conecte-se conosco


Mato Grosso

Gerente da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é indicada para premiação

Publicado

Mato Grosso pode alcançar destaque nacional na área da cultura. Nesta semana, a gerente da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, Elienes Maria Moreira, entrou na lista de indicações para a edição 2019 da Medalha Rubens Borba de Moraes, um dos mais prestigiados prêmios do setor bibliotecário.


O reconhecimento partiu do Conselho Regional de Bibliotecas da 1° Região, por entender a contribuição da gerente com o desenvolvimento da biblioteconomia social no Estado, que fortalece a relação com a comunidade, a inclusão social e a aproximação junto ao público.  

“Hoje pensamos a biblioteca como um lugar para além da leitura e da pesquisa, simplesmente. É um lugar de socializar, com ações que objetivam cativar a sociedade, e o desafio é fazer desse espaço um lugar de convivência e desenvolvimento. Mas é claro que nada disso seria possível sem o envolvimento de toda a equipe. Aqui trabalhamos sempre em conjunto”, comemora Elienes.

A Medalha Rubens Borba de Moraes é indicada aos melhores bibliotecários em exercício do Brasil. São levados em consideração o desempenho de suas funções, ações desenvolvidas, administração e resultados alcançados.

Se Elienes receber a premiação, esta será a segunda vez que uma bibliotecária, ligada à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, é condecorada. Em 2015, Ana Eloisa Pereira, profissional do Sistema Estadual de Bibliotecas, levou a medalha para casa, por ações voltadas ao desenvolvimento e automação das bibliotecas em Mato Grosso.

Leia mais:  MT Hemocentro intensifica coletas de sangue para reforço do estoque durante carnaval

A solenidade que premiará os melhores bibliotecários de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, conhecida como 1° Região, ocorrerá no Palácio da Instrução, dia 18 de março, às 19h, com entrada franca. É importante salientar que a premiação ocorrerá no mês do bibliotecário e também, no mês de comemoração do aniversário da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, que faz aniversário dia 26 de março.  

Além de Elienes Maria Moreira, em Mato Grosso também foram indicadas as bibliotecárias Dinalva Gomes de Paiva e Cristina Lúcia de Alencar Araújo. Dinalva foi a primeira bibliotecária do Estado na década de 1970, na UFMT, fundadora da Associação de Mato-grossense de Bibliotecários. Cristina Lúcia foi responsável pelo projeto de implantação e do fortalecimento da Rede das Bibliotecas Municipais de ensino de Cuiabá, no escopo da Lei 12.244/10.

Os bibliotecários poderão votar no hotsite oficial da medalha (https://crb1medalha.wordpress.com/). Para votar é preciso ter registro no CRB-1, independente de estar ativo, transferido, licenciado ou aposentado. Todos os bibliotecários da região podem manifestar seu reconhecimento pela trajetória dos indicados de seu Estado. Para ler mais sobre os profissionais que concorrem à homenagem consulte as páginas das indicações por Estado (DFGOMTMS).

Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está situada no Palácio da Instrução, na Rua Antônio Maria Coellho, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é das 12h às 18h. Telefone (65) 3613-9230.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Preso suspeito de roubar mais de cinco estabelecimentos comerciais

Publicado

por

Na tarde deste domingo (21.04), policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar prenderam J.M.S.S. (27), no bairro Dom Pedro II em Rondonópolis.


O homem foi preso após ter assaltado uma farmácia. Ao checar os dados do suspeito foi constatado que ele teria praticado mais cinco roubos em estabelecimentos comerciais da cidade.

Os Policiais foram acionados pelo proprietário da farmácia. O homem foi preso em posse de um simulacro de arma e com o dinheiro subtraído do caixa do estabelecimento, nas imediações do local do crime. Ele foi reconhecido pelos policiais, como autor de mais cinco roubos, gravados por câmeras de vigilância.

Em um dos vídeos, o suspeito aparece praticando o crime com usando o mesmo boné apreendido pela PM no dia hoje. 

O proprietário da farmácia roubada também reconheceu o suspeito que foi conduzido para a delegacia de flagrante.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:  Sema apreende 29,3 kg de pescado e armas no Rio Itiquira
Continue lendo

Mato Grosso

Trio suspeito de fazer idosos reféns em assalto é preso em Várzea Grande

Publicado

por

Policiais Militares de Várzea Grande prenderam na noite deste sábado (20.04) três homens suspeitos de roubarem um casal de idosos em uma fazenda em Rosário Oeste. As prisões foram realizadas no bairro Mapim.


O crime ocorreu em uma fazenda na BR-070. Os suspeitos invadiram armados o imóvel, depois de desligarem o circuito de câmeras. Uma das vítimas, de 63 anos, foi agredida com golpes na cabeça e o casal foi trancado em um dos cômodos da casa, que foi revirada pelos assaltantes que buscavam objetos de valor. De acordo com as vítimas, todas as portas da residência foram arrebentadas pelos suspeitos.

Os três suspeitos do crime, J.S.P. (30), D.A.J. (20) e R.N.F.M. (24), foram presos por policiais que faziam rondas na região do Mapim. Os militares desconfiaram dos ocupantes de um veículo Polo, que vinha do município de Jangada em alta velocidade.

O condutor do veículo, ao se deparar com a polícia, tentou fugir, mas acabou batendo o carro no meio-fio, capotando e caindo dentro um buraco. O suspeito R.N.F.M. saiu do carro atirando contras os policiais com um revólver calibre 38, dando início a um tiroteio em via pública. O suspeito foi baleado e encaminhado para receber atendimento no Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande. Os outros dois suspeitos foram encaminhados para a delegacia de flagrantes.
 
A polícia localizou a caminhonete Chevrolet S10 que havia sido roubada e todos objetos subtraídos do casal. O veículo teve o rastreador arrancado pelos suspeitos. Dentro do carro abandonado havia três televisores 32 polegadas, joias, motosserra e uma roçadeira, dentre outros objetos.

Leia mais:  Segurança pública municipal é debatida em reunião

No Polo utilizado para a fuga, foram apreendidos dois rádios comunicadores HT e R$ 570. Uma das armas utilizadas no roubo também foi apreendida. Em diligências a PM descobriu que um dos suspeitos detidos tinha em sua casa uma motocicleta também roubada. O suspeito J.S.P. tem sete passagens pela polícia por vários crimes.

Neste domingo (21.04), o suspeito conduzido para o Pronto Socorro de Várzea, R.N.F.M veio à óbito no PSM de Várzea Grande.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana