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Fórum debate chegada da ferrovia Vicente Vuolo em Cuiabá
Fórum debate chegada da ferrovia Vicente Vuolo em Cuiabá
Este modal trará um impacto positivo muito grande para Cuiabá, mas para isso, precisamos planejar a cidade para poder receber este grande empreendimento.
11 de Setembro de 2018
Diminuição do gargalo logístico, atração de novas indústrias, geração de empregos e fomento da economia da Capital. Estes são apenas alguns dos benefícios que a chegada dos trilhos da ferrovia, que ligará Rondonópolis a Cuiabá, trará para o estado. Orçada em aproximadamente R$ 2 bilhões, a obra foi debatida na manhã desta segunda-feira (10), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), na reunião do Fórum Pró-Ferrovia.
Os trilhos em Mato Grosso chegam atualmente até o município de Rondonópolis, saindo do Porto de Santos, em São Paulo. A ferrovia foi inaugurada em Rondonópolis em setembro de 2013 e conta com outros terminais no estado, localizados em Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira. Após a chegada na Capital, o objetivo é levar os trilhos até Sorriso, em uma obra orçada em R$ 3,6 bilhões.
A Prefeitura de Cuiabá é uma das apoiadoras do Fórum, que é presidido pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, que comandou a reunião. Quem também esteve presente foi o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Gonçalo Gomes.
Para Vuolo, a reunião foi histórica pois, pela primeira vez, a empresa Rumo Logística S.A., concessionária que deverá ser responsável pelo modal, apresentou a viabilidade econômica da construção e operação deste trecho da ferrovia.
“Pela primeira vez a Rumo veio a Cuiabá e manifestou de forma oficial a viabilidade econômica do município de Cuiabá para se fazer um terminal ferroviário na Capital. Com isso, ela demonstra todo seu interesse de expandir a ferrovia de Rondonópolis até Cuiabá. O prefeito Emanuel Pinheiro enxerga isso como um momento de transformação na cidade”, afirmou.
O secretário afirmou ainda que a cidade ganhará muito com a chegada dos trilhos da ferrovia Senador Vicente Vuolo até a Capital e a posterior extensão até Sorriso, no norte do estado. No entanto, ele apontou que é preciso que o município se planeje para isso.
“Este modal trará um impacto positivo muito grande para Cuiabá, mas para isso, precisamos planejar a cidade para poder receber este grande empreendimento. Vamos fazer este planejamento por meio da sociedade civil organizada, do setor produtivo e com apoio total da Prefeitura de Cuiabá”, completou.
Gilberto Gonçalo Gomes destacou que a chegada dos trilhos na Capital fomentará a economia de Cuiabá, impactando diretamente na geração de empregos relacionados à ferrovia. O secretário também ressaltou a facilitação para as empresas no que diz respeito à logística de transportes.
“Todos os presentes apontaram a importância econômica do empreendimento para o estado, principalmente em relação à facilitação da logística e do deslocamento de matéria prima. Para Cuiabá, isso será muito importante, já que irá gerar uma série de empregos diretos e indiretos, fomentando a economia de uma maneira geral”, disse.
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico também relatou que com a economia aquecida, principalmente por empresas que vierem a se instalar no entorno dos trilhos, o município terá um incremento significativo na sua arrecadação, o que consequentemente será convertido em melhorias para Cuiabá.
“O desenvolvimento de uma atividade econômica desta magnitude, envolvendo as cadeias que mais tem rentabilidade e mais representam movimento financeiro para o estado, se pegarmos Cuiabá, teremos vários outros benefícios, inclusive com relação à arrecadação. A ferrovia fomentará que empresas se interessem em desenvolver atividades econômicas em seu entorno, como alimentação, hospedagem e tantos outros relacionados”.

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Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará

Foto: G1
Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.
O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.
De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.
“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.
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FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil
Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)
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