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Hyundai e Kia apresentam sistema de chave digital para celulares

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Sistema da Hyundai reconhece o smartphone, e pode ser customizado entre usuários
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Sistema da Hyundai reconhece o smartphone, e pode ser customizado entre usuários

A Hyundai Motor Group apresenta um novo recurso de chave digital para celulares. A tecnologia permite que o veículo seja destravado, ligado e conduzido sem a necessidade de estar com a chave no bolso. De acordo com a marca, o sistema digital identifica o usuário e ajusta as configurações do veículo automaticamente. Dessa forma, os ajuste dos bancos e outros recursos poderão ser ajustados ao gosto pessoal dos proprietários.

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O usuário deverá fazer o download do aplicativo da Hyundai
através da Apple Store ou Google Play. A nova tecnologia irá detectar a presença de um celular habilitado nas proximidades da porta do motorista (onde está a antena do sistema). Depois de destravar o veículo, o motorista poderá ligar o motor posicionando o smartphone na bandeja de carregamento sem fio.

Além disso, o novo recurso da chave digital permite que o motorista controle funções do veículo remotamente, como travamento das portas, acionamento de alarme e ignição do motor. Além disso,quando os veículos com recursos de estacionamento autônomo chegarem ao mercado, o grupo espera que essas tecnologias também sejam controladas remotamente.

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O sistema permite ainda que o usuário limite as predefinições de uso do veículo, caso o disponibilize para aluguel. Um dos fundamentos do recurso é viabilizar o car-sharing no futuro. O dispositivo começará a aparecer gradualmente nos carros de Hyundai e Kia
a partir do fim do ano.

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A ‘Chave Digital’ beneficiará uma grande variedade de futuros clientes, além de permitir novos sistemas inovadores de compartilhamento de veículos”, destacou Ho Yoo, líder do Grupo de Desenvolvimento Eletrônico do Hyundai Motor Group. “Estamos estudando outras formas de aproveitar esse tipo de tecnologia de carros conectados para melhorar consideravelmente a experiência de dirigir e possuir um automóvel”.

Sistema semelhante na Hyundai do Brasil


O Hyundai Creta 1 Million surge com a pulseira
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O Hyundai Creta 1 Million surge com a pulseira “Key Band” por R$ 1 mil. Também funciona como um smartwatch

A própria Hyundai
foi pioneira ao apresentar a chave presencial em formato de pulseira ao SUV compacto Creta
, equipamento inédito na categoria, por R$ 1 mil. Além de contar com as principais funções da smart key convencional, a “Hyundai Key Band” proporciona conectividade com smartphone por meio de aplicativo que recebe o mesmo nome. O item pode funcionar como relógio, contador de passos e calorias, medidor de distância percorrida, e, ainda, exibir notificações do celular em seu visor, indicando, por exemplo, quando há chamadas de voz e alarmes.

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Fonte: IG Carros
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Argo e Polo vão puxar a nova onde carros aventureiros

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Projeção antecipa detalhes de como deverá ficar o Fiat Argo Trekking,  novidade entre os carros aventureiros
Kleber Silva
Projeção antecipa detalhes de como deverá ficar o Fiat Argo Trekking, novidade entre os carros aventureiros

Depois dos SUVs, os CUVs do Fiat Argo e do Volkswagen Polo vão invadir sua praia. Eles são apenas dois dos carros aventureiros que virão por aí. Na verdade, os CUVs já existem há bastante tempo: são os Crossovers Utilities Vehichles.

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A diferença é que antes os SUVs que não tinham o DNA de utilitários eram chamados de crossovers, mas agora os carros aventureiros
estão sendo “promovidos” para essa categoria. Independentemente do nome que tenham, o fato é que não passam de versões aventureiras de hatches, sedãs, peruas ou picapes que já estão no mercado.

 O Fiat Argo “CUV” ou aventureiro deverá utilizar o bom motor 1.3 Firefly e um câmbio automático de seis marchas. Já é uma boa notícia saber que ele não virá com o câmbio GSR (automatizado de embreagem simples) usado atualmente nas versões 1.3 da Fiat.


A maior distância livre do solo será uma das diferenças do Fiat Argo que fará parte dos novos carros aventureiros
Kleber Silva
A maior distância livre do solo será uma das diferenças do Fiat Argo que fará parte dos novos carros aventureiros

O projeto chama-se X6HX.  Pelo que já se sabe, o carro terá suspensão elevada em 3 cm, segundo o site Autos Segredos, chegando a bons 17,9 cm de altura do solo. Já sobre Polo “CUV” ou aventureiro não existem muitas informações, mas a Volkswagen costuma ser menos ousada do que a Fiat nesse segmento.

História dos carros aventureiros


Fiat Palio Weekend Adventure foi o primeiro integrante do segmento de carros aventureiros, a partir de 1999
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Fiat Palio Weekend Adventure foi o primeiro integrante do segmento de carros aventureiros, a partir de 1999

 Desde que a Fiat lançou o Palio Adventure,
em 1999, esse tipo de carro faz sucesso no mercado brasileiro. O Palio Adventure foi a primeira tentativa de dar a um carro razoavelmente acessível o estilo dos precursores Volvo Cross Country e Audi Allroad, que eram muito caros.

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O Audi Allroad trazia tração 4×4 e proteção de plástico nas caixas de rodas e nos para-choques. A carroceria tinha maior distância do solo do que a de modelos normais. Os pneus eram de uso misto. Também havia bússola e inclinômetro.

 Com o Palio Adventure, a Fiat testou a fórmula em um carro com tração dianteira. Foi seguida por vários fabricantes. Mas a grande sacada foi da Ford com o EcoSport. O carro nada mais era do que um Fiesta.

Entretanto, a Ford aumentou bastante a distância do solo, introduziu os aparatos de aventura e posicionou o estepe do lado de fora do veículo. Os consumidores viram no EcoSport uma miniatura de SUV. A Volkswagen foi atrás e lançou o CrossFox,
também com o estepe do lado de fora.

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 Não demorou muito, porém, para que os estepes voltassem para dentro do carro. Isso não era um problema nos enormes SUVs, mas era para modelos compactos. Percebendo que os consumidores quase não usavam os aparatos de aventura, a Volks manteve o estepe externo no CrossFox, mas lançou outros dois carros com o estilo aventureiro (e com os estepes dentro do porta-malas): Gol Rallye e SpaceCross.


VW Gol Rallye também faz parte dos carros aventureiros que mais fizeram sucesso no Brasil nos últimos anos
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VW Gol Rallye também faz parte dos carros aventureiros que mais fizeram sucesso no Brasil nos últimos anos

 A Fiat seguiu fiel à ideia inicial. Seus carros aventureiros mantiveram os grandes protetores de caixas de roda, a bússola, o inclinômetro e o grafismo diferenciado do quadro de instrumentos. Várias outras versões Adventure surgiram, na picape Strada, no Doblò, no Idea e até no Uno (batizado de Way e não de Adventure). Depois a Fiat adotou o sistema Locker para que o carro pudesse atravessar atoleiros em linha reta.

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A Volkswagen foi em direção oposta: eliminou até as proteções de plástico das caixas de rodas, substituindo-as por uma faixa preta colada nas bordas da carroceria. O interior também foi modificado e os carros aventureiros da marca passaram a ser exatamente iguais aos demais.

 CUVs ou crossovers, eles têm bom mercado


Chery Tiggo 2 é um SUV compacto, mas também faz parte do grupo de carros aventureiros que temos no Brasil
Cauê Lira/iG Carros
Chery Tiggo 2 é um SUV compacto, mas também faz parte do grupo de carros aventureiros que temos no Brasil

 Atualmente, versões aventureiras nada mais são do que carros com visuais diferentes e com 2 cm mais altos. Às vezes, nem isso. Os carros aventureiros existem porque muitas pessoas gostam de “parecer” ter uma vida cheia de aventura, e não necessariamente porque precisam de certos equipamentos.

Nesse ponto, as chinesas JAC Motors e Caoa Chery foram até além, pois transformaram carros que eram hatches na origem no que são hoje o T40 e o Tiggo2. Tecnicamente, esses carros seriam crossovers ou CUVs, mas ganharam o status de SUVs, como tantos outros.

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 Os números desse mercado de carros aventureiros
nunca são abertos pelas montadoras. Eventualmente, uma ou outra divulga um esboço do ranking. Mas é um mercado de 400 a 600 carros/mês para os líderes, como o Chevrolet Onix Active, o Hyundai HB20X e o Renault Sandero Stepway. É nesse jogo que a Fiat e Volkswagen vão entrar com os “CUVs” do Argo e do Polo.

Projeções: Kleber Pinho da Silva

Fonte: IG Carros
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Primeiro SUV elétrico da Audi está pronto para ganhar as ruas

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A marca das quatro argolas apresentou aquele que será o seu quinto automóvel elétrico de produção, o Audi Q4 e-tron concept. Trata-se de um SUV compacto, com lançamento marcado para 2020 e que se vai situar abaixo do já conhecido Audi E-tron.

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A fabricante definiu o lançamento de 12 automóveis totalmente elétricos até 2025 como um dos seus grandes objetivos e o Audi Q4
e-tron é o próximo nome nesta lista. Montado sobre a plataforma modular MEB do grupo VW, este SUV eléctrico tem 4,59 metros de comprimento, 1.90 metros de largura e 1,61 metros de altura, ao passo que a distância entre eixos é de generosos 2,77 metros.

Como acontece com o Audi e-tron, este Q4 e-tron concept conta com dois motores eléctricos (um por eixo) que oferecem uma potência combinada de 301 cavalos. Este sistema é alimentado por uma bateria que garante autonomia de 450 quilômetros. Sistema de tração é o Quattro da Audi.

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Um dos trunfos do novo modelo é a plataforma MEB, desenvolvida pela Volkswagen para o seu I.D. Neo, veículo agendado para o início de 2020, que depois irá servir para uma série de outros modelos do grupo. Fabricada exclusivamente em aço, para ser mais simples de construir e posteriormente de reparar, além de mais barata do que o alumínio, a MEB vai permitir que o Q4 e-tron surja com versões com apenas tração atrás, mas igualmente com sistema 4×4, quando equipado com um segundo motor eléctrico montado no eixo dianteiro.

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As baterias do Audi Q4


Audi Q4 e-tron foi mostrado no Salão de Genebra como conceito, mas modelo de produção será bem semelhante
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Audi Q4 e-tron foi mostrado no Salão de Genebra como conceito, mas modelo de produção será bem semelhante

Quanto às baterias para o Q4 e-tron, o segredo ainda é total, sabendo-se contudo que a plataforma MEB permite montar várias capacidades de acumuladores, tendo a menor 48 kWh e a maior 80 kWh, pelo menos para um veículo com a distância entre eixos do I.D. Neo
. Neste modelo da  Volkswagen
, estes packs de baterias permitem antecipar autonomias entre 330 km e 550 km.

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O primeiro modelo elétrico da marca, além do Audi Q4
, foi o E-tron, que foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, começa a ser vendido na Europa este ano e em seguida também chegará ao Brasil. A Audi ainda não confirma, mas o E-Tron deverá aparecer por aqui ainda neste ano.

Fonte: IG Carros
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