conecte-se conosco



Cidade

Friagem moderada persiste até madrugada de quarta-feira em Tangará e região

Publicado

A frente fria que chegou a Mato Grosso a partir da noite de domingo deverá persistir até amanhã, terça-feira (04/06), na região de Tangará da Serra, Baixada Cuiabana e região sul do estado. É o que preveem os sites especializados em meteorologia, como o portal Clima Tempo e o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

Logo cedo, houve ocorrência de fina garoa, que poderá seguir ao longo do dia e também no dia seguinte.

De acordo com o Clima Tempo, o avanço de uma grande frente fria pelo Centro-Oeste favorece a formação de áreas de instabilidade e o aumento das nuvens em grande parte da região ao longo desta segunda-feira (03). Logo cedo, houve ocorrência de fina garoa, que poderá seguir ao longo do dia e também no dia seguinte.

A temperatura chega, no máximo, aos 27 graus celsius nesta segunda-feira, enquanto as mínimas podem cair aos 14°C à noite e madrugada de terça-feira. A friagem moderada persiste na terça-feira e os termômetros voltam a subir a partir de quarta.

Não há previsão de chuvas na semana e a umidade relativa do ar ficará entre 40 e 50% neste início de semana, declinando para cerca de 30% a partir de quarta-feira. Os ventos serão de fracos a moderados no período.

Fenômeno


A friagem é uma ocorrência frequente no Cerrado e na Amazônia Ocidental entre os meses de maio a agosto. O fenômeno climático é uma consequência da entrada das massas de ar polar atlântica, por meio das bacias hidrográficas do Prata e do Paraguai, quando recebe o ar frio das regiões de clima temperado da América do Sul. Cada evento dura entre três e quatro dias.

Leia mais:  Jovem reaparece após 15 dias e diz que estava no Albergue

Comentários Facebook

Cidade

Programa SOS AVC em Cuiabá beneficia 46 pessoas em menos de um mês

Publicado

por

Com menos de um mês em funcionamento, o Programa SOS AVC, lançado pelo prefeito Emanuel Pinheiro no último dia 27, no Hospital Municipal São Benedito, já contemplou 46 pessoas acometidas com suspeita graves de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A celeridade do programa, que é inédito em Mato Grosso e colocou Cuiabá entre as maiores referências do país no tratamento AVC, fez com que 15 destes pacientes tivessem os riscos de morte e sequelas graves diminuídos em 92%. Isso porque a busca pelo atendimento aconteceu dentro das 08h consideradas cruciais para o socorro – o que culmina no bom desempenho do tratamento. Treze pacientes buscaram os serviços do SOS de forma tardia, com períodos que variaram de um a sete dias, e 18 não tiveram a confirmação dos sintomas.
Um dos fatores que contribui para a celeridade no atendimento do SOS AVC está no fato de o paciente poder ser encaminhado diretamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, sem a necessidade de passar por unidades de urgência e emergência.

“O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que o programa tivesse agilidade no socorro, afinal estamos falando de minutos que podem salvar vidas. Dessa forma, a pessoa que passar mal em sua casa deve chamar o Samu, e se os paramédicos atestarem que pode se tratar de um AVC, este paciente será imediatamente trazido para o Hospital São Benedito, sem que haja a necessidade de primeiro dar entrada no Pronto Socorro ou em qualquer outra unidade de urgência e emergência da Capital”, explicou Alexandre Beloto, diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o São Benedito.
Os que optarem por não acionar o Samu, devem ser conduzidos para uma unidade de urgência e emergência (UPAs e Policlínicas) para serem encaminhados para o SOS AVC via Central de Regulação. É o que explica o coordenador da ECSP, Willian Dias.
“É importante destacar que o Hospital São Benedito é referência para média e alta complexidade e não atua de portas abertas. Ou seja, todos os pacientes atendidos aqui são encaminhados via Central de Regulação, não sendo aceita livre demanda dos que resolverem por conta própria buscar quaisquer serviços da unidade. Sendo assim, é importante que a população compreenda que deve buscar exclusivamente os serviços do Samu, ou da urgência e emergência mais próxima para, a partir do diagnóstico do sintomas, ser encaminhada para o SOS AVC”, enfatizou o coordenador.

O QUE É AVC?
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.
Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Desta forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.
Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes: AVC hemorrágico e AVC isquêmico.
QUAIS OS SINTOMAS
Existem alguns sinais que o corpo dá que ajudam a reconhecer um Acidente Vascular Cerebral. Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são:
Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; Confusão mental; Alteração da fala ou compreensão; Alteração na visão (em um ou ambos os olhos); Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.


Fonte: AMM

Leia mais:  Professor tangaraense do Cefapro, tem tese de doutorado considerada a melhor do Brasil

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidade

Prefeitura investe na bacia leiteira através do melhoramento genético

Publicado

por

Durante a 53º Expo Cáceres foi realizado a 3º amostra de Bezerras do Programa de Melhoramento Genético de Cáceres. A amostra foi realizada no dia 23, no sindicado rural e contou com a participação de vários produtores de leite do município



O prefeito Francis Maris que é um apaixonado por pecuária e que acompanha a evolução no campo vê a importância da amostra, “É uma grande oportunidade que temos para mostrar e vê o quanto a genética do gado de leite em Cáceres vem desenvolvendo e melhorando a bacia leiteira do município de Cáceres”.
O agrônomo Marcos diz que a amostra vem para incentivar a criação do gado de leite e que nesta etapa teve uma participação de 48 animais da raça girolando, mostrando o potencial de cada animal e também serve para trocas de informação e conhecimento entre os participantes.
“Esse projeto que a prefeitura tem feito doando o sêmen, oferecendo cursos de inseminação artificial, disponibilizando funcionários, agrônomo e também médico veterinário que acompanha desde a análise de solo, a gestação até o nascimento do bezerro,  comprando equipamento de ultrassonografia, tronco móvel, isto é acreditar no pequeno produtor, para que ele tenha uma renda familiar melhor e também ter um gado de boa qualidade, e hoje estamos vendo e mostrando os frutos deste maravilhoso trabalhado, concluiu o Secretário de Agricultura, Junior Trindade.
O Produtor e pecuarista de Leite Senhor Silvio a anos acompanha e trabalha para que a genética do seu gado de leite possa ter alta performance e excelência que a tanto procura, “A mais de 5 anos estamos fazendo esse trabalho. Nasce uma nova era da pecuária de leite na nossa região, estamos aprimorando a qualidade do nosso gado leiteiro. Hoje já temos matriz em nosso rebanho, O gir é uma raça da Índia e que a mais de 50 anos vem sendo modificada para que os reprodutores descendentes sejam mais produtivos, e hoje com toda a técnica aplicada já se tem animais com mais de 20 litros dias na nossa propriedade”, concluiu.
O Presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias, vê o avanço que tem sido com a perseverança de cada setor da pecuária, “É um investimento que demanda dedicação e prazer no trabalho. Cáceres é referência.

Leia mais:  Criminoso arromba, destrava volante e furta caminhonete no centro em Tangará da Serra

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana