conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Mulher

Hábitos comuns que interferem na eficácia da pílula anticoncepcional

Publicado


source

Alto Astral

Hábitos comuns que interferem na eficácia da pílula anticoncepcional
Reprodução: Alto Astral

Hábitos comuns que interferem na eficácia da pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é um dos métodos aliados das mulheres com vida sexual ativa que desejam evitar a gravidez , no entanto, o que nem todas sabem é que alguns hábitos , relativos a horários e à ingestão inadequada, interferem na eficácia do medicamento. A ginecologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Maria Luisa Mendes Nazar, solucionou algumas das principais dúvidas sobre o tema, confira!

Saiba quais são os hábitos que interferem no anticoncepcional

Não tomar a pílula anticoncepcional no mesmo horário diminui a eficiência do remédio?

A resposta é sim! Segundo a ginecologista, ingerir o medicamento no mesmo período é o ideal e garante maior eficiência, seja ele via oral ou injetável. No caso da pílula, que é diária, recomenda-se escolher um horário com menor possibilidade de esquecimento.

A médica, no entanto, tranquiliza: “Quando alertamos sobre atrasos, não nos referimos a minutos, mas sim a um período inteiro, após 3h do horário”, explica. Nesses casos, o ideal é fazer uso de outros métodos contraceptivos, como a camisinha para evitar qualquer risco de engravidar.

É preciso ingerir o comprimido com água ou outro líquido?

A recomendação é tomar o remédio sempre com auxílio de água ou qualquer outro líquido que não seja alcoólico. A dica, como explica a Maria Luisa, é importante por ajudar na condução do comprimido até o estômago, evitando qualquer parada inesperada no esôfago, por exemplo.

“Caso a paciente tenha uma boa salivação e consiga deglutir sem nenhum problema, não há contraindicação. Mas aconselhamos a assistência da água para que a pílula chegue tranquilamente ao estômago”, explica a ginecologista. 

Vômitos e diarreia atrapalham a absorção do anticoncepcional?

Nestes casos, segundo a médica, é preciso cautela. Os vômitos são preocupantes em alguns cenários, principalmente quando ocorrem em até quatro horas da ingestão do comprimido. Isso porque é este o tempo médio que a pílula demora a chegar ao estômago, portanto, aumenta as chances de não absorção correta. 

A segunda situação que merece atenção é a de pacientes com bulimia, gastrite, intolerância no tubo digestivo e mulheres que fizeram cirurgia bariátrica. Para estas pessoas, por conta do histórico clínico, é preciso uma análise do caso para a escolha do método mais adequado e eficaz.

Você viu?

Já no caso de diarreia, a ginecologista não vê perigo. “O comprimido primeiro chega ao estômago, cai na corrente sanguínea e vai até o fígado para ser metabolizado. Por isso, a diarreia não é uma ameaça ao efeito da pílula”, lembra. 

Qual o melhor método anticoncepcional?

Segundo Maria Luisa, não é possível afirmar de forma geral qual é o melhor. No entanto, o recomendado é que você consulte um médico especialista para encontrar aquele que mais se encaixa com sua rotina e organismo.

Colaboração: Maria Luisa Mendes Nazar, ginecologista do Hospital Edmundo Vasconcelos | Edição: Mariana Oliveira

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

Skin icing: gelo como truque de beleza gera burburinho na web

Publicado

por


source

Alto Astral

Skin icing: gelo como truque de beleza gera burburinho na web
Reprodução: Alto Astral

Skin icing: gelo como truque de beleza gera burburinho na web

Passar gelo na pele é a nova moda de skincare! A ‘Skin icing’, técnica que viralizou no Tik Tok, consiste em aplicar gelo após uma noite de sono para deixar a pele mais firme e reduzir seu inchaço. Para saber a veracidade do método conversamos com a dermatologista Dra. Bárbara Carneiro:

Cuidados

O gelo é indicado para pessoas sem nenhum tipo de lesões no rosto, ou seja, aqueles com a pele sensível ou com acne severa não é recomendável de forma alguma esse procedimento. Além disso, é sempre importante aplicar o gelo embrulhado em algum anteparo, como tecidos de algodão limpo.

