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Mato Grosso

Gestoras avaliam positivamente os primeiros 10 dias de funcionamento do Centro de Triagem da Covid-19

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No dia 31 de julho, o Centro de Triagem da Covid-19, estruturado na Arena Pantanal, completou dez dias de funcionamento e atendimento ao público que procurou o local para realizar os testes e consultas para o diagnóstico do coronavírus. 

Os dados gerados pela gestão do Centro apontam que, durante o período de 22 a 31 de julho, foram realizados 4.898 atendimentos. No total, 1.038 pessoas testaram positivo para a Covid-19 e 1.971 receberam o resultado negativo para a doença. Além disso, foram entregues 2.927 kits de medicamentos prescritos pelos médicos após consulta.

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Caroline Dobes, a população buscou o atendimento no local para saber se os leves sintomas estavam relacionados à Covid-19. 

“A percepção de toda equipe envolvida é de que as ações do projeto foram bem aceitas, houve uma adesão da sociedade que procurou a Arena para realizar o exame da Covid-19. Nós classificamos que tudo até agora foi muito positivo e o público tem avaliado como excelente o atendimento recebido dos nossos profissionais de saúde aqui no Centro de Triagem, estamos prestando um excelente trabalho no combate à pandemia”, avaliou a gestora. 

De acordo com Patrícia Dourado, diretora do Hospital Estadual Santa Casa, a iniciativa do Governo de Mato Grosso em assumir uma responsabilidade que não era de sua competência vai resultar na redução da taxa de internação nos hospitais, evitando um colapso na saúde.  

“Esse serviço, mesmo sabendo que é uma função dos municípios, nos resguarda, pois os impactos que teremos nos hospitais serão menores. Com o serviço ofertado aqui no Centro de Triagem, a gente antecipa o tratamento e evita um agravamento da doença. Isso contribui para diminuir a demanda de pacientes internados nos hospitais a nível de enfermarias e UTIs”, explicou Patricia.

O atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 é uma ação promovida pelo Governo de Mato Grosso para auxiliar à Atenção Básica municipal de saúde. O local possui estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus e realização de exame com o uso do aparelho de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento precoce da doença, após consulta com prescrição médica.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 650 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Para saber mais sobre o passo a passo de como funciona o atendimento clique aqui.
Para saber como chegar ao Centro de Triagem na Arena Pantanal clique aqui.

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Operação retira 53 celulares da unidade penal de Lucas do Rio Verde

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Ação integrada no Centro de Detenção Provisória (CDP), em Lucas do Rio Verde (a 334 km ao Norte de Cuiabá) terminou com a apreensão de 53 celulares. A operação denominada “Reclusos II” começou na segunda-feira (27.07) e terminou no final da manhã deste sábado (01.08). A revista ocorreu nas 12 celas da unidade penal, que abriga 229 homens.

No primeiro dia da operação, além dos Policiais Penais da unidade, foram empregados também efetivos da Polícia Judiciária Civil (PJC), Polícia Militar (PM), Canil do Gefron e o Ministério Público Estadual (MPE) também participaram da ação. Já a partir de terça-feira (28.07), as ações repressivas foram executadas pelos profissionais da unidade.

Além da revista minunciosa, os servidores também realizaram a retirada de tomadas das celas e readequação da iluminação e ventilação da unidade. A medida serve para impedir o uso de celulares pelos reeducandos no interior do CDP.

“Atuamos durante toda a semana e dedicamos, em média, quatro horas em cada cela para fazer a vistoria. Avalio como positiva esta ação para ampliar a segurança na nossa unidade”, argumenta o diretor do CDP, Ronaldo Frutuoso.

No primeiro dia de revista foram 22 celulares apreendidos. Já na quarta-feira (29.07) foram 23 aparelhos, seguido de dois celulares na quinta (30.07) e seis neste sábado (01).

Fonte: GOV MT

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Ouvidoria Geral de Polícia recebeu 116% mais ocorrências no segundo trimestre de 2020

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O relatório trimestral da Ouvidoria Geral de Polícia traz os dados sobre as ocorrências que chegaram ao órgão de controle social no segundo trimestre de 2020 (abril, maio e junho). São os primeiros dados já sob efeito das medidas de isolamento social necessárias para conter a propagação do coronavírus.

A quantidade de manifestações teve um aumento de 116% em relação ao primeiro trimestre de 2020. Se comparado ao ano de 2019 o aumento, somente do primeiro semestre, é de 208%. Das 140 manifestações recebidas, 33% foram encaminhadas para a PM.

Houve um pico em maio, quando pessoas em situação de rua relataram abordagens abusivas, no momento de maior isolamento social registrado, como tratado na matéria contida neste link.

Para o Ouvidor-geral de Polícia, Lúcio Andrade, “o aumento se deu principalmente pelo fato de estarmos mais próximos da sociedade civil organizada e também com a divulgação da OGP em redes sociais e matérias jornalísticas. É inegável que o acesso à ouvidoria está maior, mas não podemos descartar a possibilidade de um aumento real de ocorrências”.

O cidadão pode realizar denúncias, reclamações, solicitações ou elogios com a garantia do sigilo do reclamante. A Ouvidoria Geral de Polícia recebe comunicações pertinentes à Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Detran, Sistema Penitenciário e Socioeducativo.

Contatos

O cidadão pode entrar em contado com a Ouvidoria por telefone, e-mail ou ainda por meio do Fale Cidadão, disponível no site oficial do Governo do Estado de Mato Grosso.

(65) 3614-3103 / 3614-3102

(65) 9962-4270

[email protected]

Fonte: GOV MT

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