conecte-se conosco


Mato Grosso

Ipem fiscaliza bombas de combustível em Cuiabá

Publicado

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem) está realizando uma operação nos postos de combustível de Cuiabá para verificar o funcionamento das bombas. O trabalho é uma parceria com a Polícia Civil, por meio da Delegacia do Consumidor, e tem o objetivo de certificar que a quantidade que entra no tanque dos carros corresponde ao que é cobrado pelo equipamento. Neste ano até o presente momento, 2.051 bicos em bombas de combustível foram verificados e o índice de reprovação foi de 5,7%.

Segundo o técnico fiscal metrológico Hercílio Rodrigues Filho, a ação foi proposta pela polícia após denúncias de clientes. Como os locais apontados pelo consumidor se repetiram nas ocorrências, a aferição, que está dentro das atividades de rotina da autarquia, foi solicitada.

Quando os técnicos chegam ao local, eles usam um aferidor de medida de volume de 20 litros, padronizado para ação, para coletar material. Ao final, é possível ver se o equipamento está transferindo ao recipiente mais ou menos do que é requisitado.

Caso haja uma diferença maior que 100ml para mais ou para menos, aquele bico está reprovado, conforme o estabelecido nas normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade (Inmetro). Quando a diferença em prejuízo ao consumidor for acima de 100 ml para menos, a polícia configura a ação como ilegal, conhecida popularmente como “golpe da bomba baixa”.

Leia mais:  Polícia Civil suspende atividades de 16 delegacias em Mato Grosso

De acordo com a diretora de Fiscalização do Ipem, Jussara Amaral, os dois órgãos sempre trabalham em parceria e as atividades conjuntas não se resumem as bombas de combustível. “Estamos sempre à disposição para contribuir para a segurança do consumidor”.

Recomendações

Os fiscais do Ipem recomendam aos comerciantes que façam a aferição de volume no mínimo uma vez por semana para sanar qualquer tipo de problema o mais rápido possível, reduzindo as possibilidades de ser autuado.

Já aos consumidores, é indicado que tenham atenção na hora do abastecimento e certifiquem-se que os números foram zerados antes de começar a encher o tanque. Caso haja dúvida sobre o funcionamento da bomba, pode-se pedir na hora a checagem, realizada em um recipiente lacrado de fábrica e específico para esta função.

Caso haja recusa em realizar o teste, o cliente pode denunciar o estabelecimento.

Denúncias

Em caso de suspeita de ilegalidade, deve-se procurar a ouvidoria do Ipem-MT (65 3624-8785) e também formalizar a denúncia na Decon: 65 3901-4809.


Para as situações que envolvam suspeita na adulteração do combustível, deve-se ligar para a Agencia Nacional de Petróleo (ANP), que recebe ligações gratuitas no número 0800 970 0267.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Homem que morreu em acidente envolvendo 4 veículos na BR-163 era de Sorriso

Publicado

O motorista que morreu no grave acidente envolvendo quatro veículos na BR-163, na noite desse sábado (18), foi identificado; Luiz Carlos Paulini, 50 anos, era morador de Sorriso.

Luiz conduzia o Sandero que ao tentar realizar ultrapassagem a uma caminhonete SW4 e a uma carreta tanque, bateu de frente com uma Mercedes Benz. Com o impacto, o Sandero foi arremessado, bateu na lateral da carreta tanque e, em seguida, de frente com caminhonete, e morreu na hora. A vítima, seguia de Lucas para Sorriso.

A esposa dele, que estava no banco do carona, foi encaminhada ao hospital de Sorriso com ferimentos graves. Na SW4 estava uma mulher, o marido e duas crianças, ninguém se feriu, mas foram conduzidos ao hospital para exames.  Os motoristas das carretas não se feriram.

O corpo de Luiz será velado no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová em Sorriso.


Fonte:RepórterMT

Comentários Facebook
Leia mais:  Politec é parceira do Projeto Araguaia Cidadão com a emissão de RGs
Continue lendo

Mato Grosso

“Eu quero encontrá-lo, saber se posso ajudar” diz empresário que impediu homem de pular do Portão do Inferno

Publicado

O motociclista que impediu um homem de pular do complexo turístico do Portão do Inferno, na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, foi identificado como Thúlio Prates, de 25 anos.

O episódio aconteceu na manhã do sábado (18), mas viralizou na internet neste domingo (19). “Eu pensei ​’não é possível que esse cara vai se jogar’. Pensei que ele iia fazer o contorno, ia parar, mas quando percebi que ele colocou o pé na mureta, eu parei”, disse. “Eu quero encontrar com ele, não sei quem ele é, li todas as reportagens e nenhuma identificou ele até agora. Quero saber se de alguma forma eu posso ajudar”, acrescentou.

Nas imagens, o motorista de um Corsa Classic ‘fecha’ um motoqueiro na rodovia. Assustado, ele desce do carro e segue em direção do abismo. Quando sobe no parapeito, o motoqueiro o puxa rapidamente e o deita no chão. O rapaz é contido e logo aparece uma mulher para ajudar.

O empresário voltava de Chapada dos Guimarães para Cuiabá, onde mora, quando percebeu a situação e disse que ao realizar o salvamento, percebeu que o rapaz só chorava. Conforme Thúlio, o rapaz foi deixado aos cuidados de uma mulher.


Fonte:OlharDireto

Comentários Facebook
Leia mais:  Sesp reforça estrutura e dribla crise financeira com parcerias e projetos
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana