Economia
Hasselmann quer que governo desista de projeto da reforma tributária; entenda
Publicado
13 de agosto de 2019 - 21:21
A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), defendeu que o Palácio do Planalto não encaminhe à Câmara um texto próprio de reforma tributária .
A ideia da parlamentar é aproveitar a proposta que já está em tramitação na Câmara, apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), com base no trabalho do economista Bernard Appy.
Reforma tributária tem cinco propostas diferentes: saiba porquê
O secretário da Receita Federal, Marcus Cintra, disse que o texto do governo seria encaminhado nesta semana . Pelo rito da Câmara, a proposta passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, em seguida, será criada uma comissão especial.
A reforma de Baleia Rossi, que conta com apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já está na comissão. “O que importa é a reforma sair. O texto do Baleia Rossi já passou pela CCJ. É mais fácil, é mais rápido, a gente pode propor emendas a ele. Se a equipe econômica aceitar, seria um bom caminho”, disse Joice.

A ideia de Joice é que o governo negocie com Baleia e o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o texto final da reforma.
Diferenças
O projeto da Câmara unifica cinco impostos, incluindo o ICMS, estadual, e o ISS, municipal. O governo ainda não formalizou uma proposta, mas já sinalizou que pretende unificar alguns tributos federais e propor uma contribuição sobre movimentação para substituir a tributação sobre folha de pagamento.
“Reforma tributária sem mexer no ICMS não é eficaz”, afirma Rodrigo Maia
“É uma sugestão minha que conta com apoio de parte da equipe econômica. O Rodrigo Maia gostou da ideia, o Baleia gostou da ideia, o general Ramos (Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo) gostou da ideia. Vamos ver se a gente consegue fazer esse alinhamento e a gente ganha bastante tempo”, declarou Joice.

Economia
Pegar empréstimo está mais barato? pesquisa mostra que juros caíram em 2019
Publicado
10 de dezembro de 2019 - 00:21

As taxas médias de juros do cheque especial e do empréstimo pessoal terminaram 2019 menores que as do início do ano, de acordo com levantamento feito pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP).
O levantamento envolveu seis instituições financeiras : Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
Crédito consignado: quando vale a pena e como não cair em armadilhas
De acordo com a análise, a média dos juros para o cheque especial iniciou o ano em 13,44% ao mês (a.m) e terminou em 12,57% ao mês, registrando variação negativa de 6,47% .
O banco que apresentou a maior taxa média anual de cheque especial foi o Santander, com 14,94% a.m.; a menor taxa média anual foi a da Caixa Econômica Federal, com 11,98% a.m.; diferença de 2,96 pontos percentuais, representando variação de 24,71%.
Quer empurrar suas dívidas? Especialista ensina a hora certa de renegociar
A taxa média do cheque especial em 2019 foi de 13,17% a.m., indicando decréscimo de 0,09 ponto percentual em relação à taxa média de 2018, que foi 13,26% a.m.
No empréstimo pessoal , a taxa média em 2019 foi 6,24% a.m., indicando decréscimo de 0,03 ponto percentual em relação à taxa média de 2018, que era de 6,27% a.m.
O ano iniciou com taxa média de 6,28% e finalizou com 6,19% a.m., registrando variação negativa de 1,43%.
Governo limita juros do cheque especial, solução já usada no passado: funciona?
O banco que apresentou a maior taxa média anual de empréstimo pessoal foi o Santander , com 7,89% a.m.; a menor taxa média anual foi a da Caixa Econômica Federal, com 4,87% a.m.; uma diferença de 3,02 pontos percentuais, representando variação de 62,01% .
Economia
Catho promove mutirão de emprego para pessoas com deficiência nesta terça-feira
Publicado
10 de dezembro de 2019 - 00:21
A Catho promove nesta terça-feira (10), em São Paulo, seu primeiro mutirão gratuito de emprego voltado para pessoas com deficiência, em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que ocorreu na última terça (3).
Leia também: Temporários: sem conhecer novas regras, só pensam em voltar ao mercado
O evento Minha Vaga Por Direito será realizado na Universidade Mackenzie (Rua Piauí, 130 – Prédio 29), em Higienópolis, das 9h às 17h, com entrada livre. A programação contará com a execução gratuita do laudo caracterizado por deficiência realizada por profissionais da saúde da empresa Etikz – assessoria de medicina e segurança do trabalho. Inscrições podem ser feitas no site https://www.minhavagapordireito.com.br/lp/mutirao#/ .
A programação contará ainda com consultoria para elaboração de currículo, mutirão de emprego e a presença de empresas como Sebrae, Ambev, Outback, Santander, Ford, Tivit, Loggi e Makro, dentre outras, com oportunidades de vagas. Além disso, palestras, apresentação de cases de sucesso e bate-papo com recrutadores acontecerão durante o evento.
A contratação de profissionais com deficiência no Brasil ainda é cercada de dúvidas, o que é evidenciado por pesquisa realizada pela Catho com mais de 5,2 mil profissionais com deficiência. O laudo, documento que caracteriza deficiências e que também é utilizado como pré-requisito para a contratação de profissionais abrangidos pela Lei de Cotas, é identificado por 76% dos respondentes como um dos principais entraves na busca por emprego.
“Contratar um profissional por meio da Lei de Cotas segue alguns protocolos. Dentre os principais pontos de dificuldade em relação ao laudo e à contratação estão a falta de conhecimento por parte das empresas (43%), dificuldades para conseguir uma consulta e solicitação de laudo (32%) e falta de informação sobre as deficiências que são abrangidas pela Lei de Cotas (27%). Demos um passo maior com a criação do evento porque apostamos na prática como um processo efetivo de inclusão. Nosso objetivo é massificar essa iniciativa, criando uma nova perspectiva para esses profissionais”, explica a gerente da Catho, Maiara Tortorette.
Projeto do governo desobriga contratação de pessoas com deficiência

O governo federal apresentou na última semana um projeto de lei que retira das empresas a obrigação da cota de contratação de pessoas com deficiência . O PL 6.195/2019 prevê a troca da contratação pelo pagamento de um valor correspondente a dois salários mínimos mensais ao governo.
O projeto, que foi encaminhado para o Congresso e tramita com caráter de urgência, representa na prática o fim da política de cotas para deficientes .
Outro ponto do PL determina que a contratação de uma pessoa com deficiência grave possa valer por dois. Além disso, está previsto também um “empréstimo de cota ”, ou seja, quando uma empresa tiver mais funcionários com deficiência do que o mínimo estabelecido ela poderá se associar a uma outra, “cedendo” o excedente a esta.
A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos (Ampid) divulgou uma nota de repúdio na qual afirma que o projeto de lei viola a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que o Brasil é signatário. A associação também defende que o governo deveria consultar as pessoas com deficiência sobre o assunto.
Leia também: Trabalhadora temporária não tem direito à estabilidade se engravidar, decide TST
Felipe Rigoni (PSB-ES), primeiro deputado federal cego do Brasil, prometeu criar grande oposição do projeto de lei e afirmou ao iG que “É um absurdo o que foi feito. Traz um retrocesso de mais de meio século no Brasil. Traz um entendimento que a gente tinha antes da primeira metade do século XX”.

Algemada, Geisy Arruda usa bundão para promover seu livro de contos eróticos

Marcos Mion não esconde emoção e chora ao receber presente de Gugu

Famosos cobram R$ 500 para mandar uma simples mensagem para fãs

Alimentos doados pelos visitantes da Arena Encantada beneficiarão famílias carentes

Governo entrega 23 km da MT-020 na região de Água Fria com acesso a Manso
Polícia


Em 30 minutos de Operação Lei Seca, 2 são multados e 3 veículos são removidos
A 36º edição da Lei Seca aplicou 28 testes de alcoolemia e foi mais curta devido à chuva Débora Siqueira | Sesp-MT...


Em investigação de homicídio, Polícia Civil apreende armas, munições e pescado ilegal
Assessoria | PJC-MT Armas de fogo, munições e materiais para prática de pesca ilegal foram apreendidos pela Polícia Judiciária Civil,...


Inquérito eletrônico coloca tecnologia a serviço das investigações policiais
Assessoria | PJC-MT Em reunião na última semana com equipes das 15 regionais da Polícia Judiciária Civil, a diretoria...
Mato Grosso


Alimentos doados pelos visitantes da Arena Encantada beneficiarão famílias carentes
Além das decorações natalinas, a Arena Encantada fomentará o social ajudando pessoas economicamente vulneráveis. Uma cesta básica, montada com alimentos...


Governo entrega 23 km da MT-020 na região de Água Fria com acesso a Manso
Os setores do turismo e da piscicultura devem ganhar ainda mais impulso com a conclusão dos últimos 23 quilômetros da...


Agentes da PRF passam a compor equipe do Ciosp na Sesp
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) serão integrados à equipe do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da...

Política MT


Lei amplia em 5 anos prazo de compensação tributária, beneficia servidores e impulsiona economia de MT
Foto: Ronaldo Mazza Foi sancionada a Lei 11.047/2019, de autoria do deputado estadual Doutor João José (MDB), que amplia em cinco anos em...


Palestra mostra Movimento Pró-Logística para Mato Grosso
Foto: Helder Faria A 6ª reunião ordinária da Câmara Setorial Temática (CST) de Engenharia e Agronomia debateu hoje (9) a...


Governo de Mato Grosso pede urgência aos parlamentares para aprovação de novas taxas do Detran
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT O governo de Mato Grosso espera anunciar nos próximos dias, lei que estabeleça novas taxas e...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra4 de dezembro de 2019 - 10:11
Tangaraense é “flagrado” dando seta no Bairro Vila Alta
-
Saúde3 de dezembro de 2019 - 11:39
Quase 50 novos casos de HIV são diagnosticados em Tangará da Serra em 2019
-
Polícia3 de dezembro de 2019 - 09:23
Homem que espancou a ex-mulher é procurado pela polícia em Tangará da Serra
-
Polícia9 de dezembro de 2019 - 09:11
Homem atropela ex-mulher em frente à escola no Jardim Morada do Sol
-
Tangará da Serra4 de dezembro de 2019 - 11:47
Acidente Grave: motociclista colidi em carro durante conversão na Avenida Brasil
-
Tangará da Serra6 de dezembro de 2019 - 11:54
Homem socorrido pelo SAMU foge de dentro da ambulância em Tangará da Serra
-
Polícia6 de dezembro de 2019 - 09:10
Homem é preso por importunação sexual contra passageira dentro de ônibus em Tangará da Serra
-
Mulher6 de dezembro de 2019 - 19:21
Adepta do poliamor e grávida, mulher conta experiência de ter quatro parceiros