“É importante ressaltar que as pessoas não devem colocar o gelo diretamente na pele, uma vez que o contato pode ocasionar queimaduras graves”, explica a doutora.

Benefícios

Sim, ele ajuda a reduzir o inchaço após uma boa noite de sono. A aplicação correta do gelo na região das olheiras pode ajudar muito a área a desinchar. Fazer movimentos circulares ajudam a fazer uma drenagem na região, diminuindo o inchaço.

A dermatologista explica que o gelo provoca uma diminuição da oleosidade e do edema (inchaço causado por excesso de líquido retido nos tecidos do corpo). Ele também provoca uma vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos), o que diminui a irritação e a alergia na pele.

Você viu?

A aplicação pode ser feita todos os dias e em todas as áreas do rosto , mas geralmente é mais comum na área dos olhos para combater o inchaço matinal.

Alternativas para quem possui pele sensível

Para aqueles que não podem aplicar o gelo na pele, existem algumas opções menos agressivas para desinchar.

Lavar o rosto de manhã com água bem gelada pode se tornar uma alternativa bem eficaz para substituir o gelo. Outra dica é depois do banho , uma ducha de água bem gelada no couro cabeludo e no rosto ajuda a diminuir a produção da oleosidade.

“Fazer isso antes da maquiagem também é ótimo, visto que aumenta sua durabilidade”, ressalta a doutora.

Consultoria: Dra. Bárbara Carneiro – dermatologista e membro da Associação Brasileira de Medicina Estética (ABME).

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Ana Hickmann comemora os 40 anos dela e os 7 do filho em festa familiar

Publicado

por


source
Ana Hickmann
Reprodução/Instagram @ahickmann

Ana Hickmann

Ana Hickmann aproveitou a proximidade do aniversário dela de 40 anos , na última segunda-feira, 1º de março, à data do filho, neste domingo, 07, completando 7 anos de idade, para comemorar em uma única festa que organizou em casa só para a família sábado passado, 06. “Festa do Alezinho! Em casa para família e com muito amor! Feliz aniversário, filho! 7 anos do Alezinho!”, escreveu ela na legenda do vídeo que postou nas redes sociais mostrando a decoração.

No vídeo publicado pela apresentadora (veja abaixo), a família aparece reunida em torno de uma decoração com doces e bolos, sob uma música calma. Momentos de carinho, como Ana dando um beijo no rosto do filho, foram registrados.

No dia do aniversário dela, Ana ganhou uma homenagemdo marido, Alexandre Correa, nas redes sociais. Ele postou no Instagram registros de momentos românticos com a apresentadora e se declarou. Os dois são casados há 23 anos.

“No dia 1 de março de 1981 nascia em Santa Cruz do Sul (RS) a menina Ana Lucia Hickmann. Hoje, a Ana Lucia Hickmann Correa comemora os seus 40 anos. Aninha, você é a mulher mais linda que eu conheço. Eu sou eternamente grato por ter você ao meu lado – são 23 anos de casamento. Você é uma companheira carinhosa e leal, uma mãe maravilhosa, e uma profissional ímpar. Sua força e determinação são a luz que guia nossa família no melhor caminho. Você é uma mulher linda, porque no seu olhar transparece a beleza do seu coração. Parabéns, Ana. Obrigado por tudo! Meu amor é teu para toda a eternidade. Te amo mais do que imaginei ser possível amar alguém nessa vida. Feliz 40 anos”, escreveu o empresário na homenagem de aniversário.

Ana também usou a rede social para falar da nova idade. “Me coloco em reflexão e admiro toda a trilha que já percorri até este exato momento. Ao olhar para trás vejo uma história linda, e quando olho para frente, ainda vejo muito a ser percorrido. É tanta gratidão, felicidade e sentimento de orgulho por tudo que construí ao longo dessa trajetória, que é impossível não estar feliz nesse dia tão especial. Feliz cada um dos dias que formaram esses 40 anos para mim! Peço a Deus para iluminar meus caminhos e para me dar sabedoria a cada passo que eu der nesta Terra. Feliz aniversário para mim”, declarou na ocasião.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana