domingo, 20 de abril de 2025
Connect with us


Polícia

GOE ministra curso de nivelamento avançado para policiais de Juína

Publicado em

Assessoria | PJC-MT

Servidores da Polícia Judiciária Civil da Regional de Juína (745 km a Noroeste)  participam nesta semana  do Curso de Nivelamento Policial Avançado, realizado pela Gerência de Operações Especiais (GOE), da Polícia Judiciária Civil.

O treinamento é promovido em parceria com o Sindicado dos Investigadores de Polícia (SINPOL-MT),Conselho de Segurança (Conseg) e Ministério Público do Trabalho (MPT). O objetivo é a qualificação e aprimoramento nas técnicas continuadas aos policiais civis que atuam na região.

O curso  tem duração de seis dias, carga horária de 60 horas/aula, certificação da Academia de Polícia Judiciária Civil (ACADEPOL) e foi dividido em duas etapas. Ao todo, são 48 servidores lotados nas delegacias da regional beneficiados.

A primeira turma é composta por 23 alunos, entre 17 investigadores de polícia (três mulheres e treze homens), 3 policiais militares, 3 agentes prisionais e 1 promotor de justiça. As aulas iniciaram nesta segunda-feira (12.11) com término no sábado (17.11).

Na segunda turma estão inscritos outros 25 alunos. Essa etapa acontecerá também em Juína, dos dias 26 de novembro a 01 de dezembro. Todos os servidores serão capacitados pelos instrutores do GOE: Edcarlos da Silva Campos, Elias Moreira da Silva e Fausto Juliano, com cursos específicos na área de operações táticas especiais.

Conforme o chefe de operações do GOE,  Edcarlos da Silva Campos, o treinamento é considerado uma atualização das práticas policiais, fundamental na profissão do policial para uso no dia a dia de seu trabalho. 

“Uma das atividades previstas é o treinamento de tiro. O aluno treinará tiro de carabina, de fuzil 556, calibre 12, submetralhadora calibre 40 e pistola calibre  40. Além disso, haverá instrução sobre abordagem policial, entradas táticas e abordagem e identificação, de cumprimento de mandado de prisão e de busca e apreensão em área rural, que é o cenário principal do interior”,comentou.

Para o investigador Elias Gonçalves Bueno Airis, lotado na cidade de Cotriguaçú (950 km ao Noroeste), os instrutores do curso são atenciosos e capacitados. Para ele, a capacitação uma grande oportunidade de relembrar os ensinamentos recebidos na Acadepol.

“É preciso estar sempre buscando conhecimento e aprimoramento para o bom desempenho da nossa função. Agradeço a parceria do SINPOL, MP, e aos colegas da GOE por proporcionarem o treinamento em Juína”, disse Elias.

Também do município de Cotriguaçu, a investigadora  Ana Paula Teodoro Santos, revelou que tem sido uma grande experiência, pois há tempo não fazia curso de aperfeiçoamento.

“Agora é chance para me qualificar, e isso está sendo possível devido a essa parceria”, agradeceu.

 

Polícia

Polícia Civil prende último envolvido em homicídio em Campo Novo

Published

on

O terceiro envolvido no homicídio qualificado ocorrido em janeiro de 2024, no município de Campo Novo dos Parecis, foi preso pela Polícia Civil, na noite de terça-feira (08.4), em ação para cumprimento de mandado judicial.

O foragido, de 19 anos, teve a prisão preventiva expedida pelo juízo da Comarca local, decorrente da investigação da Delegacia de Polícia de Campo Novo dos Parecis, para apurar o homicídio contra Marta Maria Ferreira Leitão, de 34 anos.

Os policiais civis abordaram o jovem transitando em via pública após denúncia anônima. Diante da prisão o suspeito foi encaminhado para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

O homicídio

No dia 11 de janeiro de 2024, o corpo da vítima foi localizado em uma área de lavoura na zona rural do município. Marta Maria Ferreira Leitão, de 34 anos, foi atingida por disparos de arma de fogo.

Durante as diligências realizadas na época dos fatos, três criminosos foram identificados e dois deles presos em flagrante delito. O revólver calibre 38 e o veículo Golf de cor bordô, utilizados no crime, também foram apreendidos.

Conforme o delegado de Campo Novo dos Parecis, Alexandre Segreto dos Anjos, com a última prisão o inquérito que tramita na Delegacia de Polícia será concluído e os investigados serão indiciados pelo crime de homicídio qualificado, cuja pena pode ultrapassar 30 anos de reclusão.

“A equipe de policiais civis trabalhou com todos os recursos e ferramentas investigativas para esclarecer o crime contra a vida. A conclusão do inquérito com indiciamento dos autores reafirma do compromisso da Polícia Civil com a segurança pública e com a resposta célere à criminalidade”, destacou o delegado.

Continue Reading

Polícia

Morador reage e mata assaltante a tiros em sítio

Published

on

Um homem de 30 anos, foi morto a tiros, na tarde dessa segunda-feira (31), após tentar roubar um sítio. O caso ocorreu em Confresa (1.164 km de Tangará da Serra). Conforme o registro da ocorrência, o criminoso entrou no local armado com um canivete no início da tarde e rendeu a dona da propriedade, uma mulher de 44 anos, que estava dormindo.

O bandido exigia armas e joias, enquanto mantinha o canivete no pescoço da vítima. A mulher levou o ladrão até o quarto, onde entregou os objetos que ele queria. Na sequência, o homem foi até o quarto onde o filho da vítima, de 22 anos, estava. O bandido arrombou o quarto com chutes, mas foi recebido a tiros.

Atingido, o ladrão caiu no chão do quarto, onde morreu. Quando a polícia chegou ao local, o filho da vítima não estava mais no local. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) realizou a perícia do local.

Fonte: Repórter MT

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana