Mato Grosso
Governo conclui asfaltamento dos primeiros 30 km e acelera obras na MT-343
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), concluiu a primeira etapa da aplicação de capa asfáltica em 30 quilômetros da MT-343, entre os municípios de Barra do Bugres e Cáceres, na região Oeste de Mato Grosso.
Esses primeiros 30 quilômetros fazem parte de um dos três lotes de obras que estão em andamento na rodovia. Ao todo serão pavimentados 120 quilômetros da MT-343, que é considerada uma importante ligação dos municípios de Cáceres, Porto Estrela e Barra do Bugres, bem como a interligação das rodovias federais BR-070 e BR-364.
De acordo com o engenheiro Alexandre Zigoski, superintendente de Execução e Fiscalização de Obras da Sinfra, já foi asfaltada a metade da extensão prevista no trecho entre o município de Porto Estrela e o distrito de Vila Aparecida, em Cáceres. A expectativa é de que a pavimentação desse trecho, com extensão total de 64,4 quilômetros, seja entregue no início do ano que vem.
Governo conclui asfaltamento dos primeiros 30 km e acelera obras na MT-343
Além desse lote, está em andamento a pavimentação de outros 30,8 quilômetros, no trecho que vai do entroncamento da MT-246, em Barra do Bugres, até o município de Porto Estrela. Também está em andamento o último trecho da rodovia, já em Cáceres, que vai do KM 46,5 até o fim do pavimento no município. Serão asfaltados 24,6 quilômetros nesse trecho.
Para a pavimentação dos 120 quilômetros da MT-343, o Governo do Estado está investindo R$ 84,2 milhões. Além do asfaltamento, também está em execução a construção de quatro pontes de concreto sobre os Rios Cachoeirinha e Saloba Grande e Córregos Figueirinha e Ribeirão Três, com investimento total de R$ 8 milhões.
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Marcelo de Oliveira, todas essas obras que estão em andamento na MT-343 são estruturantes para os municípios de Barra do Bugres, Porto Estrela e Cáceres e representam mais uma ação de infraestrutura do Governo de Mato Grosso para melhorar não apenas a malha rodoviária, como também a logística da região.
“Essa pavimentação vai interligar a região produtora do Médio-Norte, em Barra do Bugres, diretamente ao Porto de Cáceres e à Zona de Processamento de Exportação de Mato Grosso, que também está em obras. Este é o Governo do Estado que está consertando o Estado e solucionando mais um gargalo logístico”, afirmou o secretário.
Esses primeiros 30 quilômetros fazem parte de um dos três lotes de obras que estão em andamento.
Concretização de um sonho
A pavimentação da MT-343 atende a um pedido antigo da região Oeste e chegou a ser prometida por muitos políticos, mas nunca saiu do papel, até agora. Durante vistoria das obras realizada no mês de outubro, o governador Mauro Mendes reforçou que a pavimentação e a construção de pontes na rodovia tratam-se de algumas obras que são prioridades da sua administração.
“Essa rodovia que liga Cáceres a Barra do Bugres é um sonho antigo da população e vai melhorar muito a logística da região, pois permitirá que junto com outras ações executadas pelo Governo, se traduzam em mais indústrias, geração de empregos e, consequentemente, desenvolvimento e garantia de maior qualidade de vida para as pessoas aqui da região”, disse o governador na ocasião.
Serão asfaltados 120 quilômetros da MT-343
Mato Grosso
Produtores rurais priorizam importação de fertilizantes para reduzir custos operacionais
Em 2023, mais de 41 milhões de toneladas do produto foram adquiridas pelo Brasil junto ao mercado internacional, volume que representa 8,3% das importações do país
Após uma safra marcada pela perda de pouco mais de 21 milhões de toneladas de grãos no país no comparativo com a temporada agrícola anterior, produtores rurais de Mato Grosso e de todo o país buscam alternativas para otimizar os custos de produção e maximizar a rentabilidade. Neste cenário, a importação de insumos, como os fertilizantes, é a saída para manter as margens de lucro.
De acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), somente em 2023, as compras de fertilizantes pelo Brasil junto ao mercado internacional representaram, aproximadamente, 8,3% do valor total das importações. O país também atingiu volumes recordes, importando cerca de 41 milhões de toneladas do produto – um aumento de 7,6% em comparação com 2022.
Na visão da diretora comercial da WM Trading, Lívia Verjovsky, mesmo com a queda nos preços dos insumos ao longo do ano, a alta dependência do Brasil se manteve devido, especialmente, ao crescimento da demanda agrícola e à produção nacional limitada – com excesso de chuvas em algumas regiões e estiagem prolongada em outras.
“A importação permite que o brasileiro compre os insumos a preços mais baixos e tenha uma maior gama de opções para a sua necessidade”, analisa a executiva.
Segundo Lívia, a aquisição de fertilizantes inclui a uréia, com suas variações de concentração de nitrogênio, fósforo, potássio, glifosato, picloram e inseticidas também, como o Acetamiprido. Os principais parceiros comerciais do Brasil neste setor são Rússia, Canadá, China, Marrocos, Estados Unidos da América e Belarus.
“Esses países desempenham papeis essenciais na cadeia de suprimentos de fertilizantes, sobretudo em nutrientes como potássio, fósforo e nitrogênio”.
Ainda segundo a diretora comercial da companhia, o cenário atual com perspectiva de recuperação para os resultados no agronegócio dão otimismo e numa exponencial crescente o mercado de importação de insumos nos próximos anos. A busca por opções de produtos no exterior se intensificou e se democratizou no Brasil desde a pandemia.
Além disso, os níveis de tecnologia envolvidos no agronegócio só aumentam. “Cada vez mais vemos produtores potencializando sua capacidade produtiva a partir de tecnologias de fertilização, plantio e colheita. Isso não seria diferente na manutenção dos insumos e equipamentos necessários a esse crescimento”, avalia Lívia Verjovsky.
WM Trading
Com sede em Vitória-ES, a WM Trading é a primeira do segmento no Brasil a obter a certificação ISO 9001. Em 2024, a empresa, cuja missão é proporcionar soluções eficientes e inovadoras em comércio exterior, investiu em rebranding para se tornar até 2030 a líder tecnológico em comércio exterior de larga escala.
A companhia tem presença em 14 estados brasileiros e uma filial no Panamá. Além disso, a empresa possui certificações necessárias para concluir nacionalizações junto a diversos órgãos como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Mato Grosso
Aposta de Cuiabá acerta Mega-Sena e leva R$ 201,9 milhões
Uma aposta de Cuiabá (MT) acertou as seis dezenas sorteadas hoje no concurso 2795 da Mega-Sena e ganhou um prêmio de R$ 201.963.763,26. Os números sorteados foram 13-16-33-43-46-55.
Prêmio de R$ 201,9 milhões é o sexto maior da história de um concurso regular da Mega-Sena – ou seja, excetuando edições especiais, como a Mega da Virada. O jogo vencedor do prêmio principal foi uma aposta simples de seis números e o próximo concurso será realizado na quarta, com prêmio estimado de R$ 3,5 milhões.
242 apostas acertaram cinco dezenas e ganharam R$ 49.426,51. Houve 19.146 jogos vencedores com quatro números; cada um deles fatura R$ 892,48.
Fonte: UOL
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