conecte-se conosco


Saúde

Hospital de Câncer inicia triagem para atendimento de pacientes em Tangará

Publicado

O Hospital de Câncer de Mato Grosso através da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, iniciou nesta segunda-feira, 9, com o trabalho de triagem para seleção de pacientes diagnosticados com câncer, que receberão atendimento.

A triagem é  realizada no Centro de Saúde [antigo Posto Central] ao lado do Camelódromo. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas para atendimento de câncer de pele, 50 para próstata, 50 atendimentos para mama e 100 exames de preventivo. “ (…) estamos realizando a triagem a partir de hoje [segunda], porque são critérios específicos, por exemplo, o de pele não é uma alergia, que vai se enquadrar”, afirma a secretária Municipal de Saúde, Dienefer Feix, explicando que os atendimentos são destinados aquelas pessoas que possuem lesões precursoras do câncer. O de próstata, mama e preventivo, deve ser observado além de outros sintomas, a idade.

A triagem começou nesta segunda-feira e conforme a secretária segue até que todas vagas sejam  preenchidas. Para passar pela triagem que acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h, o paciente precisa levar documentos pessoais e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os pacientes diagnosticados com câncer, passarão  por atendimento feito  pela equipe do Hospital de Câncer. Na triagem eles serão orientados quanto ao horário que devem comparecer novamente no dia 15 de setembro no Centro Médico em Tangará.

 

Comentários Facebook

Saúde

Covid-19: Senado aprova produção de equipamentos por universidades

Publicado

por


source

Agência Brasil

mão segura máscara
undefined

Máscaras, álcool em gel e respiradores estão entre EPIs que podem ser prooduzidas



O Senado aprovou nesta quinta-feira, 28, projeto de lei (PL) que autoriza as universidades federais a produzir equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros aparelhos para combater a Covid-19 , doença transmitida pelo novo coronavírus .

Leia também: Covid-19 pode ser problema por décadas, mesmo com vacina

Conforme o PL, as instituições poderão fabricar, para fins de doação, itens como máscaras , respiradores e álcool em gel. O texto segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

“Em muitas partes do país, o sistema de saúde já está em colapso, o que implica a morte também de pessoas acometidas de outras doenças. Além disso, milhões de brasileiros tiveram sua renda afetada em consequência da necessidade de respeito à quarentena”, disse o relator da matéria, Cid Gomes (PDT-CE), em seu parecer.

Leia também: SUS oferecerá consulta virtual com foco em paciente crônico

De acordo com o senador, nesse contexto, as universidades federais devem ser consideradas importantes aliadas do Poder Público e da sociedade no enfrentamento da pandemia . “Com efeito, é o que já tem ocorrido de norte a sul”, acrescentou.

Gomes afirmou que já existem iniciativas em várias universidades pelo país e citou a Universidade de Santa Catarina (UFSC), que desenvolveu o protótipo de um ventilador pulmonar, e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que trabalha no desenvolvimento de peças para respiradores artificiais e outros equipamentos para unidades de terapia intensiva ( UTIs ).

Leia também: Covid-19: Confira 8 dicas para continuar seguro ao sair de casa

As universidades federais do Piauí (UFPI), do Ceará (UFCE) e do Acre (UFAC), dentre outras, também estariam trabalhando na produção de máscaras e outros equipamentos para hospitais.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

Saúde

Coronavírus avança e aumentam os casos de cura; 48 pacientes estão recuperados em Tangará da Serra

Publicado

O número de casos confirmados de Covid-19 chegou a 97, e ao mesmo tempo que avançam os diagnósticos é constatado aumento no número de curados, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde até a tarde desta quinta-feira (28) em Tangará da Serra.

Foram mais 11 casos positivos de Covid-19, para outros 6 pacientes curados, em comparação ao boletim divulgado pela manhã. Os dados apresentados pela prefeitura apontam que do total de infectados, há oito pacientes internados, e 44 em isolamento domiciliar.

O boletim epidemiológico mostra ainda, que a cidade tem 617 notificações,  sendo deles 390 descartados, e 130 em investigação à espera dos resultados dos testes.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana