conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Entretenimento

Governo suspende cobrança de direitos autorais por entidades do audiovisual

Publicado

Três associações ligadas ao audiovisual se uniram para tentar reverter a decisão recente da Secretaria Especial de Cultura, ligada ao Ministério da Cidadania, de suspender suas habilitações para a cobrança de direitos autorais, aprovada no final da gestão passada
, em dezembro.


cassia kiss victor drummond e gloria pires
Reprodução/Twitter

Glória Pires, ao lado de Victor Drummond e Cássia Kiss, é um dos nomes mais vocais na defesa da habilitação de instituições

A Gestão de Direitos de Autores Roteiristas (Gedar), a Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual (DBCA) e a InterArtis, que representa os intérpretes, protestam contra a determinação do secretário de Direitos Autorais
, Maurício Braga, que no dia 25 de março suspendeu as licenças das entidades.

As licenças foram obtidas no fim do ano passado após um processo ao longo do qual os requisitos previstos na Lei de Direitos Autorais, e na instrução normativa de 2015 que a regula, foram atendidos pelas três associações.

O governo argumenta que respondeu a um pedido da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), Motion Picture Association of America (MPA), Associação dos Programadores de Televisão (TAP Brasil) e Federação Nacional Das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec) —  representantes  emissoras de TV de canal aberto e por assinatura, além de exibidores —  para suspender as habilitações.

Representantes da Gedar, da DBCA e da InterArtis se reuniram no dia 16 de abril com o secretário Maurício Braga para discutir a questão. Fontes que estiveram presentes ao encontro indicam que a tendência é Braga confirmar a suspensão da cobrança de direitos autorais do audiovisual
.

Leia também: Presidente da Ancine suspende repasse de verbas para o audiovisual

No despacho da secretaria de Direitos Autorais, Braga diz que a decisão foi tomada por “justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação”, decorrente da eventual cobrança dos direitos de exibição audiovisual. Marcílio Moraes, presidente da Gedar, diz que a atitude do secretário é “ilegal” porque o assunto já estava encerrado na esfera administrativa, sem possibilidade de alteração da decisão tomada pelo secretário anterior, Marcos Tavolari, que recusou todos os recursos apresentados e manteve a habilitação.

Há anos em pauta no audiovisual, a habilitação
entrou em vigor em dezembro e, desde então, essas três instituições se encarregam de fazer o recolhimento. No final do ano, uma série de artistas participou de um vídeo que pedia que o então Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão habilitasse as instituições.

Entre a decisão e a revogação passaram pouco mais de três meses. Em  entrevista ao iG
em março, o advogado da Gedar Victor Drummond comentou que haviam críticas a essa habilitação de direitos autorais
pois impactaria no preço final dos produtos audiovisuais, o que ele não acreditava que aconteceria: “Em nenhum país em que a gestão coletiva foi implementada houve qualquer aumento de custos para o consumidor. O que não pode ocorrer é a supressão ou desconsideração de direitos em nome de lucros exorbitantes”, chegou a dizer na época.

Comentários Facebook

Entretenimento

Príncipe Harry e Príncipe Charles teriam voltado a se falar

Publicado

por


source
Príncipe Charles e Príncipe Harry
Reprodução/Instagram

Príncipe Charles e Príncipe Harry

A relação de Príncipe Harry com a família real anda estremecida desde que ele e Meghan Markle decidiram deixar a família real . Desde então, ele teria cortado a relação com a maior parte dos parentes e somente agora estaria retomando esse contato. Segundo o tabloide Page Six, o pai de Archie só teria voltado a falar com o pai Príncipe Charles agora, após 8 meses completamente afastados.

Uma fonte ligada ao Palácio de Buckingham teria dito que eles já estão se falando novamente, mas isso não significa que a relação pai e filho seja amorosa e pacífica. De acordo com a pessoa ouvida, Charles teria ficado muito magoado com a decisão de Harry e Meghan de se afastarem da coroa britânica e mudarem de país.

“Charles ficou muito magoado quando Harry e Meghan comunicaram a família que estavam desistindo de seus cargos e mudando para o exterior. Eu acredito que Harry e Charles não se falaram por um bom tempo, mas agora os canais de comunicação estão abertos novamente”, diz.

“Não acho que seja um mar de rosas. Não é como se eles se sentassem para uma conversa de peito aberto uma fez por semana”, completa a fonte.

Mesmo após a saída de Meghan e Harry da realeza as polêmicas não acabaram. O casal deu entrevistas com declarações polêmicas, como quando a ex-atriz contou que sofreu racismo na família real ou da vez que Harry disse que usava álcool e drogas para lidar com a morte de Diana.

Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Entretenimento

“Passei por tragédia, mas estou vivo’, diz cantor internado há mais de 20 dias

Publicado

por


source
Thiago Costa está internado há mais de 20 dias
Reprodução/Instagram

Thiago Costa está internado há mais de 20 dias

Há mais de 20 dias internado após um acidente aquático , o sertanejo Thiago Costa relatou, por meio de áudios, o período no hospital e agradeceu à família e aos fãs pelo apoio e o carinho. O cantor afirmou que passou por uma tragédia, mas que está vivo “graças a Deus”.

“Passei por essa tragedia, esse acidente terrível, acidente aquático, que estava no jet-ski, mas estou vivo. Estou aqui graças a Deus. Gratidão a Deus em primeiro lugar, que me deu a oportunidade de estar vivo, à minha família, à minha esposa, que está comigo ao meu lado”, disse o sertanejo em áudio compartilhado em suas redes sociais e enviado ao portal Liberal.

Thiago sofreu um acidente aquático na capital paraense Belém, no dia 11 de novembro, enquanto estava em um jet-ski no Furo do Maguari, próximo ao Píer da “Gran Marina”, no bairro Tenoré. Na ocasião, ele foi atingido por uma lancha. Outras três pessoas também ficaram feridas na ocorrência.

Desde então, ele está internado no Hospital Metropolitano, onde foi submetido a quatro cirurgias — três na perna e uma no braço. O cantor ainda precisou receber sangue, e sua equipe promoveu uma campanha nas redes sociais para doação, que mobilizou caravanas de várias cidades do Pará.

“O acidente foi muito grave. Passei uma semana na UTI. Fiz quatro cirurgias, três na perna e uma no braço. Tomei nove bolsas de sangue. Inclusive quero agradecer a todos que fizeram doações. Fizemos uma campanha nas redes sociais, vieram caravanas de várias cidades. Além de terem me ajudado, ajudaram muitas pessoas”, afirmou.

Leia Também

O sertanejo disse ainda que é “um momento muito difícil” em sua vida. O cantor tinha 16 shows programados até o fim de novembro, mas todas as apresentações foram canceladas.

“Momento muito difícil, que parou toda a minha vida. Tínhamos agenda fechada atá o final do ano, e tudo foi cancelado. Mas que bom que estou vivo. Tenho certeza de que vai vir um novo Thiago Costa, uma pessoa melhor, para estar perto de vocês, para poder cantar para vocês”, afirmou, emocionado.

Nos áudios, o sertanejo também relatou a saudade da família e dos fãs, mas prometeu voltar em 2022.

“Nesse período que fiquei parado, senti muita saudade da minha família, da minha filha, dos meus fãs, dos shows… mas o Thiago Costa estará de volta logo, logo. A potência vai estar de volta com tudo em 2022, para levar alegria pra vocês. Foi para isso que Deus me deu a oportunidade de estar aqui na Terra de novo”.

Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana