conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Política MT

Ferrovia Integração Centro-Oeste é tema de audiência pública no Vale do Araguaia

Publicado

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

No próximo dia 22 de novembro, a Assembleia Legislativa realiza audiência pública em Água Boa para discutir a manutenção do traçado da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico). A audiência foi requerida pelo deputado Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, por solicitação do prefeito do município, Mauro Rosa (PSD), o Maurão, e representantes da Câmara Municipal.

A audiência será realizada no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O palestrante convidado é o economista Luiz Antônio Pagot, ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Atualmente, Pagot trabalha na estruturação de projetos de infraestrutura logística na implantação de portos, vias navegáveis, companhias de navegação, integração de modais.

“Nesta audiência vamos debater em caráter contestatório e reivindicatório a não mudança do traçado, onde o projeto original compreende o município de Campinorte (GO) a Água Boa (MT), passando por Cocalinho até Lucas do Rio Verde”, explicou Nininho.

Nininho ressaltou, que caso esse projeto não seja executado, todo um trabalho de anos será desperdiçado. “Tive conhecimento de outra alternativa, que seria o município de Querência, nós sabemos o quanto custa um projeto como esse, é oneroso, além do tempo que se perde”, ponderou.

De acordo com o Movimento Pró-Logística, a Fico vai proporcionar um alívio significativo para o escoamento dos grãos do Vale do Araguaia, permitindo a redução de custos do frete em aproximadamente 25%.

Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produção de soja e milho na região representa 32% da produção do estado, e até 2025 deve saltar de 20 milhões para 29 milhões de toneladas.

Para o prefeito Maurão, a ferrovia é extremamente importante não apenas para Mato Grosso, mas para todo país. “A Fico representa, além da redução nos custos do transporte, a oportunidade de novos investimentos, como é caso da exploração de minérios. Hoje o Araguaia é uma fronteira agrícola importante para o país, com mais de 4 milhões hectares para abrir sem causar danos ao meio ambiente, sem falar que o projeto vai fortalecer o trecho da Ferrovia Norte-Sul, e futuramente será instalada em Lucas do Rio Verde, tornando-se uma transcontinental por meio do Oceano Atlântico ao Pacífico”, pontuou o prefeito.
 

Comentários Facebook

Política

Para quem ignora vacina, Governador avisa. “Uma hora pode dar m…”

Publicado

O governador Mauro Mendes (União Brasil) criticou parte da população que não completou o esquema vacinal contra a Covid-19. Para ele, a insistência negacionista pode “dar merda” para as pessoas, levando-as à internação e até mesmo à morte.

Segundo levantamento feito pela Secretária de Estado de Saúde e divulgado na terça-feira (28), dos 101 pacientes que estão internados pela Covid-19, em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de Mato Grosso, 91% não completaram o esquema de vacinação.

“Essas pessoas fizeram a opção de correr risco. Se você corre o risco, uma hora dá merda. E deu merda para essas pessoas, e pode dar a todas aquelas que continuarem insistindo nessa bobagem de não querer tomar vacina”, disse o governador à imprensa.

CÍNTIA BORGES E VITÓRIA GOMES
Mídia News

Continue lendo

Cidades

Com ferro em brasa: Jovem marca nas costas nº 22 do partido de Bolsonaro

Publicado

Um jovem morador de Mirassol D’Oeste (204 km de Tangará da Serra) marcou com ferro em brasa o número 22 nas costas para “homenagear” o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

A atitude do jovem dividiu opiniões nas redes sociais e gerou várias críticas e piadas. Internautas de posicionamento político contra a gestão do atual presidente não economizaram em usar a palavra “gado” e outros sinônimos para reagir na foto do jovem.

Uma delas soltou “o gado já tá marcado”; outro usou “esse não some no meio da boiada”. Na lista de compartilhamentos da imagem há pessoas que moram no mesmo assentamento do jovem, o Roseli Nunes. A maioria delas vão contra a atitude do morador.

Segundo a imprensa local, o adolescente se marcou após um desafio entre amigos. Ele estaria em um leilão, ajudando na marcação dos gados, quando foi desafiado.

Mídia News

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana