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Ford Ka FreeStyle tem visual próximo de um SUV compacto

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Ford Ka FreeStyle 2019  tem bom vão livre do solo e detalhes como grade frontal exclusiva e rodas cinza grafite
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Ford Ka FreeStyle 2019 tem bom vão livre do solo e detalhes como grade frontal exclusiva e rodas cinza grafite

Com apelo aventureiro, o Novo Ford Ka FreeStyle chama a atenção pelo novo conceito de design próximo de um utilitário esportivo compacto. E isso pode ser notado não apenas pela aparência, mas também pelo aspecto funcional, uma vez que a suspensão do carro é reforçada e garante maior vão livre do solo na comparação com as demais versões.

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 Logo de cara também percebe-se que o desenho do Novo Ford Ka FreeStyle
 está alinhado com o DNA global da marca por detalhes como a frente com grade em formato de colmeia pintada de cinza perolizado, bem como os faróis com lentes escurecidas e moldura cromada.  Entre outros itens que se destacam está o para-choque que traz um elemento gráfico em formato de C nas laterais, com os faróis de neblina do tipo canhão integrados.

 Ainda para compor o visual que lembra o que de um  SUV compacto
, o carro vem com uma moldura preta em torno da carroceria que realça sua posição mais elevada, facilitando superar obstáculos urbanos, como valetas de lombadas.

Outros dois detalhes importantes ao observar o Novo Ford Ka FreeStyle por fora é que os retrovisores trazem piscas integrados e rack de teto com design aerodinâmico, que suporta até 50 kg para transportar equipamentos. Para completar, as rodas de liga-leve têm aro 15 e pintura cinza perolizada.

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 No interior, o Novo Ford Ka FreeStyle agrada pela combinação exclusiva de cores, que incluem itens como teto preto e marrom escuro aplicado no painel, moldura do console e frisos das portas.  Bom também é que os bancos são revestidos de couro e tecido, com duas faixas em tom mais claro no centro e pespontos do mesmo tom.

 A central multimídia do novo modelo da Ford vem com tela de 6,5 polegadas e acabamento em preto perolizado que não deixa marcas das mãos. O console que incorpora duas entradas USB iluminadas de carregamento rápido e bandeja para celular.

 Mais detalhes do Novo Ford Ka FreeStyle 


No interior caprichado do Ford Ka FreeStyle 2019 estão itens como partida por botão e volante multufuncional
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No interior caprichado do Ford Ka FreeStyle 2019 estão itens como partida por botão e volante multufuncional

 Da lista de equipamentos de série do Novo Ford Ka FreeStyle, vale a pena explicar algumas das principais funcionalidades que o cliente terá no dia a dia. Um exemplo fica por conta do rack de teto funcional, que por poder levar até 50 kg de peso garante mais flexibilidade para você aproveitar melhor o espaço interno do carro, já que torna possível levar prancha para uma viagem para praia ou bicicleta para enfrentar uma trilha.

 No caso da maior distância do solo, ganha-se em conforto pela maior suavidade oferecida para absorver as imperfeições do piso mal conservado da maioria das vias no Brasil. Com isso, você pode viajar despreocupado, também, em passar por ruas de paralelepípedo, entre outros tipos de pisos irregulares.

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 Com a reestilização do Ford Ka FreeStyle da linha 2019, o carro ficou com desenho mais atual. Isso significa que você passa a ter um carro mais moderno. Por dentro, o acabamento ficou ainda mais caprichado, com um nível de qualidade que você não esperaria encontrar em um modelo compacto, o que sempre causa boa impressão.


No Ford Ka FreeStyle 2019 a central multimídia Sync 3, com tela sensível do toque, é um dos destaques do carro
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No Ford Ka FreeStyle 2019 a central multimídia Sync 3, com tela sensível do toque, é um dos destaques do carro

 Por meio do novo sistema multimídia SYNC 3,
que funciona com Apple Car Play e Android Auto, tudo que você tem no seu celular agora fica disponível na tela do painel do carro. Assim, é possível acessar e controlar todos os seus aplicativos sem nem precisar encostar no seu celular, o que é uma grande vantagem e contribui com sua segurança ao dirigir.

 Bastante usado no dia a dia para facilitar a vida de quem precisa encarar o trânsito caótico das grandes cidades no Brasil, o aplicativo Waze também pode ser usado com ajuda do AppLink exclusivo da Ford, tanto no Android, quanto o iOS. Ou seja, é mais praticidade para você chegar em qualquer lugar com seu Novo  Ford Ka FreeStyle
.

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O que muda no scooter Honda SH 300i Sport para 2019

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O grande para-brisa do Honda SH 300i protege bem na chuva, um dos os principais destaques do modelo
Guilherme Marazzi
O grande para-brisa do Honda SH 300i protege bem na chuva, um dos os principais destaques do modelo

Além do Honda SH 300i, das nove novidades mostradas no fim do ano passado pela Honda para 2019, a maior delas era mesmo o scooter Elite 125, importante por ser acessível e porta de entrada da marca no segmento. Continuando com aquela sensação de “quero pilotar”, a CB 1000R Neo Sports Café e a toda nova GL 1800 Gold Wing ainda permanecem distantes de nós, e a nova CRF 250F e a XRE 300 renovada já foram devidamente apresentadas, experimentadas e aqui mostradas. E mais: o todo novo scooter PCX 150, nas vesões básica, DLX e Sport, assim como a guerreira Pop 110i, que ganhou freio CBS, estão, neste exato momento, sendo avaliados na pista de teste da Honda, em Manaus.

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Ficamos aqui, então, com a nova versão do scooter Honda SH 300i
, a Sport, que se diferencia pela pintura branco perolizada com apliques pretos no escudo frontal e na carenagem de farol, além do garfo, rodas e bagageiros escurecidos. Uma boa oportunidade de continuar a análise comparativa entre os scooteres da marca, principalmente frente ao novo Honda Elite 125
. Só o SH 150i não teve ainda uma versão diferenciada para 2019.


A cor branca perolizada é única e exclusiva da nova versão Sport do Honda SH 300i
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A cor branca perolizada é única e exclusiva da nova versão Sport do Honda SH 300i

Não se pode negar que o scooter Honda SH 300i é o mais forte deles, logicamente devido ao motor de 279,1 cm3 de cilindrada, com potência de 25,9 cv e torque de 2,7 kgfm. Acelera de forma vigorosa e atinge velocidades acima dos 80 km/h em três piscadas de olhos. Nada melhor para enfrentar a concorrência desleal dos brutamontes de quatro ou mais rodas no transito das grandes cidades.

É o único deles, também, que se pode recomendar uma viagem por auto-estradas, uma vez que tem fôlego para se safar da maioria das armadilhas que se apresentam a todo momento em vias de trânsito rápido.

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Em uma fria comparação, a maior força do SH 300i não é muita vantagem no trânsito pesado, devido à altura do banco. Há situações de puro malabarismo que a menor altura do SH 150i, mesmo com menos potência, oferece mais equilíbrio. As suspensões são bastante firmes, mas que oferecem ótimas estabilidade e aderência em pisos irregulares.

Todas essas boas características, no entanto, têm um preço. No caso do Honda SH 300i Sport, ele é de R$ 24.090, aproximadamente o dobro do valor do SH 150i e o triplo do valor do Elite 125. A versão básica do SH 300i, que não tem novidades em relação à versão anterior, custa um pouco menos, R$ 23.590. As diferenças são apenas visuais, o Sport tem pintura exclusiva branco perolizada, apliques pretos no escudo frontal e carenagem de farol, e bengalas da suspensão dianteira, rodas e bagageiro escurecidos.

Destaques do Honda SH 300i


A altura de 805 mm do assento do Honda SH 300i às vezes atrapalha o equilíbrio em baixa velocidade
Guilherme Marazzi
A altura de 805 mm do assento do Honda SH 300i às vezes atrapalha o equilíbrio em baixa velocidade

O que mais se destaca no Honda SH 300i, tanto no visual quanto na dirigibilidade, é o enorme para-brisa frontal. Item polêmico, já que às vezes joga a favor, às vezes contra quem o pilota.
Na chuva forte ele é um excelente anteparo, principalmente se a água estiver muito fria. Na garoa, porém, as bolhas d’água atrapalham a visão. Com a viseira aberta, é fácil batê-la no para-brisa, em especial quando o piloto se movimenta (ao passar por um obstáculo, por exemplo) ou quando leva garupa (nesse a tendência é sentar um pouco mais à frente). Eu prefiro com o para-brisa do que sem ele.

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O que falta no Honda SH 300i
é o sistema Idling Stop, presente no Honda SH 150i
, que desliga o motor em paradas rápidas, quando está em marcha lenta por três segundos, religando automaticamente ao ser acelerado. No entanto, um sistema bastante prático é o smart-key, sem chave: o piloto leva um sensor no bolso que, com sua proximidade, libera a ignição, a trava do guidão e a abertura do banco, sob o qual cabe um capacete de dimensões não muito encorpadas. Nada mais prático para um veículo essencialmente urbano.

Fonte: IG Carros
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Toyota Etios Sedan x VW Voyage: sedãs compactos automáticos se enfrentam

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VW Voyage automático e Toyota Etios Sedan 1.5 estão entre as melhores e poucas opções do segmento no Brasil
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VW Voyage automático e Toyota Etios Sedan 1.5 estão entre as melhores e poucas opções do segmento no Brasil

Os sedãs compactos continuam sendo uma boa alternativa com preço relativamente baixo, mas com espaço considerável para levar bagagem. E com a chegada do VW Voyage automático no segmento, consegue-se incluir uma certa dose de conforto para enfrentar o anda e para do trânsito caótico das grandes cidades.

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Entre as melhores opções do segmento que temos hoje no mercado, estão o Toyota Etios Sedan (parte de R$ 59.990) e o VW Voyage automático
(R$ 62.900), ambos disponíveis com caixa com conversor de torque, nada de automatizado, algo que está fadado a sumir das lojas em breve. Se você pensou que o modelo da marca alemã irá superar fácil o rival, saiba que não é bem assim. 

Tudo bem, o Voyage acaba sendo um pouco melhor que o Etios no cômputo geral, mas a briga entre os dois é mais acirrada do que se imagina. Mesmo com câmbio de quatro marchas, ante o de seis do VW, o Toyota consegue manter diferenças menores de desempenho e consumo do que se pensa, ajudado pela cilindrada (1.5 contra 1.6) e peso ligeiramente menores (965 kg ante 1.058 kg).

 O motor 1.5 do Etios rende até 107 cv e 14,7 kgfm de torque a 3.100 rpm, contra 120 cv e 16,8 kgfm a 4.000 rpm do Voyage. Mas apenas o Toyota tem variador de fase não apenas na admissão mais no escape também. Sobe de giro rápido e funciona com suavidade. Entretanto, o VW ainda conta com mais potência específica: 75,1 cv/l ante 71,5 cv/l.

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E segue a luta com o VW Voyage automático


VW Voyage automático ao lado do rival Toyota Etios Sedan, seu principal rival além do Ford Ka Sedan 1.5
Guilherme Menezes/iG
VW Voyage automático ao lado do rival Toyota Etios Sedan, seu principal rival além do Ford Ka Sedan 1.5

 Acelere e verá que o Voyage é um pouco mais bem disposto, indo de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, ante 12 s do Etios, que mostra que tem bom isolamento acústico e de vibrações, mesmo em rotações mais altas, o qiue deixa claro que o Toyota evoluiu bastante desde o lançamento no Brasil, em 2012.  Um dos grandes avanços fica por conta da inclusão dos controles eletrônicos de estabilidade e tração entre os itens de série, o que o VW não tem.

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VW Voyage automático tem interior um pouco mais moderno e ergonômico que do rival...
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VW Voyage automático tem interior um pouco mais moderno e ergonômico que do rival…

Nas curvas, o Voyage tem como aliado o conjunto de rodas de aro 15 montadas em pneus mais largos e de perfil mais baixo que os do Etios (195/55R15 ante 175/65 R 14). Em ambos, a susoensão consegue absorver bem as irregularidades do piso e, ao mesmo tempo, manter certa estabilidade. 

Em contrapartida, por ter assistência elétrica e não hidráulica, como a do VW, o Toyota é mais fácil de manobrar por exigir menos esforço para girar o volante. E em velocidades mais altas, o sistema da marca japonesa mantém a sensação de segurança ao aumentar o peso da direção conforme o ponteiro do velocímetro vai ganhando altitude, mas sem prejudicar o conforto. 

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Mas apesar de ter recebido várias melhorias ao longo dos útimos 6 anos, o Etios Sedan
não deixa de ter um projeto de baixo custo e continua com itens como painel de plastico duro e quadro de instrumentos no centro que não tem informacões como temperatura externa, por exemplo. No Voyage, o nível de simplicidade é menor.  A economia feita no VW é notada por detalhes como os botões dos vidros elétricos traseiros no painel e não nas portas, onde deveriam estar.


...que vem com mostrador no centro do painel de plástico duro, ao contrário do VW Voyage automático
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…que vem com mostrador no centro do painel de plástico duro, ao contrário do VW Voyage automático

Na questão do espaço interno, porém, o Etios fica na frente do Voyage.  Não apenas pelo entre-eixos (2,55 metros, ante 2,47 metros), o que ajuda a ter maior distância entre as costas dos bancos dianteiros e os joelhos de que vai sentado atrás. O porta-malas do Toyota também fica na frente do concorrente, com cavernosos 562 litros, ante 480 litros do VW.

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Quando o assunto é estilo, o Voyage também fica um passo a frente do Etios Sedan, mas com certa discrição. O sedã da VW
recebeu frente renovada na linha 2019 com detalhes vindos da Saveiro, o que inclui faróis maiores, bem como grade e para-choque redesenhados, mudanças que acabam transmitindo uma ideia de robustez ao carro. De qualquer forma, a versão três volumes do Gol ainda se mantém atual, mas não por muito tempo, uma vez que uma nova geração de compactos da VW está sendo esperada para 2021. 

Conclusão

Os dois sedãs compactos automáticos são recomendáveis. Mas o VW Voyage automático
fica um na frente do rival nesse comparativo, embora com uma diferença menor do que se pode imaginar num primeiro momento. Mesmo com câmbio de quatro marchas, o Etios consegue supreender quando o assunto é economia de combustível e desempenho, além de ter mostrado que evoluiu ao longo dos anos no Brasil. 

Ficha Técnica – Toyota Etios X 1.5 AT

Preço: a partir de R$ 59.990

Motor:  1.5, quatro cilindros, flex

Potência:  107 cv (E) / 102 cv (G) a 5.600 rpm

Torque:  14,7 kgfm (E) / 14,3 (G) a 4.800 rpm

Transmissão:  Automático, quatro marchas , tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus:  175/65 R14

Dimensões: 4,37 m (comprimento) / 1,70 m (largura) / 1,51 m (altura), 2,55 m (entre-eixos)

Tanque: 45 litros

Porta-malas: 562 litros 

Consumo gasolina: 12,2 km/l (cidade) / 14,9 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 12 segundos 

Velocidade máxima: 186 km/h 

Ficha Técnica – VW Voyage 1.6 automático

Preço: a partir de R$ 62.900

Motor:  1.6, quatro cilindros, flex

Potência:  120 cv (E) / 110 cv (G) a 5.750 rpm

Torque:  16,8 kgfm (E) / 15,8 (G) a 4.000 rpm

Transmissão:  Automático, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios:  Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Pneus:  195/55 R15

Dimensões: 4,21 m (comprimento) / 1,66 m (largura) / 1,46 m (altura), 2,47 m (entre-eixos)

Tanque: 55 litros

Porta-malas: 480 litros 

Consumo gasolina: 11 km/l (cidade) / 14,3 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 10,2 segundos

Velocidade máxima:  190 km/h   

Fonte: IG Carros
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