conecte-se conosco



Carros e Motos

Fiat Argo 1.3 Drive: andamos na melhor versão do hatch compacto

Publicado


Fiat Argo 1.3 Drive: aparece como uma opção entre os hatches compactos abaixo de R$ 60 mil hoje em dia
Cauê Lira/iG Carros

Fiat Argo 1.3 Drive: aparece como uma opção entre os hatches compactos abaixo de R$ 60 mil hoje em dia

Dos carros de teste que já levei para casa, o Fiat Argo foi um dos que mais geraram curiosidade entre amigos e parentes. Faziam perguntas, ou pediam pra dar uma volta no quarteirão para saber mais sobre ele. Nunca fui muito fã da versão 1.8 Precision, menos ainda da 1.3 GSR, com câmbio automatizado, que tem comportamento duvidoso. Sempre que alguém me perguntava sobre essa versão específica, indicava o Volkswagen Polo 1.0 TSI de uma vez. Entretanto, há uma versão do compacto que ganhou meu coração. Este é o Fiat Argo 1.3 Drive, com câmbio manual.

LEIA MAIS: Toyota Yaris encara o rival Honda City

De todas as qualidades que me agradam no Fiat Argo 1.3 Drive, destaco as cinco que seriam fatores de compra. Se você está buscando um carro econômico para andar pela cidade e viajar, fique atento aos nossos tópicos. Claro, como todo carro, ele tem algumas falhas que são bem chatinhas, mas não chegam a prejudicar a experiência à bordo do modelo.

Esta é a versão mais equilibrada do Argo, prova disso é a boa dinâmica de condução. Gostamos da posição de dirigir de seu principal rival, o Polo . Baixo, com bancos envolventes, o VW se assemelha mais a um esportivo que o Argo. Não que isso seja um ponto contra o Fiat, uma vez que não é difícil ficar confortável no compacto italiano.

Gosto de comparar o Argo com o antigo Punto Sporting. As alavancas para ajustar altura e encosto ficam do lado direito do motorista, o que pode causar uma pequena confusão mental. Com vários níveis e regulagens de altura e profundidade no volante, é possível achar o acerto perfeito para você, mesmo entre os mais altos. Os botões, em geral, estão bem localizados e sempre ao alcance do motorista.

LEIA MAIS: Jeep Compass x Kia Sportage: briga boa entre titãs

O Fiat Argo 1.3 Drive é bom para viajar?

O Argo também se destaca pelo espaço interno. Com o banco dianteiro regulado para mim – com 1,84 metro de altura – me acomodei bem no assento traseiro. Os meniscos de quem vai no meio, entretanto, sofrerão com o espaço para os joelhos. A situação é corriqueira entre os hatches compactos, que foram feitos para levar apenas quatro adultos e uma criança com conforto.

Leia mais:  Veja 5 carros clássicos de jogadores de futebol

Com 300 litros de capacidade no porta-malas, não há muita dificuldade para colocar a bagagem. Mas fica difícil imaginar que o compartimento levará as malas de uma família de quatro integrantes sem aperto. É para isso que existe o Cronos. Fato interessante é que tanto Polo quanto Yaris possuem os mesmos 300 litros de capacidade.

Refinado


Fiat Argo 1.3 Drive: boa variedade de materiais e qualidade acima da média marcam a versão mais interessante do hatch
Nicolas Tavares/iG

Fiat Argo 1.3 Drive: boa variedade de materiais e qualidade acima da média marcam a versão mais interessante do hatch

Sempre curti o acabamento dos carros da Volkswagen. Apesar de simples, são bem montados, mas senti falta de variedade nos materiais do Polo. Isso mostra algo crescente no cenário nacional dos últimos anos, onde os carros estão ficando cada vez mais simples para reduzir o custo. O preço, entretanto, nunca parece corresponder com o nível de requinte interno.

A história muda no Argo, que tem o interior mais refinado entre todos os seus concorrentes. Não apenas a variedade dos materiais é maior, como a textura. A faixa que corta seu painel de ponta a ponta, deixando espaço para as três saídas de ar-condicionado centrais, tem toque liso que imita aço escovado. A central multimídia fixa com câmera de ré também exibe seu charme. Faz o Argo parecer o Mercedes-Benz Classe A em alguns aspectos.

O cluster também foge do comum em relação ao que a Fiat apresentou nos últimos anos. O Polo, em comparação, a quadro de instrumentos parecido com o que a Volkswagen apresentou na primeira reestilização do Fox, em meados de 2009. Até mesmo os grafismos do computador de bordo continuam os mesmos.


No Fiat Argo 1.3 Drive o estilo do interior está entre os pontos positivos do carro
Divulgação

No Fiat Argo 1.3 Drive o estilo do interior está entre os pontos positivos do carro

Isso não acontece por acaso. O objetivo do Argo era substituir três modelos ao mesmo tempo. No caso, Punto, Palio e até mesmo o Bravo. Apesar disso, faltam detalhes importantes, como um botão no painel para abrir o porta-malas, ou porta-objetos mais práticos. O que vai no console central é bastante estreito e não comporta um celular com firmeza. Além disso, os que vão nos painéis das portas são mais rasos do que deveriam.

De mal com o frentista

O Argo 1.3 é um dos carros mais econômicos de seu segmento. A sacada da Fiat foi instalar sistema start-stop no modelo manual. Apesar de preservar sua eficiência, o módulo não funciona como deveria o tempo todo. Às vezes, o motor fraqueja na hora da reignição fazendo com que o motor do  hatch apague. O entendimento do start-stop com a embreagem também não é dos melhores, sendo necessário pisar duas vezes no pedal para que o modelo possa religar.

Leia mais:  Saiba quais são oscarros que menos perdem valor depois de um ano

De qualquer forma, os testes laboratoriais do Inmetro dizem que o Argo faz 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, os números sobem para 12,2 km/l e 14,3 km/l, respectivamente. Não restam dúvidas sobre a boa dinâmica, tanto para a cidade quanto estrada. Se você quer gastar pouco combustível, dificilmente fugirá do Argo.

O hatch simplesmente vai do céu ao inferno por conta de sua transmissão. Ante o que a marca havia apresentado nos últimos anos, a trambulação do Argo é muito superior a do Uno, ou até mesmo o Mobi. Entretanto, alguns problemas antigos continuam aparecendo, como a marcha que “raspa” na hora de engatar a ré.

Bom desempenho


Fiat Argo 1.3 Drive: entrega boa dose de força e dá conta do recado, mesmo com cinco ocupantes a bordo
Renato Maia/iG

Fiat Argo 1.3 Drive: entrega boa dose de força e dá conta do recado, mesmo com cinco ocupantes a bordo

O acerto de câmbio também rende bons frutos ao desempenho. Seu motor 1.3 tem bons 109 cv e 14,2 kgfm de torque a 3.500 rpm, o que é suficiente para ter alguma agilidade no dia a dia no trânsito sem precisar acelerar demais, uma vez que há uma razoável dose de força a partir de 2.500 rpm.

LEIA MAIS: Mitsubishi ASX 2.0 revela robustez por trás de projeto maduro

Em algumas provocações, evitei reduzir de marcha durante retomadas. O Argo responde sem grandes problemas, mesmo levando cinco adultos. Assim como o Polo 1.6 , não dá a mínima para o que está carregando.

São vários os motivos para levar o Fiat Argo 1.3 Drive para a garagem, e todos pesam mais que as razões para fugir dele. É um carro sem muitas frescuras, mas ainda conta com uma boa central multimídia, acabamento de nível superior e conforto de sobra. Ele sai das concessionárias por R$ 55.890, sendo um dos melhores negócios dentro do segmento de hatches compactos. Mas vale passar na Volkswagen para dar uma olhadinha no Polo 1.6 MSI.  

Ficha Técnica – Fiat Argo Drive 1.3

Preço: a partir de R$ 55.890 

Motor:  1.3, quatro cilindros, flex

Potência:  109 cv (E) / 101 cv (G) a 6.250 rpm

Torque:  14,2 kgfm (E) / 13,7 kgfm (G) a 3.500 rpm

Transmissão:  manual, cinco marchas , tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus: 175/65 R14

Dimensões: 3,99 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,50 m (altura), 2,52 m (entre-eixos)

Tanque: 48 litros

Porta-malas: 300 litros 

Consumo etanol: 9,2 km/l (cidade) / 10,2 km/l (estrada)

Consumo gasolina: 12,9 km/l (cidade) / 14,3 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 10,8 segundos 

Velocidade máxima: 184 km/h

Comentários Facebook
publicidade

Carros e Motos

Ford Ranger Storm tem chegada ao Brasil confirmada para o fim de 2019

Publicado

por


Ford Ranger Storm de produção será praticamente igual à versão conceitual, com uma série de itens exclusivos
Divulgação

Ford Ranger Storm de produção será praticamente igual à versão conceitual, com uma série de itens exclusivos

A Ford confirma que vai lançar no Brasil a versão Storm da picape Ranger no final de 2019. Trata-se da versão de produção feita a partir do protótipo mostrado no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, entre 8 e 18 de novembro. De acordo com a fabricante, o utilitário terá estilo diferenciado das demais versões, com pintura em duas cores, alargadores de para-lama, snorkel entre outros itens.

LEIA MAIS: Ford vai lançar Ranger Raptor na Argentina em meados de 2019

O motor da Ford Ranger Storm será o mesmo 3.2, turbodiesel, de 200 cv já oferecido hoje em dia, que funciona com câmbio automático de seis marchas. E entre os itens de série, a picape terá central multimídia Sync 3, sete air bags, câmera de ré, sensores de estacionamento, piloto automático com limitador de velocidade e controle eletrônico de estabilidade e tração, entre outros itens.


Ford Ranger Storm vem com tampa da caçamba pintada de preto fosco e lanternas fumês entre as diferenças
Guilherme Menezes/iG

Ford Ranger Storm vem com tampa da caçamba pintada de preto fosco e lanternas fumês entre as diferenças

Mas, enquanto isso, na Argentina, a Ford vai lançar a versão Raptor da Ranger, em meados de 2019. O utilitário será importado da Tailândia, com um conjunto estrutural e mecânico mais impressionante. O motor é um 2.0 turbodiesel, desenvolvido pela Ford Performance, de 213 cv 51 kgfm de torque ante 47,9 kgfm da Storm . Outra diferença é o câmbio da Raptor, de 10 marchas, bem como a suspensão e o sistema de tração com “Baja Mode”,próprio para uso em trechos off-road.

Leia mais:  Novo Kia Soul fica ainda mais ousado

LEIA MAIS: Ford Ranger 2019 chega com redução de preço em todas as versões

Acima da Ranger


Maior que a Ranger, Ford F-150 Raptor vem com V8 de 457 cavalos que funciona com câmbio automático de 10 marchas
Guilherme Menezes/iG

Maior que a Ranger, Ford F-150 Raptor vem com V8 de 457 cavalos que funciona com câmbio automático de 10 marchas

Tanto a Ranger Storm quanto a Raptor são inspiradas na versão mais potente da F-150, que a reportagem de iG Carros teve a oportunidade de acelerar na pista da Ford, em Tatuí (SP). A picape tem dimensões gigantescas e visual que desbanca qualquer  rival. São 2.582 kg, quase seis metros de comprimento, tem dois metros de altura, 2,2 metros de largura, seu câmbio automático tem 10 marchas e o motor V6 biturbo, entrega 456 cv e brutais 70,5 kgfm.

LEIA MAIS: Aceleramos o Ford Raptor, veloz como o Mustang e bruto como um fuzileiro

A Special Vehicle Team (SVT), divisão esportiva da Ford, se inspirou nos Baja usados em competição para criar sua versão. É por isso que, em vez de ser rebaixada e usar pneus de perfil menor, a F-150 Raptor utiliza enormes BFGoodrich All Terrain que fazem as rodas de 17 polegadas parecerem 14 (que por sinal é o diâmetro dos discos dianteiros). Além disso, seus amortecedores de competição da Fox Racing, duplos na traseira, garantem 33 cm de curso na frente e 35 cm atrás. Ou seja, uma picape mais poderosa que qualquer versão da Ranger .

Leia mais:  Por que fábricas de carros estão fechando? (E o Brasil não está livre disso)

Comentários Facebook
Continue lendo

Carros e Motos

Sucessor do Touareg, VW Atlas Cross Sport é revelado antes da estreia

Publicado

por


VW Atlas Cross Sport: Entrerá no lugar do Touareg para entregar discrição e sofisticação dos SUVs grandes
Reprodução/Autohome

VW Atlas Cross Sport: Entrerá no lugar do Touareg para entregar discrição e sofisticação dos SUVs grandes

Apenas oito meses após aparecer publicamente no Salão de Nova York (EUA), o VW Atlas Cross Sport surge nesta semana na China sem qualquer disfarce e praticamente pronto para chegar às lojas, como mostram as imagens do site Autohome. O design geral se manteve fiel às linhas antecipadas pelo protótipo, embora tenha se tornado mais convencional. O estilo da carroceria segue caracterizado pela traseira com inspiração em modelos cupê, mas que não abandona os ares de robustez dos SUVs e conservadores dos modelos da VW em geral.

LEIA MAIS: Vazam fotos e detalhes do Volkswagen Tarek, futuro rival do Jeep Compass

O interessante é que, apesar de derivar o Atlas grandalhão de 7 lugares, o VW Atlas Cross Sport teve a dianteira praticamente toda redesenhada. Olhando atentamente, é possível notar que o formato dos faróis é exclusivo do modelo, os filetes que formam a grade são novos e o para-choque foi inteiramente remodelado.

LEIA MAIS: Dupla Polo e Virtus recupera imagem da VW e projeta busca pela liderança


Visual do VW Atlas Cross Sport é bastante similar ao do novo Tiguan Allspace, primeiro da linha a estrear o design
Reprodução/Autohome

Visual do VW Atlas Cross Sport é bastante similar ao do novo Tiguan Allspace, primeiro da linha a estrear o design

Nas laterais, as caixas-de-rodas continuam salientes e bem definidas, mas a maçanetas mudaram em relação ao conceito — agora estão em posição mais elevada e não mais sincronizadas com o vinco que atravessa as portas. Na traseira, as lanternas conservaram o desenho e os detalhes cromados foram mantidos.

Leia mais:  Fiat mostra SUV da Toro, com ares de cupê, no Salão do Automóvel 2018

LEIA MAIS: Nova plataforma equipará todo o tipo de Volkswagen elétrico e reduzirá custos

Virá com uma série de dispositivos eletrônicos, como alertas de ponto cego e de iminência de colisão, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, entre outros. Entretanto, será um carro bem mais em conta que rivais alemães da BWW e Mercedes, uma vez que não carrega a grife de marca premium.

LEIA MAIS: Ninguém mais compra o Gol, mas ele ainda brilha. Entenda as razões

Mais detalhes técnicos do VW Atlas Cross Sport


Imprensa chinesa registrou detalhes do VW Atlas Cross Sport, mercado que promete garantir volume de vendas
Reprodução/Autohome

Imprensa chinesa registrou detalhes do VW Atlas Cross Sport, mercado que promete garantir volume de vendas

De acordo com a imprensa chinesa CNBeta, o SUV mede 4,90 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,71 metro de altura e possui 2,98 metros de entre-eixos. Em relação ao Atlas convencional, a distância entre-eixos e a largura são idênticas, mas o comprimento total diminuiu e o teto foi obviamente rebaixado. Sob o capô, o modelo oriental terá motores 2.0 TSI de 186 cv ou 220 cv e 2.5 VR6 de 299 cv. O câmbio será automatizado DSG, de 7 marchas, e dupla embreagem, com tração integral 4Motion como opcional.

LEIA MAIS: Volkswagen responde ao Ford EcoSport com o T Cross 16 anos depois

Além da China, o VW Atlas Cross Sport será produzido também no Tennessee, Estados Unidos, ao lado do irmão maior. A chegada ao Brasil ainda não foi confirmada, mas os planos da Volkswagen para o segmento de utilitários são bastante ambiciosos. A própria marca já adiantou que lançará 5 novos SUVs por aqui até 2020 e o Cross Sport pode estar incluído nessa conta como opção mais cara ao Tarek e ao  Tiguan Allspace , substituindo o Touareg .

Leia mais:  GMfechará fábricas e vai tirar o Chevrolet Cruze de linha nos EUA

Fonte: Autohome

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana