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Carros e Motos

Fabricantes buscam incentivar o uso de carregadores rápidos caseiros

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Ainda são poucos os carregadores rápidos disponíveis para o público em geral no Brasil
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Ainda são poucos os carregadores rápidos disponíveis para o público em geral no Brasil

Existem várias razões que impedem que muitos compradores escolham carros elétricos. Depois dos preços altos, o carregamento pode ser considerado o maior impeditivo e pensando nisso, algumas montadoras oferecem soluções ao cliente para incentivar a compra do veículo elétrico.

Existem três níveis de carregadores para os veículos elétricos. Geralmente, quando o carro sai da concessionária, vem incluso um carregador simples , chamado de ‘nível 1’, que no caso dos veículos totalmente elétricos e dos híbridos plug-ins, permite ser que o carro seja ligado na tomada para recarregar as baterias.

Mas esse formato é muito lento no caso da BMW , por exemplo, para conseguir 200 km de autonomia em um i3 é necessário deixar o carro por 12h15 em uma tomada 220 v.

Os carregadores ideais para ambientes residenciais são os de nível 2, conhecido com Wall Box . Esses carregadores geralmente são instalados nas garagens e aumentam a potência da corrente elétrica que sai das tomadas, de cerca de 1.4 kW para até 7.8kW.

Ainda utilizando o exemplo do BMW i3 , em um Wall Box da montadora, o tempo para atingir os mesmos 220 km, cairia para 3h30. No Brasil, as montadoras oferecem esse tipo de carregador, mas podem custar entre R$ 7 mil e R$ 12 mil no caso da BMW.

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O terceiro nível de carregador elétrico são os públicos ultra rápidos, que permitem cargas de, por exemplo, 350 km em 15 minutos. Mas vale lembrar que nem todos os carregadores públicos são ultra rápidos, alguns são do modelo Wall Box.

Carregador doméstico da BMW pode sair entre R$ 7 mil e R$ 12 mil hoje em dia no Brasil
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Carregador doméstico da BMW pode sair entre R$ 7 mil e R$ 12 mil hoje em dia no Brasil

Por conta da lentidão do nível 1 de recarga , e alto custo do nível 2, Mercedes-Benz e Chevrolet utilizam da criatividade para baratear os custos e incentivar os cliente a comprarem os veículos elétricos.

A Mercedes inclui o custo do WallBox no financiamento do veículo, enquanto a Chevrolet isenta o comprador dos custos de instalação, que podem ser bem caros, já que a rede elétrica da residência precisa passar por alterações.

Na América do Norte, a Kia optou por uma maneira criativa, no início das vendas do EV6, no ano passado, havia uma versão especial de lançamento, e os compradores dessa versão poderiam escolher entre três opções “brinde”: Um Apple Watch, 1000 kWh de créditos para recarga, ou uma estação de recarga caseira. A fabricante divulgou que 81% dos compradores pediram o Wall Box.

Fica claro que os compradores de veículos elétricos ainda se preocupam muito com o tempo de recarga do veículo, e que o desenvolvimento de carregadores rápidos mais baratos pode aumentar o interesse do consumidor em carros elétricos.

Fonte: IG CARROS

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F-150 Lightning será a primeira picape elétrica Pace Car da Nascar

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F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana
Divulgação/Ford

F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana

A Ford anunciou nesta quarta-feira que o Pace car da etapa da Nascar em Martinsville será um carro  elétrico. A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da montadora de Detroit a comandar uma prova da categoria.

Fazendo oposição ao motor V8 de 5.8L que equipa os modelos da Nascar e geram entre 550 e 670 cv, dependendo da configuração, a F-150 Lightning possui dois motores elétricos que combinam para 563 cv e 107 kgfm de torque, e o Vice Presidente de veículos elétricos da marca, Darren Palmer, espera que os torcedores da Ford fiquem impressionados com a picape:

“Mal podemos esperar aos nossos fãs do que a F-150 Lightning é capaz. Fazendo 0 a 100 km/h em 5 segundos, acredito que vamos chamar alguma atenção na pista.”

A versão elétrica da F-150 vem sendo um grande sucesso para a montadora, tendo sido realizados quase duzentos mil pedidos de reserva desde que o modelo foi revelado, em maio de 2021. A montadora até revelou que irá aumentar a produção da F-150 Lightning de 40 mil unidades por ano para 150 mil até o meio de 2023.

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“A resposta dos consumidores à picape Lightning foi tão positiva que decidimos trazer o modelo para um evento da Nascar. Sabemos que quem estará presente adora caminhonetes e estamos confiantes que vão gostar ainda mais quando assistirem a F-150 Lightning liderando o pelotão”, disse Jeannee Kirkaldy  Gerente de Marketing de competições da Ford Performance .

