Connect with us

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Tangará da Serra

Grupo Os de Fora recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal

Publicado em

O grupo de quadrilha junina Os de Fora, de Tangará da Serra, recebeu na tarde desta terça-feira, 12/07, uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal, como forma de reconhecimento pelo belíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido pela junina com apresentações nos quatro cantos de Mato Grosso e fora do estado. A moção é de autoria do vereador Eduardo Sanches e foi aprovada por todos os 14 vereadores do Legislativo Tangaraense.

O grupo Os de Fora tem alçado vôos cada vez mais altos. Com agenda lotada no período junino, a trupe se prepara diariamente para se apresentar e fazer bonito por onde passar. Em 2022, com o espetáculo “A flor que anuncia chuva num sertão chamado Brasil”, o Os de Fora já apresentou em vários arraiás em Tangará da Serra (Arraiá da Serra, Festrilha, La Comuna, Arraiá da Doida, La Salle, Santa Terezinha), em Nortelândia (Forró na Praia), Barra do Bugres, Cuiabá e Campo Verde.

No final de semana o grupo se apresentará em arraiá na cidade de Nobres e no dia 23 de julho se apresentará na final do Festival de Quadrilhas Juninas de Mato Grosso (Festrilha), o maior e mais importante concurso junino do estado e um dos principais do Brasil, que ocorrerá em Nova Xavantina (MT). A agenda continua em agosto, com apresentação em Diamantino.
A agenda do grupo segue aberta para os meses de julho e agosto. Interessados devem manter contato através do número: (65) 99993-2724. O interessado também pode obter mais informações do grupo nas redes sociais Facebook e Instagram, pesquisando por Grupo Os de Fora.

HISTÓRICO DO GRUPO OS DE FORA

O Grupo de Quadrilhas Juninas Os de Fora foi fundado há quase 16 anos, sendo hoje um dos maiores e mais importantes grupos de danças do estado de Mato Grosso, com identidade própria, autenticidade e originalidade em seus trabalhos. Com uma bagagem de quase duas décadas de história, apresentações e participação em eventos juninos e festivos em várias partes do estado e do Brasil, a Junina Os de Fora é uma referência estadual que tem alçando voos cada vez mais altos.

A fundação ocorreu em 06 de abril de 2007, sob a forma de grupo independente, sem distinção étnica, de gênero, faixa etária, credo religioso, convicção ideológica ou partidária, organizado primeiramente como forma de unir um grupo de amigos e apreciadores para dançar os ritmos da Cultura Popular e em especial a quadrilha, uma cultura brasileira, rica em alegria, expressão e encanto que necessita ser difundida em todos os cantos do mundo.

O Os de Fora conta com a participação de mais de 800 pessoas envolvidas diretamente em suas várias formações, reunindo crianças, adultos, a melhor idade e todos aqueles que levam consigo a mesma paixão “o amor pela dança”. Com a forte missão de defender a rica tradição da quadrilha genuinamente brasileira o grupo “Os de Fora”, por onde passa, deixa a alegria e a energia contagiante de meses de ensaios todos os anos. Desde a sua formação vem realizando apresentações por todo o estado de Mato Grosso e outros estados, buscando sempre deixar visível por meio de suas coreografias a inclusão, a originalidade da dança, além de resgatar a cultura do homem do campo, do interior e proporcionar o conhecimento das riquezas do regionalismo.

O grupo teve sua primeira apresentação oficial no mês de junho de 2006 no Concurso de dança de quadrilha “Viva São João” no Arraiá da Serra em Tangará da Serra\MT, conquistando o título de 2º lugar na categoria adulto, porém já a partir do ano de 2008 até a edição de 2014 consagrou-se pelo título de campeão por 08 anos seguidos. Após esta sucessão de vitórias e a participação em concursos em outros estados, optou-se pela participação especial no evento local citado, para que assim todos tivessem a oportunidade de também se consagrarem e continuarem participando do concurso tradicional do Arraia da Serra, maior festa junina do interior de Mato Grosso.

Nesse período foram mais de 250 apresentações por todo Brasil, tendo como destaques diversas Concursos e Festivais que abriram espaço para que a junina “Os de Fora” de Mato Grosso se integrasse ao circuito de apresentações nacionais, como por exemplo – o Concurso de Quadrilhas em Uberlândia/MG, o X Festival de Culturas Tradicionais em Lucas do Rio Verde/MT, o Festival de quadrilhas regionais “CIRQUAIA”, o Festival Brasileiro de Quadrilhas em Brasília, onde conquistou o prêmio de melhor Quadrilha do Centro Oeste 2015 e Melhor Casal de Noivos 2015 (nacionalmente) e o FESTRILHA – Festival de Quadrilhas Juninas de Mato Grosso, onde também participa desde o ano de 2015.

A cada ano que passa, o grupo tem ganhado visibilidade em festivais culturais pelo estado e país. Ano após ano a junina tem se profissionalizado com o intuito de levar o máximo de perfeição em suas performances e coreografias. O grupo é formado quase 100% por jovens e adolescentes a partir de 12 anos, que são capacitados nas mais diversas áreas culturais, como dança, teatro e artesanato.

O trabalho desenvolvido pelo grupo é de forma voluntária e, além de fomentar a cultura em Tangará e na região, leva alegria, colhe sorrisos e encanta o público por onde passa. Não há nada maior e mais prazeroso e que dinheiro nenhum paga: o sentimento de felicidade de poder olhar para as crianças, adultos, idosos assistindo às apresentações e vê-los sorrindo e em seus olhos um brilho de nostalgia, amor e esperança.

O grupo “Os de Fora” está embasado em dois pilares essenciais, com o propósito de difundir diversão com responsabilidade social e cultural. O grupo ao mesmo tempo em que contribui com o aprimoramento das habilidades e potencialidades dos seus integrantes e sua relação com o mundo, valoriza e fomenta o desenvolvimento de ações socioculturais como estratégia de convivência e fortalecimento de vínculos, enquanto garante um direito fundamental que é o acesso a cultura. Oportunizar que adolescentes circulem pelo estado através da quadrilha junina fortalece ainda mais esta manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira representando um veículo privilegiado de expressão de sentimento e comunicação social.

Depois de dois anos com os trabalhos praticamente parados em função da pandemia do coronavírus, o grupo tem agenda lotada em junho e julho de 2022, se preparando diariamente para se apresentar e fazer bonito por onde passar. Depois de vencer a etapa regional do Festrilha – Festival de Quadrilhas Juninas de Mato Grosso, durante o Arraiá da Serra, o Os de Fora cumpre vasta agenda de apresentações em várias cidades do estado.

O Os de Fora se apresentou ao longo do mês de junho no Arraiá da Serra; no Arraiá da Comunidade La Comuna, em Tangará da Serra; no Forró na Praia, na cidade de Nortelândia; na Festa Junina São João dos Bão, na AABB de Cuiabá; no Arraiá de Campo Verde (MT) e no Arraiá da Doida, em Tangará. A agenda segue lotada em julho com participações no Arraiá de Barra do Bugres; no Arraiá da Escola La Salle ATEC; no Arraiá da Paróquia Santa Terezinha, na Vila Alta, em Tangará da Serra; e na grande final do Festrilha, que ocorrerá na cidade de Nova Xavantina (MT).

Em 2022, com o enredo “A flor que anuncia chuva num sertão chamado Brasil” a Junina Os de Fora retrata, de forma lúdica, simbólica e artística, um Brasil permeado pelas desigualdades sociais, com foco na força da mulher brasileira, na fé e espiritualidade, e na força de vontade para lutar e vencer. A flor do Mandacaru, signo do enredo, é símbolo de esperança, de fé e de dias melhores para o povo nordestino, pois anuncia chuva após meses, talvez anos de seca intensa. Na proposta, a flor desabrocha e traz esperança ao sertanejo dos confins do Brasil.

Na atual formação, o grupo é composto por cerca de 60 integrantes, incluindo dançarinos, marcador (narrador), equipe técnica, equipe de apoio, com a integração de pessoas com idade que vai desde os 12 anos até os 50 anos, moradores dos quatro cantos de Tangará da Serra. Neste ano, durante a etapa regional do Festrilha, maior festival junino de Mato Grosso, o Os de Fora conquistou o primeiro lugar no geral, além do Melhor Casal de Noivos (Welington Machado e Milena Miranda) e Melhor Casal de Rei e Rainha (Welington Lourenço e Evelyn Cristina) e segundo Melhor Marcador (Alexandre Rolim).

Com o propósito de continuar levando diversão e alegria, focado na contribuição social, sempre valorizando e difundindo a cultura popular brasileira, o grupo Os de Fora segue firme e forte almejando alçar voos mais altos a cada dia que passa, levando com amor, orgulho e muito entusiasmo, o nome de Tangará da Serra para todos os cantos do Brasil.

Tangará da Serra

Palestras levam informações sobre práticas alimentares saudáveis aos Centros Municipais de Ensino

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do setor de Alimentação Escolar, tem levado uma série de palestras aos Centros Municipais de Ensino (CME’s) com foco na Educação Nutricional, conforme previsto no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem por objetivo estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis, que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo.

Ao longo do ano as nutricionistas Juliana Jander e Hylana Siqueira executam a educação nutricional nos CME’s, seguindo um cronograma anual com diversas atividades. Juliana Jander é encarregada por executar o cronograma de palestras sobre alimentação saudável para os alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5 º ano, e nesse primeiro instante o tema abordado por ela foi “Por que comer?”.

Já a nutricionista Hylana Siqueira, que é responsável em executar o cronograma de palestras para os alunos da Educação infantil, do Maternal ao Pré 2, tem repassado aos alunos nesse semestre informações com o tema: “Conhecendo mais sobre os alimentos”.

De uma forma lúdica, as nutricionistas realizam as palestras repassando informações através de música, brincadeiras e explicações. A participação dos alunos durante as apresentações tem sido muito satisfatória, onde ele aprendem brincando sobre a importância para a saúde de alimentar-se bem.

Nesse primeiro semestre já foram desenvolvidas palestras nos CME’s para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e, ainda nesse semestre, serão realizadas palestras para os anos finais do Ensino Fundamental, bem como o desenvolvimento do projeto Programa Saúde na Escola (PSE) para os anos iniciais e finais.

Alexandre Rolim/Assessoria Semec

Continue Reading

Tangará da Serra

Jovem é assassinado com vários tiros na frente da mãe em Tangará da Serra

Published

on

Nesta noite de terça-feira, 16, em Tangará da Serra, mais um homicídio foi registrado. O crime tem características de execução e aconteceu na Rua 17, entre os bairros Jardim Esmeralda, Jardim Vitória e Jardim Monte Líbano.

A vítima foi identificada como Maycon dos Santos, 29 anos. Ele foi assassinado no bar da própria mãe com diversos disparos de arma de fogo.

De acordo com as informações repassadas à reportagem, Maycon estava sentado na frente de sua mãe, quando foi alvejado pelos criminosos que teriam chegado ao local em uma motocicleta. Um deles desceu e efetuou vários disparos.

Segundo a Polícia Militar, acionada para atender à ocorrência, Maycon havia deixado a prisão há pouco tempo.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana