Política
Governo de MT cancela ponto facultativo de Carnaval e proíbe festas em todo o estado
O Governo de Mato Grosso cancelou o ponto facultativo de Carnaval, previsto para os dias 15, 16 e até às 14h do dia 17 de fevereiro, como forma de reduzir o avanço da covid-19. A mesma medida também foi tomada por outros 19 estados brasileiros.
A decisão será publicada em edição extra do Diário Oficial nesta segunda-feira (01.02). O decreto foi assinado pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.
De acordo com o governador, a medida leva em conta a taxa de ocupação de leitos de UTIs no âmbito estadual, que supera a faixa de 73%, e o número crescente de casos confirmados de infecção pelo coronavírus, que já chega a mais de 217 mil.
Mauro Mendes ressaltou que esta situação impõe a necessidade de intensificar em Mato Grosso o isolamento social, “medida não farmacológica eficiente no enfrentamento da Covid-19”.
“Eventos de grande porte, como os carnavalescos, aumentam a circulação e aglomeração de pessoas, ensejando o aumento significativo da transmissibilidade do novo coronavírus e o consequente agravamento da pandemia de Covid-19 no âmbito estadual, não se mostrando oportuno, no atual momento, a realização de festividades típicas de carnaval”, diz trecho do decreto.
A norma também proíbe, em todo o estado, “quaisquer festas ou eventos comemorativos de Carnaval, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou particular”.
O descumprimento destas regras, conforme o decreto, pode resultar em sanções criminais às pessoas físicas envolvidas. Já as empresas que não respeitarem as normas receberão a “aplicação das sanções administrativas, cíveis e criminais cabíveis, inclusive multas e interdição temporária, pelas autoridades policiais, sanitárias e fiscais estaduais e municipais”.
Lucas Rodrigues/Secom-MT
Política
Chico Guarnieri celebra vitória de Abílio em Cuiabá. “Dia histórico para o Povo cuiabano”
O suplente de Deputado Estadual Chico Guarnieri (PRD), que assumirá o mandato de titular na Assembleia Legislativa a partir de janeiro, celebrou a vitória do candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), eleito neste domingo, 27, no segundo turno das eleições municipais.
Abílio derrotou o adversário petista Lúdio Cabral, consolidando uma vitória importante para o Partido Liberal (PL), que contou com o respaldo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro em sua campanha.
Guarnieri, que atuou como um dos delegados da campanha de Abílio, acompanhou de perto a apuração e a concretização da vitória do candidato bolsonarista, juntamente com a vice-prefeita eleita, Coronel da Polícia Militar Vânia Rosa.
“Vim a Cuiabá colaborar com o Abílio, ser mais um soldado dessa campanha. Parabéns ao Abílio, à Coronel Vânia e ao Povo cuiabano que foi sábio em sua escolha. Boa sorte, que Deus abençoe sua gestão”, destacou Chico Guarnieri.
Política
Em entrevista à TV Assembleia, Chico Guarnieri destaca maior representatividade regional
O empresário de Barra do Bugres, Chico Guarnieri (PL), assumirá em janeiro a cadeira deixada pelo deputado estadual Claudio Ferreira, eleito prefeito de Rondonópolis nas eleições deste ano. Guarnieri, que era o 1º suplente, passará a ocupar oficialmente a vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso a partir do próximo ano.
Nesta quarta-feira, 16, Guarnieri foi entrevistado pela TV Assembleia, onde destacou a importância de ampliar a representatividade da região sudoeste do estado, conhecida como Médio Norte, que até então contava com apenas uma cadeira na Assembleia. “Agora, com a nossa chegada, passamos a ocupar duas cadeiras, o que amplia a representatividade para a nossa região”, afirmou o empresário.
Guarnieri também ressaltou sua posição política. “Sou do PL, sou bolsonarista, sou de direita e defendo os ideais de uma sociedade justa, com liberdade. Como deputado, vou buscar avançar no diálogo com o Governo do Estado para que mais obras e desenvolvimento sejam acessíveis aos municípios”, salientou.
Ele também mencionou a atuação de Claudio Ferreira, seu antecessor, e destacou a parceria que pretende manter. “Chego à Assembleia para ocupar a vaga do Claudio Ferreira, atuante deputado que merecidamente se elegeu prefeito de Rondonópolis. Claudio, na prefeitura, terá um parceiro a mais aqui na Assembleia”, completou.
Guarnieri finalizou a entrevista agradecendo pela oportunidade e reforçando seu compromisso com a população da região. “Vocês terão um deputado trabalhador, que entregará resultados e colaborará para o crescimento e prosperidade da nossa região, do nosso Estado”, concluiu.
-
Tangará da Serra1 dia atrás
Presidente do Sindicato Rural de Tangará anuncia edição da Exposerra em 2025
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Homem é preso com mais de 150 espécimes de peixes em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra1 dia atrás
Motorista embriagado perde controle e atinge carros estacionados no centro de Tangará
-
Tangará da Serra8 horas atrás
Menores que gravaram tortura com mangueira de botijão são apreendidos em Tangará
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Carreta tomba durante forte chuva na MT-358 em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Polícia Civil prende mais um suspeito envolvido no assassinato do pastor Severino em Tangará
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Pai, filho e irmão envolvidos no assassinato de pastor em Tangará se apresentam à polícia
-
Cidades6 dias atrás
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá