conecte-se conosco


Clima

Final de semana poderá ser chuvoso na região

Publicado

A região sudoeste de Mato Grosso poderá ter um final de semana chuvoso. É o que preveem os principais portais de meteorologia do país, como o Clima Tempo, o CPTEC/INPE e o INMET.

Apesar do calor não ser tão intenso, a umidade se encarrega de provocar pancadas de chuva a partir do início da tarde

Em Tangará da Serra e arredores, as chuvas deverão ocorrer principalmente à tarde, com as manhãs marcadas por sol e aumento de nuvens. As temperaturas deverão ser mais amenas, não superando as máximas dos 32 graus celsius.


Apesar do calor não ser tão intenso, a umidade se encarrega de provocar pancadas de chuva a partir do início da tarde. Não há previsão de temporais para a região.

Comentários Facebook
Leia mais:  Casa supostamente abandonada pega fogo nas proximidades da rotatória do Cristo
publicidade

Clima

Tempo Seco: Tangará da Serra tem baixa umidade do ar em níveis críticos

Publicado

O feriado prolongado de 20 de junho (Corpus Christi) vai coincidir com o início do inverno no dia 21 de junho e a baixa umidade do ar dominará o clima com níveis críticos, entre 22% e 32% entre quinta-feira e domingo.

É o que indicam os sites especializados em meteorologia. O portal Clima Tempo, por exemplo, indica predomínio absoluto do sol entre o feriado e o próximo domingo. As temperaturas variam de 35ºC na máxima e 19 graus celsius no período, sem previsão de chuvas e umidade relativa do ar a partir dos 22% nas horas mais quentes.

Temperaturas variam de 35ºC na máxima e 19 graus celsius no período, sem previsão de chuvas e umidade relativa do ar a partir dos 22% nas horas mais quentes.

Prognósticos semelhantes são apontados pelos Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Problemas

O nível de umidade relativa do ar considerado adequado para a saúde humana por especialistas varia entre 40% e 60%, mas no inverno do hemisfério sul a umidade do ar facilmente fica abaixo de 30%.

A baixa umidade relativa do ar tem várias consequências, como possibilidades de rinite, asma e outros problemas respiratórios, além de Irritação nos olhos e do nariz, garganta seca e sensível, ressecamento da pele. Problemas cardíacos também são riscos, já que o sangue fica mais denso

Leia mais:  Empresário bloqueia obra na Avenida Nilo Torres em protesto contra más condições do trecho

Além dos problemas de saúde, há transtornos domésticos: a poeira se acumula muito mais rápido e móveis e pisos de madeira ficam mais desgastados, com rachaduras.

Dicas

Evite ficar muito tempo exposto ao ar-condicionado. Prefira umidificadores do ar. Uma alternativa mais barata é espalhar pelos cômodos recipientes abertos contendo água, de preferência perto de janelas ou de qualquer lugar onde haja correntes de ar (a água evapora mais rápido, umedecendo o ambiente).


Consumir muito líquido é indicado para estes períodos, assim como preferências por praticar exercícios físicos no início da manhã ou no final do dia, após o pôr do sol.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidade

Friagem moderada persiste até madrugada de quarta-feira em Tangará e região

Publicado

A frente fria que chegou a Mato Grosso a partir da noite de domingo deverá persistir até amanhã, terça-feira (04/06), na região de Tangará da Serra, Baixada Cuiabana e região sul do estado. É o que preveem os sites especializados em meteorologia, como o portal Clima Tempo e o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

Logo cedo, houve ocorrência de fina garoa, que poderá seguir ao longo do dia e também no dia seguinte.

De acordo com o Clima Tempo, o avanço de uma grande frente fria pelo Centro-Oeste favorece a formação de áreas de instabilidade e o aumento das nuvens em grande parte da região ao longo desta segunda-feira (03). Logo cedo, houve ocorrência de fina garoa, que poderá seguir ao longo do dia e também no dia seguinte.

A temperatura chega, no máximo, aos 27 graus celsius nesta segunda-feira, enquanto as mínimas podem cair aos 14°C à noite e madrugada de terça-feira. A friagem moderada persiste na terça-feira e os termômetros voltam a subir a partir de quarta.

Não há previsão de chuvas na semana e a umidade relativa do ar ficará entre 40 e 50% neste início de semana, declinando para cerca de 30% a partir de quarta-feira. Os ventos serão de fracos a moderados no período.

Fenômeno


A friagem é uma ocorrência frequente no Cerrado e na Amazônia Ocidental entre os meses de maio a agosto. O fenômeno climático é uma consequência da entrada das massas de ar polar atlântica, por meio das bacias hidrográficas do Prata e do Paraguai, quando recebe o ar frio das regiões de clima temperado da América do Sul. Cada evento dura entre três e quatro dias.

Leia mais:  Motoristas de Mato Grosso já podem pagar multas com até 40% de desconto

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana