Mato Grosso
Fórum reúne CBHs e encerra ciclo de trabalho positivo na gestão de recursos hídricos de MT
Publicado
31 de julho de 2020 - 17:35
Reunindo representantes dos 11 Comitês de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso, a 6ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual dos CBHs (FECBH), realizada no último dia 20, marcou o encerramento de um ciclo de trabalho positivo para a gestão de recursos hídricos do estado. Com a certificação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas – Procomitês, foram atendidas 100% das metas estabelecidas pelo Programa no último ciclo. Além disso, o encontro virtual também abriu espaço para o planejamento das próximas ações dos Comitês.
Respeitando as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos decretos estaduais, a reunião aconteceu via videoconferência. Durante o evento foram apresentados os resultados da última certificação do Procomitês, que apontou um resultado positivo dentre as metas propostas, como a ações de capacitação, comunicação e implementação de instrumentos de gestão.
Na reunião o Coordenador Geral do Fórum, Eliel Alves, agradeceu o empenho dos presidentes, secretários e membros dos CBHs por terem atingido 100% das metas propostas pelo programa.
“Preciso agradecer o esforço e o empenho dos presidentes, secretários e membros dos Comitês pela conquista da certificação de 100% das metas atingidas no Procomitês. Sinto que a nossa primeira reunião ordinária surtiu efeitos extremamente positivos”, disse o também presidente do CBH Alto Teles Pires.
Além da certificação, foi deliberado sobre os nomes que irão compor a Coordenadoria do FECBH (Biênio 2019-2020), com isso, foi estabelecidas as seguintes representações: Lauro Roque Soccoloski, parte do CBH Sepotuba e escolhido como Coordenador Adjunto, e Clodoaldo Carvalho Queiroz, representante do CBH Alto Araguaia e nomeado como Coordenador Adjunto 2.
Já para representar os CBHs de Mato Grosso no Fórum Nacional do Comitês de Bacia Hidrográfica (FNCBH), foram escolhidos Neuzo Antônio de Oliveira, representante do CBH Cabaçal, e Zenilda Teodora Lima, representante do CBH Alto Araguaia e suplente na representação nacional. Ainda dentro das questões que envolvem participação dos Comitês, o Fórum deliberou pela escolha de Deise Morimoto, representante do CBH Cuiabá ME, como representante no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDRO).
Além dos membros dos CBHs, também participaram o secretário Executivo do Cehidro, Luiz Henrique Noquelli, o gerente de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (GFAC/Sema-MT), Leandro Obadowiski Bruno, o Prefeito de Diamantino e Presidente da Comissão Pré-Comitê do Alto Paraguai Superior, Eduardo Capistrano, além do Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT), Ari Madeira.
O encontro foi gravado e disponibilizado para acesso de todo e qualquer cidadão que se interesse pelo trabalho realizado no âmbito dos Comitês de Bacia Hidrográfica. Para assistir basta clicar aqui.
Conheça os comitês
Conhecidos como o “parlamento das águas”, os Comitês de Bacia Hidrográfica, são entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, da Agência Nacional de Águas (ANA), e atuam como pontos de discussão e deliberação a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.
Em Mato Grosso, atualmente, são 10 CBHs atuantes em diversas regiões, sendo eles: CBH Covapé, CBH Sepotuba, CBH Baixo Teles Pires, CBH São Lourenço, CBH Alto Teles Pires, CBH Cuiabá, CBH Cabaçal, CBH, Rio Jauru, CBH Médio Teles Pires e CBH Alto Araguaia. Recentemente foi instituído o CBH Alto Paraguai Superior, que ainda passa por adequações burocráticas. Para saber mais sobre os Comitês, clique aqui.

Mato Grosso
Mato Grosso inicia vacinação contra a Covid-19 e imuniza 10 trabalhadores da Saúde
Publicado
18 de janeiro de 2021 - 22:50
Mato Grosso deu início, na noite desta segunda-feira (18.01), ao Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. Em ato simbólico, no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, dez profissionais que atuam na linha de frente da pandemia no Estado receberam a primeira dose do imunizante Coronavac.
O Estado recebeu, nesta primeira fase, 126.160 doses da vacina, que irá contemplar 60.074 pessoas, com duas doses, dentre elas indígenas. O imunizante se encontra, neste momento, em separação no Centro de Distribuição do Governo do Estado, e será encaminhado para os 141 municípios nas primeiras horas desta terça-feira (19.01).
Ao lado da primeira-dama, Virginia Mendes, e dos secretários de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, e da Casa Civil, Mauro Carvalho, o governador Mauro Mendes destacou o papel da ciência e afirmou que o momento marca uma “virada de página”. O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e parlamentares do Estado e da Capital também participaram do ato.
“Hoje é um dia especial, considerando tudo que vivemos ao longo de 2020. Tanta angústia, tanta incerteza, a dor e o sofrimento que foi causado a tantas famílias. A ciência trabalhou em ritmo extremamente acelerado e ao final chegamos à vacina mais rápida da história. Acreditamos que hoje marcamos o início de uma recuperação desta pandemia, é o início de uma virada de página”, celebrou o governador.
A primeira cidadã vacinada contra o coronavírus em Mato Grosso foi a técnica de enfermagem Luiza Batista de Almeida Silva, 43 anos. Ela atua na área desde 2011 e, em 2019, ingressou no Hospital Metropolitano, unidade em que atualmente desempenha suas atividades na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19.
“O sintoma que estou sentindo agora é alegria”, disse Luiza, logo após ser imunizada. “Está chegando ao fim esta luta desigual com este vírus invisível, que nos massacrou. Nós, da linha de frente, ficamos isolados dos nossos parentes, dos nossos filhos, maridos, mães, para que não transmitíssemos o vírus a eles. E ao mesmo tempo estivemos ao lado de pacientes, dividindo com eles toda a dor. Mas hoje chegou ao fim essa tristeza”, completou a técnica de enfermagem.
Além de Luiza, as técnicas de enfermagem do Hospital Metropolitano, Angelina Galvan, 58 anos, e Helena Maria Aparecida Silva, 63 anos, também receberam a primeira dose da vacina.
No ato desta segunda-feira, o Governo de Mato Grosso imunizou, ainda, outros sete profissionais da Saúde do Estado: a enfermeira Luciele Fernanda Benin, 43 anos, que atua na linha de frente da Covid-19, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e no transporte aeromédico de pacientes; Joel da Silva Rodrigues, 43 anos, enfermeiro no Hospital Estadual Santa Casa; Dante Martins Miraglia Lima, 40 anos, fisioterapeuta no Hospital Estadual Santa Casa; Rosangela Ushizima, 53 anos, servidora na Unidade 1 do Adauto Botelho; Carla Marques Rondon Campos, 53 anos, médica pediatra e servidora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especial; além das duas servidoras que aplicaram a vacina, Nígima Luciana do Nascimento Brasil de Castro e Ana Beatriz.
Enquanto não há a confirmação da quantidade total de doses a ser enviada aos Estados, a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alinha estratégias para a logística de vacinação, reforçando que, havendo qualquer alteração no Plano Nacional de Imunização, o plano estadual se adequará à mudança.
De acordo com o direcionamento do Ministério da Saúde, nesta primeira fase serão vacinados prioritariamente pessoas idosas institucionalizadas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência institucionalizadas, indígenas aldeados, e trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.
A princípio, a SES-MT deverá analisar a quantidade de vacinas pelo número de pessoas desse grupo, já que o total enviado nesse momento para o Estado não é suficiente para atender toda a demanda.
“Os municípios vão saber amanhã [quantas doses vão receber, cada], quando enviaremos uma resolução da pactuação. Separamos as doses para a população indígena e as demais foram rateadas proporcionalmente pelos números informados pelo Ministério da Saúde”, esclareceu o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Diante do cenário, o governador Mauro Mendes reforçou a necessidade da manutenção das medidas de isolamento social. “Lamentamos porque teremos ainda um longo caminho a ser percorrido até a imunização de toda a população. Por isso, é extremamente importante que todos continuem a praticar as chamadas medidas não farmacológicas de prevenção, porque segundo a ciência esta é, ainda, a maneira mais segura de se evitar a transmissão e a contaminação pelo coronavírus”, pontuou.
Vacinas
Além da CoronaVac, vacina produzida pela farmacêutica SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, o plano de vacinação do Governo Federal prevê, ainda, a inclusão do imunizante AstraZeneca, produzido pela Fiocruz, em parceria com a Universidade de Oxford.
Ambas as vacinas são indicadas para pessoas acima de 18 anos e com aplicação de duas doses. O prazo para a segunda dose da CoronaVac é de 14 a 28 dias, sendo de 90 dias para a AstraZeneca.
Plano Estadual de Operacionalização
A distribuição das 126.160 doses de vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso começa nesta terça-feira (19.01). O envio obedecerá ao Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação, que será executado pela SES-MT, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa.
Nos casos em que for necessário, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) disponibilizará seis aeronaves de sua frota para dar celeridade à distribuição.
Os imunizantes serão encaminhados para 14 polos regionais, que serão a ponte de distribuição para os demais municípios, considerando a quantidade de doses enviada pelo Ministério da Saúde. A vacinação seguirá o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Mato Grosso
Profissional da UTI Covid-19 do Hospital Metropolitano será primeira vacinada em MT
Publicado
18 de janeiro de 2021 - 19:46
A técnica de enfermagem do Hospital Metropolitano, Luiza Batista de Almeida Silva, de 43 anos, será a primeira trabalhadora da saúde a ser vacinada contra o coronavírus em Mato Grosso.
Atualmente, a profissional atua na linha de frente do combate ao vírus, mais precisamente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do hospital de referência do Estado.
Luiza é técnica de enfermagem desde 2011 e ingressou no Hospital Metropolitano em 2019. Ela é mãe de dois filhos e acadêmica do curso de Enfermagem. “A alegria de receber a vacina é muito grande. É uma luta diária, uma guerra contra um vírus invisível. Sentimos esperança de que, aos poucos, o mundo voltará ao normal”, disse.
O ato simbólico de vacinação nesta segunda-feira (18.01) terá a presença do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virginia Mendes, do secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, e demais autoridades. Após o ato de vacinação, o governador atenderá a imprensa em entrevista coletiva, no mesmo local.
Mato Grosso recebe 126.160 doses para atender o público alvo da primeira fase da campanha. Serão cerca de 60 mil pessoas vacinadas, com as duas doses, dentre elas indígenas.

Brasileiros voltarão a entrar nos Estados Unidos

Mato Grosso inicia vacinação contra a Covid-19 e imuniza 10 trabalhadores da Saúde

Anitta deixa de seguir Nego do Borel nas redes sociais; ele retribui o unfollow

Pazuello culpa governadores por ‘mudança de logística’ e atraso das vacinas

PTB decide apoiar Arthur Lira à presidência da Câmara
Polícia


Homem investigado por abuso sexual contra filhas adolescentes é preso em Lucas do Rio Verde
Assessoria/Polícia Civil-MT Policiais civis e militares de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) cumpriram na tarde...


Delegacia Fazendária e de Combate à Corrupção serão desinfectadas preventivamente nesta terça-feira (19)
Assessoria | Polícia Civil-MT A Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção, da Polícia Civil,...


Polícia Civil capacita profissionais de segurança em cumprimento de mandados de alto risco
Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT Vinte profissionais de forças de segurança que atuam nas cidades de Sinop, Sorriso e Nova Ubiratã concluíram...
Mato Grosso


Mato Grosso inicia vacinação contra a Covid-19 e imuniza 10 trabalhadores da Saúde
Mato Grosso deu início, na noite desta segunda-feira (18.01), ao Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. Em ato...


Profissional da UTI Covid-19 do Hospital Metropolitano será primeira vacinada em MT
A técnica de enfermagem do Hospital Metropolitano, Luiza Batista de Almeida Silva, de 43 anos, será a primeira trabalhadora da...


Dezoito municípios estão com risco moderado de contaminação pela Covid-19 em MT
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (18.01) o Boletim Informativo n° 316 com o panorama da situação...

Política MT


ALMT, Sema e Sinfra definem ações emergenciais para ‘salvar’ Baía de Chacororé
Comissão de Meio Ambiente realizou reunião extraordinária para debater possíveis soluções Foto: Ronaldo Mazza O presidente da Comissão de Meio...


Nova lei garante lavatórios em espaços públicos
Lei de Botelho determina lavatórios em espaços públicos Foto: JLSIQUEIRA / ALMT O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho...


Unemat define datas e seleção para novas turmas de direito e jornalismo em Rondonópolis
Reitor da Unemat visita gabinete do deputado Thiago Silva na ALMT Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA O deputado estadual Thiago...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra13 de janeiro de 2021 - 09:12
Tangaraense está desaparecida e família pede ajuda para que seja encontrada
-
Mato Grosso12 de janeiro de 2021 - 11:50
Sefaz realiza primeiro sorteio de 2021 do Nota MT nesta quinta-feira (14)
-
Tangará da Serra12 de janeiro de 2021 - 12:27
Ex-vereador Henrique Cristóvão de Almeida morre vítima de Covid-19 em Tangará da Serra
-
Saúde12 de janeiro de 2021 - 10:59
Prefeito pede conscientização da população para enfrentar efeitos da pandemia
-
Saúde12 de janeiro de 2021 - 10:06
17 bebês morreram de covid-19 durante a pandemia em MT
-
Tangará da Serra12 de janeiro de 2021 - 09:11
Pioneiro Osvaldo Porfírio morre vítima do Coronavírus
-
Saúde13 de janeiro de 2021 - 14:04
Central de Regulação atende ao público entre as 8h e as 11h
-
Cidades15 de janeiro de 2021 - 18:00
Grave acidente registrado entre Barra do Bugres e Assari