Política MT
Janaina Riva debate ações para Mato Grosso com embaixador da Alemanha
Publicado
2 de maio de 2019 - 19:30Foto: JARDEL DA SILVA
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), recebeu nesta quinta-feira (02), o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Wistchel. Em pauta, ações estratégicas que fomentem além da relação comercial, uma força-tarefa ao combate à violência doméstica e sustentabilidade. Um dos destaques se refere à possibilidade de Mato Grosso compor a Rede de Mulheres Germano-Latino-Americanas, entidade recém-criada que reunirá organizações e personalidades em busca de oportunidades entre mulheres e homens, fortalecendo a cooperação entre a Alemanha e os países latinos na luta pelos direitos e igualdade das mulheres.
Durante a visita, o embaixador destacou que o principal objetivo dessa rede que é fortalecer a participação e a liderança de mulheres na política, na mídia, na sociedade, na economia e na ciência, assim como promover o intercâmbio entre essas mulheres e suas redes na Alemanha, na América Latina e no Caribe em prol da aprendizagem e do apoio mútuo.
Com aproximadamente três anos no Brasil, Wistchel também destacou a importância de Mato Grosso para a economia alemã. A sua segunda visita no estado se deve à aproximação ao novo governo e deputados que compõem a 19ª Legislatura.
“Visito a Assembleia Legislativa que é a representação do povo de Mato Grosso, estado que é um parceiro importante para nós porque somos um dos maiores mercado de seus produtos e por outro lado somos exportadores de ferramentas, máquinas, fertilizantes, agrotóxicos. Então, para a indústria alemã é um estado importante. Temos vários projetos, sobretudo na agropecuária, gosto de avaliar onde temos potencial a fim de estreitar nossos laços”, afirmou o embaixador.
Outra questão abordada se refere às ações estratégicas voltadas à preservação do meio ambiente, com foco na luta contra a mudança climática. Assuntos que também serão debatidos com o governo do estado. “Reduzir o desmatamento, lutar juntos contra a mudança do clima é um dos motivos da minha viagem”, definiu.
A presidente Janaina Riva disse que foi gratificante receber o embaixador na Assembleia Legislativa, especialmente, porque se dispõe a conhecer as peculiaridades de cada estado brasileiro. Ela presenteou o embaixador com dois exemplares – em português e inglês, do livro ‘Escape Route, The Untold Story Of The SS’, do economista Maurício Munhoz, que também participou da reunião.
“Cobrei algumas questões como a vacina contra a febre aftosa, por mais que não exista mais a obrigatoriedade, queremos continuar vacinando para evitar qualquer tipo de problemas futuro e sobre o quanto isso representa às nossas exportações. Ele também nos falou sobre a rede macro de proteção às mulheres, que vai tratar sobre empreendedorismo, que é o trabalho preventivo, retirar as mulheres da vulnerabilidade e dependência financeira”, destacou a parlamentar.
Sobre a participação de Mato Grosso na rede, a deputada está otimista. “Há possibilidade de trazer a rede para Mato Grosso, ação que nos interessa muito, pois somos um dos estados com maior índice de feminicídio, um dos mais violentos, principalmente em relação à violência doméstica. Temos a informação de que 36% das ocorrências registradas nas delegacias são de violência doméstica. Esse estreitamento das relações abre as portas para que a Alemanha possa investir em nosso estado, possa trabalhar na questão também do reflorestamento”.
REDE – A Rede de Mulheres será lançada em conferência, no próximo dia 28, em Berlim, com a participação de representantes latino-americanos e caribenhos, além de especialistas em política externa e de segurança, estado de direito, questões climáticas e cooperação científica.

Política MT
Derrubada de veto à emenda de Dr. Eugênio vai beneficiar os municípios de Mato Grosso
Publicado
5 de dezembro de 2019 - 10:21Foto: Marcos Lopes
O deputado Dr. Eugênio (PSB) defendeu, durante sessão plenária dessa quarta-feira (4), o veto à Emenda n° 29 apresentada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 de sua autoria que faz referência ao prazo das emendas parlamentares destinadas aos municípios. Foram 20 votos favoráveis e 1 contra a proposta, “A alteração foi feita de acordo com a necessidade de um maior tempo, principalmente das prefeituras, que em diversos casos anteriores acabaram perdendo a emenda parlamentar por apenas por não cumprir o prazo”, explicou o parlamentar em sua defesa.
De acordo com a justifica do deputado, o prazo no texto original para correções e revisões das pendências apontadas pelos analistas das secretarias finalísticas, acaba sendo muito curto, sendo desfavorável para toda a sociedade e causando em alguns momentos prejuízos com a perda do beneficio.
Ainda conforme a justificativa da matéria, as prefeituras terão o prazo de trinta dias úteis para as devidas adequações técnicas. Ao persistirem os impedimentos, terá novo prazo de trinta dias úteis para os devidos ajustes. O prazo total não poderá exceder sessenta dias úteis.
“Devido a grande demanda dos envolvidos, tanto as prefeituras, secretarias e a AMM (Associação dos Municípios de Mato Grosso), em muitos casos, não conseguem adequar os projetos em tempo hábil. Fato este que poderá ser corrigido com a ampliação deste prazo”, encerrou Dr. Eugênio.
Política MT
Câmpus avançado da Unemat em Rondonópolis é aprovado
Publicado
5 de dezembro de 2019 - 09:21Thiago Silva defende a Unemat na tribuna da AL-MT
Foto: Ronaldo Mazza
Em reunião realizada na quarta-feira (4), o Conselho Universitário da Unemat (Consuni) definiu a criação do câmpus avançado de Rondonópolis. Desta forma, o câmpus do município passa a responder administrativamente direto para a reitoria da universidade e não mais para o câmpus de Alto Araguaia. A informação foi dada em primeira mão pelo deputado estadual Thiago Silva e pela reitoria da Unemat. A Unemat em Rondonópolis até hoje funcionava como extensão do câmpus de Alto Araguaia, sem autonomia administrativa.
Thiago Silva é o autor do Requerimento 2859/219 para a criação do câmpus avançado e comemorou a maior autonomia dada para a universidade estadual no município.
“Sempre trabalhamos para a consolidação da Unemat em Rondonópolis e essa é mais uma conquista para nossos jovens. Já destinei para a construção da sede R$ 1,1 milhão e R$ 500 mil para a instalação de novos cursos, e continuaremos lutando para mais melhorias”, disse o parlamentar.
De acordo com o diretor político, pedagógico e financeiro da Unemat em Sinop, Roberto Arruda, o câmpus de Rondonópolis, criado hoje pelo Consuni, é o primeiro câmpus avançado da instituição, assim como foi criado em Lucas do Rio Verde. Com a decisão do Consuni, o município está dando mais um passo para o fortalecimento, a melhoria da estrutura e a chegada de novos cursos.