A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da Ford a servir como Pace Car em uma prova da Nascar. O primeiro foi o Focus EV, de 141cv que comandou a etapa de Richmond, em abril de 2012, mais recentemente o Mustang Mach-E comandou a prova de Talladega no ano passado.

A etapa de Martinsville da Nascar Cup Serie s acontecerá no sábado (9) às 20h30 e será transmitida para o Brasil no canal Bandsports na TV fechada.

Fonte: IG CARROS

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Conheça os padrões de conectores para carregar um carro elétrico

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento
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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento

Ao dirigir um carro elétrico, o motorista sempre ficará atento à autonomia do veículo e à localização dos eletropostos pelo trajeto já que achá-los pode não ser tarefa tão simples, ainda mais com pouca autonomia no carro. Mas além dessas preocupações, ao chegar aos pontos de carregamento surge mais uma: O conector do posto é compatível com meu carro?

Antes de apresentar os tipos de plugues disponíveis, é necessário entender primeiro o tipo de corrente elétrica que cada estação de recarga fornece. Correntes elétricas são o movimento de elétrons através de um material condutor, que se movem a fim de equilibrar a diferença de potencial elétrico entre as extremidades.

Existem dois tipos de correntes elétricas: Correntes alternadas e correntes contínuas . Basicamente, o que define o tipo de corrente é a movimentação das partículas, na corrente contínua os elétrons se movem apenas em um sentido, enquanto na corrente alternada, o movimento é variável.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos
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Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos

Existem os carregadores AC e DC (Corrente Alternada e Corrente Contínua, em inglês). O tipo mais comum é o AC, de corrente alternada. Esse tipo de corrente é mais fácil de ser transportado pela rede elétrica, por isso é o utilizado nas residências e na maioria dos eletropostos.

Ao conectar um carregador AC no seu carro elétrico o tempo de recarga será longo, pois a corrente alternada é convertida em corrente contínua dentro do próprio carro, que é o tipo utilizado pelas baterias.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos , e ao ser conectado no veículo a energia vai diretamente para as baterias, reduzindo assim o tempo gasto para recarregar o veículo.

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos, cada continente tem um formato. Sobre cada um deles, a reportagem de iG Carros conversou com Tiago Garcia, youtuber e dono do canal “Meu Carro Elétrico”.

1 – J1772 e CCS1

O Padrão J1772 é regulamentado pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e busca simplificar os conectores de carregamento  de elétricos. Esse padrão é utilizado na América do Norte e Japão. A partir deste modelo nasceu o padrão CCS1 de carregamento em corrente contínua (DC), ambos são muito similares, mas o padrão para recarga rápida possui dois conectores extras, específicos para a corrente contínua.

2 – CHAdeMO

Apesar do padrão de recarga em corrente alternada japonês ser o mesmo do norte-americano, o sistema de carga rápida é diferente. O modelo é fabricado desde 2009 e foi pioneiro na eletrificação dos modelos japoneses, é utilizado somente no mercado asiático e alguns veículos como os modelos da Tesla que são importados vem com o adaptador.

3 – Mennekes e CCS2

O padrão europeu é o mais comum de ser encontrado no Brasil , já que muitos veículos elétricos disponíveis aqui são importados do Velho Continente. O padrão tem esse nome devido à empresa que o fabrica. Assim como no modelo norte-americano , a entrada de carregamento rápido é apenas uma adaptação da entrada comum, o que facilita na hora de realizar a recarga rápida.

4 – GB/T

O maior mercado de carros elétricos do mundo tem seu próprio padrão de carregamento. Além da China o padrão GB/T é utilizado também na Índia. É o modelo encontrado nos carros elétricos vendidos pela JAC no Brasil, mas a marca disponibiliza o adaptador que converte o europeu dos eletropostos para o chinês encontrado no veículo. Mas vale atenção: apesar de ter o mesmo nome para as versões de corrente contínua e alternada, os encaixes não são os mesmos.

5 – Tesla

O último padrão disponível é o desenvolvido pela fabricante estadunidense Tesla. O modelo da empresa de Elon Musk não diferencia corrente alternada de corrente contínua, o que fará a diferença da velocidade é o ponto de recarga. Os modelos da Tesla disponíveis no Brasil podem enfrentar dificuldades ao utilizar os postos de carga, por serem importados independentemente, o padrão encontrado no carro será o do país de origem do carro.

No Brasil o padrão mais comum é o mesmo utilizado na Europa, tanto para recargas de corrente alternada quanto de corrente contínua. Um padrão global de carregadores elétricos poderia facilitar a vida das montadoras que importam seus veículos elétricos ao redor do mundo e também dos compradores, que não precisariam ter mais dúvidas.

Fonte: IG CARROS

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