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Ioga beneficia o cérebro da mesma forma que exercícios aeróbicos

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Os cientistas sabem há décadas que o exercício aeróbico fortalece o cérebro e contribui para o crescimento de novos neurônios, mas poucos estudos examinaram como a ioga afeta o cérebro. Uma revisão da ciência feita por pesquisadoras americanas encontra evidências de que a ioga aprimora muitas das estruturas e funções cerebrais que se beneficiam do exercício aeróbico.

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Prática regular da ioga também é um exercício para o cérebro

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A revisão, publicada na revista “Brain Plasticity”, concentrou-se em 11 estudos sobre a relação entre a prática de ioga e a saúde do cérebro. Cinco dos estudos envolveram indivíduos sem experiência na prática de ioga em uma ou mais sessões por semana, durante um período de 10 a 24 semanas, comparando a saúde do cérebro no início e no fim da intervenção. Os outros estudos mediram as diferenças cerebrais entre indivíduos que praticam ioga regularmente e aqueles que não praticam.

Cada um dos estudos usou técnicas de imagem cerebral, como ressonância magnética, ressonância magnética funcional ou tomografia computadorizada de emissão de fóton único. Todos envolviam hatha yoga, modalidade que inclui movimentos corporais, meditação e exercícios respiratórios.

“Desses 11 estudos, identificamos algumas regiões cerebrais que surgem consistentemente e, surpreendentemente, não são muito diferentes do que vemos com a pesquisa de exercícios”, disse Neha Gothe, professora de cinesiologia e saúde comunitária da Universidade de Illinois, que liderou a pesquisa com Jessica Damoiseaux, professora de psicologia da Universidade Estadual Wayne.

Aumento no hipocampo

“Por exemplo, vemos aumentos no volume do hipocampo com a prática de ioga”, disse Gothe. Muitos estudos analisando os efeitos cerebrais do exercício aeróbico mostraram um aumento semelhante no tamanho do hipocampo ao longo do tempo, ressaltou ela.

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O hipocampo está envolvido no processamento da memória e é conhecido por diminuir com a idade, disse Gothe. “É também a estrutura que é afetada pela primeira vez na demência e na doença de Alzheimer.”

Embora muitos dos estudos considerados sejam exploratórios e não conclusivos, a pesquisa aponta para outras importantes alterações cerebrais associadas à prática regular de ioga, disse Damoiseaux. A amígdala, uma estrutura cerebral que contribui para a regulação emocional, tende a ser maior em praticantes de ioga do que em seus pares que não praticam ioga. O córtex pré-frontal, o córtex cingulado e as redes cerebrais, como a rede de modo padrão, também tendem a ser maiores ou mais eficientes naqueles que praticam ioga regularmente.

“O córtex pré-frontal, uma região do cérebro logo atrás da testa, é essencial para planejar, tomar decisões, realizar várias tarefas, pensar em suas opções e escolher a opção certa”, disse Damoiseaux. “A rede de modo padrão é um conjunto de regiões do cérebro envolvidas no pensamento sobre si mesmo, planejamento e memória.”

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Mecanismos desconhecidos

Como a amígdala, o córtex cingulado faz parte do sistema límbico, um circuito de estruturas que desempenha um papel fundamental na regulação emocional, aprendizado e memória, disse ela.

Os estudos também descobriram que as alterações cerebrais observadas em indivíduos praticantes de ioga estão associadas a um melhor desempenho em testes cognitivos ou medidas de regulação emocional.

A descoberta de que a ioga pode ter efeitos semelhantes no cérebro aos exercícios aeróbicos é intrigante e merece mais estudos, disse Gothe.

“A ioga não é aeróbica por natureza, então deve haver outros mecanismos que levem a essas alterações cerebrais”, disse ela. “Até agora, não temos evidências para identificar quais são esses mecanismos.”

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Ela suspeita que melhorar a regulação emocional é a chave para os efeitos positivos da ioga no cérebro. Estudos vinculam o estresse em humanos e animais ao encolhimento do hipocampo e ao pior desempenho em testes de memória, por exemplo, disse ela.

Gerenciamento de estresse

“Em um dos meus estudos anteriores, estávamos analisando como a ioga altera a resposta ao estresse do cortisol”, disse Gothe. “Descobrimos que aqueles que praticaram ioga por oito semanas tiveram uma resposta atenuada do cortisol ao estresse, associada a um melhor desempenho nos testes de tomada de decisão, troca de tarefas e atenção.”

A ioga ajuda as pessoas com ou sem transtornos de ansiedade a gerenciar seu estresse, disse Gothe.

“A prática de ioga ajuda a melhorar a regulação emocional para reduzir o estresse, ansiedade e depressão”, disse ela. “E isso parece melhorar o funcionamento do cérebro.”


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As pesquisadoras dizem que há uma necessidade de mais – e mais rigorosas – pesquisas sobre os efeitos da ioga no cérebro. Elas recomendam grandes estudos de intervenção que envolvam os participantes na ioga por meses, comparem grupos de ioga com grupos de controle ativo e meçam alterações no cérebro e desempenho em testes cognitivos usando abordagens padrão que permitam comparações fáceis com outros tipos de exercício.

“A ciência aponta que a ioga é benéfica para a função cerebral saudável, mas precisamos de estudos de intervenção mais rigorosos e bem controlados para confirmar essas descobertas iniciais”, disse Damoiseaux.

Fonte: IG Delas
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Jovem é exposta em site pornô após assédio sexual; veja o que fazer nesses casos

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Na segunda-feira (27), uma jovem de São José dos Campos, interior de São Paulo, foi assediada sexualmente dentro do ônibus e exposta em um site pornográfico. Em relato compartilhado no Twitter, Jai Silva conta que estava no transporte público indo para um curso quando sofreu a violência – que foi filmada por uma terceira pessoa.

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Reprodução/Twitter

A jovem relatou o assédio sexual em sua conta no Twitter

A mulher relata que o caso aconteceu durante a tarde, às 13h, e descreve que o homem que a assediou tinha mais de 50 anos, era branco, alto e loiro.  “Ser mulher é ter medo de ir pra rua correr atrás do próprio futuro. Sabem o pior? Fui parar num site pornô. Estou sem chão”, escreve na rede social.

Ela continua: “Não desejo para ninguém a sensação de se sentir usada, como se fosse um objeto!! O machismo está mais próximo de nós, do que imaginamos. Não caiam no mesmo erro que eu cometi, de tentar fingir que nada aconteceu ou que era ‘coisa da minha cabeça’”.

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Jai fala que, até o momento, o vídeo foi encontrado em mais de cinco sites com mais de 70 mil visualizações. “O que me deixa triste é saber que eu tô acostumada com isso”, comenta sobre a naturalização de atitudes como essa.

Ela ainda fala que já está agindo para denunciar o caso à polícia.

O que fazer em casos como esse?

Infelizmente, o caso de Jai é comum. Uma pesquisa dos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, com apoio da Uber, aponta que quase todas as brasileiras acima de 18 anos (97%) já passaram por situações de assédio sexual no transporte público.

Segundo Ana Paula Braga, advogada especialista em direito das mulheres do escritório Braga & Ruzzi, existem algumas formas de agir em casos como esse. Se o assédio sexual for notado na hora, a vítima pode chamar a atenção para o que está acontecendo. Assim, mais pessoas saberão quem é o agressor e podem se mobilizar até que as autoridades venham até o local.

Também é importante buscar policiais por perto ou a equipe de segurança do local. “No ônibus, peça para o motorista parar e fechar a porta até a viatura da polícia chegar”, fala. Se você não for a vítima, mas vir o caso, tente filmar o ocorrido para gerar provas. “Acolha essa mulher para que ela saiba que não foi culpa dela e se coloque à disposição para ajudá-la, inclusive como testemunha em um futuro processo”.

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Como denunciar

Para denunciar o assédio sexual, basta ir a uma delegacia e fazer o boletim de ocorrência solicitando as medidas contra o agressor. No caso das imagens expostas no site de vídeos pornográfico, Ana Paula orienta a vítima a reunir todo o material que puder (links e capturas de tela, indicando onde, quando e quem compartilhou esse conteúdo) e apresentar no momento da denúncia. 

Após a notificação do juiz, os provedores são obrigados a retirar o conteúdo do ar dentro de, geralmente, 24 horas, sob pena de multa diária. Por isso, quanto antes a denúncia for feita, melhor.

Em alguns casos, fazer a denúncia diretamente no site onde o vídeo está hospedado pode ajudar. Para isso, busque a área de direitos autorais. Porém, encaminhar o caso para a polícia é sempre aconselhável para que os envolvidos sejam devidamente responsabilizados. 

Fonte: IG Delas
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5 características que só as aquarianas têm

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Como todo amante de astrologia sabe, cada signo do zodíaco tem características que o representam. Os escorpianos têm um feroz escorpião, os leoninos têm um leão corajoso e os aquarianos … um portador de água. Pode parecer um pouco aleatório, mas uma das características do signo de Aquário , o portador da água, é que ele é um ~ místico ~ curador que dá vida a todos, então … muito bem, Aquário!

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Signo de Aquário é conhecido como o portador da água, mas suas características vão muito além disso

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Claro, há muito mais nos aquarianos do que isso. E, naturalmente, existem muitos outros fatores astrológicos que fazem de você quem você é, além do seu signo solar . Existem seus mapas natal e progredidos, seu signo da lua e o signo em que Saturno se encontra, por exemplo, entre outros acontecimentos no zodíaco. Ainda assim, pertencer à irmandade de Aquário diz muito sobre você (não se preocupe, são todas coisas boas).

A temporada de Aquário decorre de 20 de janeiro a 18 de fevereiro, tornando essa época especial pra quem é desse signo. Claro, você provavelmente tem alguma noção do que significa ser um aquariano, baseado na leitura do  seu horóscopo e se conhecendo. Mas há algumas informações básicas sobre as características do signo que todos os membros do esquadrão de Aquário devem conhecer.

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Essas são as características de Aquário e os maiores sinais de que este é seu signo solar. Além de como isso pode afetar sua vida em geral, de acordo com Donna Page, astróloga certificada em Atlanta.

Você é um lançador de tendências

Você tem pensamentos muito originais e tende a pular para próxima grande tendência antes que seja uma grande tendência. Essa sombra rosa que todo mundo parece gostar agora? Por favor. A aquariana já está arrasando com ela a séculos.

Você realmente não se importa com o que as outras pessoas pensam

Você está fazendo isso desde o dia em que nasceu. E é assim que você vai ficar pelo resto da vida. Você se sente mais livre do que outros para fazer o que quiser, seja fazendo uma nova tatuagem por um capricho ou pegando sorvete no café da manhã. Alguém não entendeu? O problema é deles.


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Você é ferozmente independente

Em um relacionamento? Isso é legal. Mas é crucial que seu parceiro entenda que, embora você os ame e tudo mais, você ainda precisa fazer suas próprias coisas. Quer isso signifique um tempo sem companhia na sua casa ou indo a um filme sozinha. Quem não pode lidar com isso, definitivamente não vai durar.

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Você é uma humanitária no coração

Há muita coisa acontecendo no mundo e você definitivamente não está bem com isso. Você sabe, no fundo, que é possível alcançar objetivos elevados, como criar a paz mundial, reverter a mudança climática e reunir a família real britânica. Basta um pouco de esforço.

Fonte: IG Delas
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