Derrubada de veto à emenda de Dr. Eugênio vai beneficiar os municípios de Mato Grosso

Universidades estão proibidas de cobrar taxa extra para prova e repetência em MT

Duas motocicletas roubadas são recuperadas pela PM em Tangará da Serra

Câmpus avançado da Unemat em Rondonópolis é aprovado

Câmpus do IFMT em Confresa não tem título de regularização fundiária
Polícia


Duas motocicletas roubadas são recuperadas pela PM em Tangará da Serra
Policiais Militares do 7º Batalhão de Tangará da Serra recuperaram duas motocicletas com queixa de furto nesta semana. Na terça-feira...


Polícia Civil cumpre novo mandado de prisão contra suspeito de crime sexual e ameaça
Assessoria/PJC-MT Equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá (Dedm) cumpriu no início da noite desta quarta-feira (04.12)...


Advogado apontado como mandante de roubo contra ex-esposa é preso em Nova Bandeirantes
Assessoria | PJC-MT Um advogado, apontado como mandante de um roubo ocorrido em Nova Bandeirantes (1.026 km ao Norte de...
Mato Grosso


Universidades estão proibidas de cobrar taxa extra para prova e repetência em MT
As universidades e faculdades particulares estão proibidas de cobrar taxa extra do estudante por repetência, disciplina eletiva e na aplicação...


Inscrições para Jogos Abertos Mato-grossenses terminam na quinta-feira (05)
Na quinta-feira (05.12) vence o prazo para inscrições de equipes que disputarão a etapa estadual dos Jogos Abertos Mato-grossenses 2019....


Intensificação da Lei Seca reduz número de autuações por embriaguez ao volante
A intensificação da Operação Lei Seca, realizada de forma integrada entre as forças de Segurança Pública e de Trânsito, reduziu...

Política MT


Derrubada de veto à emenda de Dr. Eugênio vai beneficiar os municípios de Mato Grosso
Foto: Marcos Lopes O deputado Dr. Eugênio (PSB) defendeu, durante sessão plenária dessa quarta-feira (4), o veto à Emenda n° 29...


Câmpus avançado da Unemat em Rondonópolis é aprovado
Thiago Silva defende a Unemat na tribuna da AL-MT Foto: Ronaldo Mazza Em reunião realizada na quarta-feira (4), o Conselho Universitário...


Câmpus do IFMT em Confresa não tem título de regularização fundiária
Intermediando a situação, o Delegado Claudinei e os representantes do Instituto estiveram reunidos nesta terça-feira (3) com o superintendente Regional...
Mais Lidas da Semana
-
Economia29 de novembro de 2019 - 09:07
Multidão invade loja na Black Friday em Tangará da Serra; Vídeo
-
Tangará da Serra2 de dezembro de 2019 - 10:31
Guarda Municipal multa clientes em estacionamento de supermercado e gera polêmica em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra4 de dezembro de 2019 - 10:11
Tangaraense é “flagrado” dando seta no Bairro Vila Alta
-
BemRural30 de novembro de 2019 - 10:13
Navio com carga recorde de fertilizantes atraca no Brasil; carregamento é para o MT
-
Cidade2 de dezembro de 2019 - 15:14
Acidente entre moto e carro é registrado em semáforo da Vila Goiás
-
Tangará da Serra30 de novembro de 2019 - 11:11
Noel Móvel começa a circular nesta segunda-feira (02) em Tangará da Serra
-
Aconteceu Agora28 de novembro de 2019 - 16:25
Câmeras flagram dupla assaltando açougue na ‘Rua Um’ em Tangará da Serra; Vídeo
-
Cidade29 de novembro de 2019 - 16:37
Trabalhando a Cultura Negra, 13 de Maio realiza Feira do Conhecimento