, a melhoria da estrutura e a chegada de novos cursos.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Leia mais:  Projeto de lei sugere que municípios tenham condições de comprar máquinas usando o Fethab como garantia
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana